A Eurocidade Chaves-Verín foi eleita como centro regional para o Comité das Regiões Europeu, que avalia a implementação das políticas da União Europeia (UE), recolhe dados e promove melhorias na legislação, anunciou hoje aquela instituição.

Em comunicado, o organismo que junta a cidade de Chaves, no distrito de Vila Real, e Verín, na Galiza, Espanha, explica que se torna “a primeira eurocidade a fazer parte desta rede de centros, com objetivo de recolha de dados para promover melhorias na legislação da União Europeia”.

“A partir desta rede, foram avaliadas questões de interesse comum, como a saúde transfronteiriça, as ajudas regionais ou o futuro da Política Agrícola Comum”, explica.

O anúncio da entrada da Eurocidade Chaves-Verín nesta rede foi comunicado através de carta pelo presidente do Comité das Regiões Europeu, Apostolos Tzitzikostas.

A Eurocidade, que pertence aos Agrupamentos Europeus de Cooperação Transfronteiriça (AECT), destaca que a integração nesta Rede de Centros Regionais (RegHub) coordenada pelo Comité Europeu das Regiões e que avalia as políticas da UE “é um passo importante”.

“O importante trabalho desta rede foi motivo para que a Comissão Europeia a incluísse na avaliação normativa ‘Fit for Future’, o que permitirá que os dados recolhidos por esta Eurocidade sejam tidos em conta na elaboração dos novos regulamentos europeus”, salienta ainda.

A Eurocidade Chaves-Verín irá, a partir de janeiro, reunir-se virtualmente com “os novos membros desta RegiHub e iniciará os trabalhos em estreita colaboração com o Comité Europeu das Regiões”.

Juntamente com a Eurocidade Chaves-Verín, esta lista é composta pela Comunidade de Madrid, Comunidade Valenciana e a região do Alentejo, entre outros grandes territórios europeus, acrescenta a nota.

Atualmente, e desde 2008, as localidades de Chaves e Verín, separadas por 28 quilómetros, formam uma Eurocidade, um projeto de cooperação transfronteiriço que envolve a partilha de um cartão de cidadão que dá acesso a piscinas, bibliotecas, eventos, formações ou concursos, bem uma agenda cultural e mais recentemente transportes.

DYMC // ACG Lusa



PARTILHAR:

GNR identificou dois homens de 18 anos por furto em estabelecimento

Seis casos em lar da aldeia de São Martinho em Miranda do Douro