Fonte do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro garante existir um registo de contacto com o hospital de Braga com vista ao internamento do jovem de Chaves que sofreu um neuro-trauma num acidente de viação, no sábado.

O contacto consta do processo enviado para investigação pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e pela Inspecção Geral das Actividades em Saúde.

Na terça-feira, o hospital de Braga garantia não ter qualquer registo de contacto para receber o doente.

"O Hospital de Braga não tem registo de qualquer contacto efectuado para receber o referido doente", avançou a instituição em comunicado enviado à agência Lusa.

O acidente ocorreu em Chaves, mas por falta de especialidade, foram contactados vários hospitais do Norte, todos sem vaga. O jovem acidentado, de 20 anos, acabou por ser internado em Lisboa, no Hospital de Santa Maria.

Saiu de Chaves cerca das 6h00, depois de três horas de espera, e fez cerca de 400 quilómetros até Torres Novas de ambulância onde, depois do pedido médico e dado o agravamento do seu estado de saúde, seguiu até Lisboa de helicóptero, onde permanece internado em coma induzido.

O Hospital São João, no Porto, escusou-se a prestar esclarecimentos, o Hospital Santo António remeteu para a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/Norte) e o Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC) ainda não se pronunciou sobre a alegada falta de vagas para receber o doente.

O presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, vai pedir explicações ao Ministério da Saúde sobre a indisponibilidade dos hospitais do Norte em receber o jovem.



PARTILHAR:

Governo quer fechar 20 tribunais

Durante quatro dias