O historiador português Daniel Bastos vai apresentar, hoje, no Consulado-Geral de Portugal em Paris, um livro sobre Gérald Bloncourt, o “fotógrafo que imortalizou a história da emigração portuguesa”.

“O livro foi concebido a partir do espólio do fotógrafo que imortalizou a história da emigração portuguesa para França nos anos 60”, disse à Lusa Daniel Bastos, que escolheu como título da obra “Gérald Bloncourt – O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores” porque “ele sempre identificou os portugueses como os descendentes dos grandes descobridores”.

“Este livro é uma homenagem aos protagonistas anónimos da história portuguesa das décadas de 50, 60 e 70, todos eles representados no homem que durante mais de 30 anos escreveu com luz essa grande epopeia dos emigrantes portugueses”, descreveu o autor, acrescentando ter sido movido por “um dever de memória para retirar do esquecimento heróis anónimos”.

O livro tem cerca de 150 fotografias de Gérald Bloncourt e divide-se em quatro capítulos que acompanham a carreira do repórter fotográfico e a sua ligação à história da emigração portuguesa.

Para Gérald Bloncourt, “o livro assinala meio século de memória fotográfica” na sua carreira, marcada pelos bairros de lata e pelos estaleiros onde viviam e trabalhavam os portugueses e outros imigrantes à procura de uma vida melhor em França.

“O livro acalenta-me o coração. Foi por acaso que me encontrei nos principais pontos da imigração portuguesa, nos bairros de lata, nos estaleiros, que passei os Pirinéus a salto com os portugueses, que fotografei Portugal sob a ditadura de Salazar e a Revolução dos Cravos”, comentou à Lusa o fotógrafo haitiano que reside em Paris.

Gérald Bloncourt tem um arquivo de mais de 200 mil imagens, tendo uma delas sido reconhecida por Maria da Conceição Tina Melhorado, 47 anos depois de ter sido fotografada no bidonville de Saint-Denis, nos arredores de Paris.

Além da apresentação no Consulado-Geral de Paris hoje às 18H30 (17H30 em Lisboa), o livro vai ser apresentado no sábado no café cultural Lusofolie’s, onde haverá um debate sobre a emigração promovido pela Associação Memória das Migrações com uma exposição fotográfica evocativa da ligação de Gérald Bloncourt a Portugal.
Lusa



PARTILHAR:

Francesinha invade Mirandela

Encontro de observadores de aves e amantes da natureza.