A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) está a restaurar várias peças do património móvel da Concatedral de Miranda do Douro, sendo a mais recente uma pintura a óleo sobre tela datada do século XVIII, foi hoje anunciado.

De acordo com a DRCN, o exemplo mais recente é o restauro, efetuado pelo Atelier de José Mendes, da pintura a óleo sobre tela “Arrependimento de São Pedro”, atualmente em exposição no recém-inaugurado Núcleo Expositivo da Concatedral de Miranda do Douro, no distrito de Bragança.

"Estamos a proceder ao restauro do espólio da Concatedral que se encontrava encostado. Trata-se de um trabalho que esta a ser feito em parceria com a Fábrica da Igreja e que conta com a participação de mecenas. Esta ação vai levar alguns anos", disse a diretora da Concatedral de Miranda do Douro, Celina Pinto.

De acordo com a responsável, o objetivo é valorizar o vasto e valioso património deste templo e colocá-lo ao serviço do público.

Datada da segunda metade do Século XVIII, a pintura em restauro representa o apóstolo São Pedro no momento do seu arrependimento após ter negado Jesus Cristo.

"Sobre um fundo que evoca um ‘grotto' [cave] encontra-se, a meio corpo, a figura do santo, com um semblante constrangido e de profundo pesar, com a cabeça inclinada para a sua direita e lançando uma mirada aos céus. Tem o rosto macilento, barbas brancas desgrenhadas, com acentuada calvície e tem as mãos postas em jeito de lamentação e pedido de perdão. Junto a si divisa-se um par de chaves, atributos particulares deste santo, simbolizando as chaves das portas do Céu", descreve a DRCN.

Também em processo de restauro encontram-se agora o óleo sobre madeira, tríptico portátil "Visitação", e um pergaminho que se encontra no interior do referido tríptico, bem como o óleo sobre madeira e respetiva moldura “Assunção da Virgem”.

"Futuramente, no âmbito da mesma parceria, está previsto o restauro de mais 22 obras do espólio da Concatedral de Miranda do Douro", indica o organismo presidido por António Ponte.

No Núcleo Expositivo da Concatedral de Miranda do Douro - aberto ao público em dezembro - encontra-se, também, o conjunto pictórico "Calendário da Sé", igualmente restaurado ao abrigo da parceria estabelecida com a Fábrica da Igreja Paroquial de Miranda do Douro.

Os “Retratos dos Meses” da Concatedral de Miranda do Douro, conjunto de doze quadrinhos vulgarmente chamado "Calendário da Sé", constituem exemplo raríssimo de uma iconografia praticamente ausente no património artístico nacional.

Este conjunto pictórico foi pintado em Antuérpia, cerca de 1580, na oficina do mestre pintor Pieter Balten (1527-1584), artista muito considerado, amigo e parceiro do célebre Pieter Brueghel, o Velho (1525-1569).

A Igreja de Miranda do Douro, antiga Sé de Miranda do Douro ou Concatedral de Miranda do Douro, é um templo católico localizado na cidade de Miranda do Douro, e a sua construção teve início em 1552, tendo sido concluída na última década do século XVI.

FYP // JAP Lusa, Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Vila Real acolhe vacinação para 12.890 idosos e doentes do Douro Norte

Desporto Digital, é a nova rúbrica mensal do Diário de Trás-os-Montes!