Os eleitores da freguesia de Mascarenhas, no concelho de Mirandela, vão ter novamente eleições a 06 de novembro depois de todos os eleitos da lista mais votada terem renunciado ao mandato por falta de maioria.

A data do novo ato eleitoral nesta freguesia do distrito de Bragança foi publicada hoje em Diário da República e resulta do impasse que se gerou depois das autárquicas de 2021, em que o PS ganhou as eleições, sem maioria absoluta.

A lista encabeçada pelo presidente da junta de freguesia eleito, Manuel Gomes, conseguiu três mandatos contra quatro da oposição, repartidos pelo CDS-PP e pelo PSD, e viu rejeitadas as propostas para formar o executivo na reunião de instalação da freguesia, a seguir às eleições.

Segundo dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE), nas autárquicas de setembro de 2021 estavam inscritos na freguesia de Mascarenhas 584 eleitores, que vão ser chamados, outra vez, às urnas a 06 de novembro, de acordo com o anúncio publicado no Diário da República.

O despacho do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, determina a marcação das eleições intercalares, “considerando que o presidente da junta renunciou ao respetivo mandato, em conjunto com todos os eleitos locais da lista mais votada”.

O despacho sustenta que “a renúncia de todos os cidadãos daquela lista inviabiliza, em definitivo, a possibilidade de se proceder à substituição do presidente da junta”.

Perante este cenário, o Governo, através da tutela das autarquias locais, decidiu marcar as eleições intercalares.



PARTILHAR:

Festival Algures a Nordeste regressa a Vila Real e celebra a dança contemporânea

Nélson Monte: "Recomeço do campeonato é prova da resiliência do povo"