A Feira do Livro de Chaves vai arrancar na próxima quarta-feira. A abertura do certame coincide propositadamente com o aniversário do pintor flaviense Nadir Afonso, que irá apresentar o seu novo livro, intitulado \"Van Gogh\".

Na próxima quarta-feira vai começar em Chaves mais uma Feira do Livro, um evento que se irá prolongar durante uma semana no espaço ADRAT, junto à PSP. A inauguração da feira vai coincidir com o aniversário do pintor flaviense Nadir Afonso, uma espécie de homenagem que os organizadores do evento, a Câmara Municipal de Chaves, o Grupo Cultural Aquae Flaviae e a Associação de Desenvolvimento do Alto Tâmega, lhe vão prestar.

Será, por isso, nesse mesmo dia que o pintor irá apresentar o seu novo livro, \"Van Gogh\", uma obra, onde o mestre Nadir defende a tese de que aquele conhecido pintor deixou \"inacabadas\" muitas das suas telas.

Além da apresentação da obra de Nadir Afonso e da inauguração da feira propriamente dita, no dia da abertura irá ainda ter lugar uma intervenção do escritor e apresentador de televisão Francisco José Viegas, também natural de Chaves, que recentemente lançou um livro.

Os dias seguintes deste certame também vão ser marcados por apresentações de livros. No dia 6, vai ser apresentado o segundo volume da \"Antologia de contos Populares\" do escritor transmontano Alexandre Parafita e no dia seguinte será a vez de Silvestre Rodrigues dar a conhecer a sua obra poética \"Transmutações no tempo\", da qual inclusivamente, declamará alguns poemas ao som de um piano. Ainda neste dia, poder-se-á assistir à representação por parte do Teatro Experimental Flaviense da peça \"A casa de Bernarda Alba\", de Garcia Lorca.

O professor e escritor José Leon Machado apresentará o seu livro \"Os incompatíveis\" no dia 9 e no último dia da feira irá ter lugar um fórum sobre o tema \"Setenta vezes sete razões para ler e escrever\".

Paralelamente à venda e à apresentação de livros, a feira vai contar também com uma série de exposições permanentes. Uma delas irá retratar a vida e obra de Nadir Afonso, outra fará uma retrospectiva da imprensa do Alto Tâmega e haverá ainda outras relacionadas com fotografias de figuras da terra, pintura e fotografia artística.

A realização da Feira do Livro no mês de Dezembro, ao contrário do ano passado que decorreu em Outubro, é, segundo Isabel Viçoso, do Grupo Cultural Aquae Flaviae, uma experiência para tentar que as pessoas ofereçam livros no Natal. Um apelo que, aliás, consta dos panfletos de divulgação da feira e que diz assim: \"Livros no Natal: a prenda ideal!\". Fica a sugestão...



PARTILHAR:

Mudanças nos Hospitais

Acto de vingança