A edição de 2020 da Feira dos Santos de Chaves, considerada “a maior feira de rua do país”, foi cancelada por “bom senso” e para proteger a população devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização.

“Esta foi uma decisão do bom senso e da responsabilidade. Até sob pena de ferir a reputação da feira para anos vindouros e por em risco a saúde pública da população”, explicou o presidente da Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), Vítor Pimentel, durante uma conferência de imprensa promovida na Câmara de Chaves, no distrito de Vila Real, também parceira na organização.

O certame decorre anualmente entre o final do mês de outubro e o início de novembro e atrai milhares de visitantes à região, juntando centenas de tradicionais ‘stands’ ao longo das principais ruas da cidade, com venda de artesanato, roupa, calçado, velharias ou produtos alimentares, entre outros.

Além do “grande impacto económico para a região” que o cancelamento causa, Vítor Pimentel lembrou ainda que, devido à pandemia, o “’handicap’ económico” tem sido grande durante todo o ano para todos os setores do comércio.

Acrescentou que não havia “plano B possível para uma feira de rua que é familiar e que se estende por quatro quilómetros”.

Também presente na conferência, o delegado de saúde da Unidade de Saúde Pública (USP) do Alto Tâmega e Barroso, Gustavo Martins-Coelho, explicou que, após o parecer emitido com “as alterações necessárias” para realização da Feira dos Santos, a organização “entendeu que era inviável”.

“Um plano B podia existir sempre, mas a questão era a viabilidade para a marca que a feira tem e se compensava o risco de ter uma situação de crise relacionada com o evento”, frisou.

O autarca de Chaves, Nuno Vaz, adiantou que aconteceram três momentos de reflexão com a ACISAT para “perceber a evolução da pandemia e os reflexos que teria na feira”, mas que foi determinado “por unanimidade" pelas entidades envolvidas optar pelo cancelamento.

“Lamentamos os efeitos económicos e sociais de um evento de agregação, união e junção de famílias, mas as razões de saúde pública e de proteção das pessoas são mais importantes. A próxima edição será mais forte e mais capaz, e teremos tempo para a preparar”, realçou.

Segundo o boletim epidemiológico da USP do Alto Tâmega e Barroso, existiam no domingo 45 casos ativos de covid-19 no concelho de Chaves e 71 no total, contando os casos ativos nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar (17), Valpaços (6) e Montalegre (3).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.953 pessoas dos 73.604 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.



PARTILHAR:

Campanha de vacinação da gripe vai às aldeias

GNR Vila Real captura homem que devia estar preso por tentativas de homicídio