O último fim-de-semana do ano será de festa por terras de Miranda do Douro com um novo festival preenchido de tradições locais, nomeadamente a matança do porco e a dança dos pauliteiros.

Os promotores do GEADA - primeiro festival de cultura e tradição das Terras de Miranda, que decorre entre 26 e 28 de Dezembro, são os pauliteiros da cidade de Miranda do Douro e a Associação Recreativa da Juventude Mirandesa.

Ao longo de três dias, quem visitar Miranda do Douro vai ter oportunidade de viver as tradições de Inverno típicas do Planalto Mirandês.

\"Qualquer um poderá intervir pessoalmente numa matança tradicional, fazer e provar enchidos, dançar à volta da tradicional fogueira do galo ao som das gaitas-de-foles, com os pauliteiros, e tocar instrumentos tradicionais\", salientou hoje à Lusa fonte da organização.

Os promotores querem também dar a conhecer a língua mirandesa, a segunda oficial de Portugal, e proporcionar passeios por algumas das mais belas aldeias do planalto.

A iniciativa é também aproveitada para homenagear, no ano em que se comemoram 150 anos do seu nascimento, a vida e obra de José Leite de Vasconcelos, o historiador que dedicou parte do seu trabalho à língua e cultura mirandesas.

\"Pretende-se que todos os visitantes e participantes levem algo mais que uma recordação, mas antes uma experiência, que sintam a motivação de fazerem parte integrante de uma cultura tão próxima, mas ao mesmo tempo tão distante, tentando percebê-la por dentro e não só a estudando\", sustenta a fonte.

O festival GEADA envolve também espectáculos musicais com grupos da terra e espanhóis como os \"Galandum Galundaina\", \"Pauliteiros de Miranda do Douro\", \"L Bombo\", \"La Xaranga de Zeek i Trasgo\", \"Gaiteiricos\" e \"Quinteto Reis\", \"Tuttis Catraputtis\", os \"Roncos do Diabo\" e os asturianos \"LAndecha Turcipié\".



PARTILHAR:

O título é «Comércio tradicional»

Sistema de biogás