O encontro “Aves de Barroso” é uma atividade da iniciativa do PAPAVENTOS – CLUBE DE DESPORTOS DE MONTANHA de Montalegre, tendo como parceiros o MUNICÍPIO DE MONTALEGRE, o ECOMUSEU DE BARROSO, a SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES a JUNTA DE FREGUESIA DE TOURÉM, a JUNTA DE FREGUESIA DE PITÕES DAS JÚNIAS e a AXA de Montalegre.

Fim de semana de primavera em que se juntam observadores de aves e apaixonados pela natureza, com o objetivo de visitar alguns locais da Região de Barroso para tentar observar e fotografar algumas das espécies emblemáticas tais como a Escrevedeira-amarela, a Sombria, o Picanço-de-dorso-ruivo, a Alvéola-amarela, o Chasco-cinzento, o Dom-fafe, a Petinha-das-árvores, o Tartaranhão-azulado, o cartaxo-nortenho, entre outras.

Pretende-se fomentar um ambiente de convívio e partilha de experiências, com saídas de campo em grupo (conduzido por uma pessoa conhecedora da região), piqueniques, jantares, etc.

Para além da procura de espécies ”alvo”, haverá ainda lugar a palestras, formação na introdução à observação de aves, atividades para sensibilização aos alunos da escola de Montalegre, workshop de fotografia de aves, etc.

Trata-se de uma atividade sem fins lucrativos, em que são disponibilizadas aos participantes informações e orientações sobre a região, devendo estes no entanto participar de forma autónoma, não podendo a organização assumir responsabilidade por situações imprevistas.

Salvaguarda-se que, em caso de situações de meteorologia adversa ou outro tipo de imprevisto que o impliquem, a organização poderá ajustar o programa, por forma a tentar corresponder da melhor feição possível aos objetivos dos participantes.

O secretariado do encontro é na Sede do ECOMUSEU DE BARROSO, em Montalegre.
A inscrição é livre e gratuita, efetuada através do formulário disponível na página do encontro. Existem algumas atividades com limite de participantes, pelo que é necessário assinalar opção nestes casos (serão aceites pela ordem de inscrição).
Para mais informações pode consultar: http://www.avesdebarroso.com/



PARTILHAR:

Livro sobre “fotógrafo que imortalizou emigração portuguesa”

Câmara investe 800 mil euros na remodelação do Estádio Municipal