O incêndio que lavra desde as 10:00 de hoje na serra do Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, foi dominado pelas 17:50, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros.

“Está o incêndio dominado a esta hora”, afirmou Hugo Silva, que garantiu que os meios se vão manter no terreno em trabalhos de rescaldo e atentos aos pontos quentes e a reativações.

Este foi, explicou, “um combate difícil devido ao vento forte e à orografia e ao fumo”.

“Os meios terrestres foram importantes, mas os meios aéreos também deram um apoio importante e conseguiu-se fechar o perímetro na sua totalidade”, salientou Hugo Silva.

Pela frente há, segundo o comandante, “trabalhos prolongados de rescaldo” e “vigilância ativa”.

O comandante explicou que a “chama ativa que é visível já não sai do perímetro previsto” e, por isso, o incêndio entrou em fase de resolução.

O alerta para o fogo foi dado pelas 10:00, junto à aldeia de Pinduradouro, na freguesia do Alvão, numa zona de mato rasteiro e de combustível fino, o que ajudou a rápida propagação das chamas.

A presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias, disse que a área ardida, numa primeira avaliação, ronda os 500 hectares, adiantando ainda que informações relatadas por populares apontam para duas ignições em simultâneo que deram origem ao incêndio.

Foi próximo desta aldeia que o incêndio começou pelas 10:00, tendo os bombeiros evitado que se aproximasse da localidade, mas, mais tarde, uma mudança de vento voltou a empurrar as chamas para perto de Pinduradouro.

Populares, sapadores florestais, bombeiros e meios aéreos conseguiram extinguir o fogo perto da aldeia, tendo apenas sido atingida uma casa devoluta.

Durante a tarde, dois bombeiros foram assistidos por indisposição sentido durante o combate.

O incêndio na serra do Alvão, Vila Pouca de Aguiar, aproximou-se da aldeia de Pinduradouro, onde a população se juntou aos bombeiros no combate às chamas,Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 18:00 estavam mobilizados para este incêndio 224 operacionais, 67 viaturas e sete meios aéreos.

A serra do Alvão integra os concelhos de, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Vila Real e Mondim de Basto, tendo sido atingida nestes dois últimos concelhos por um outro incêndio que deflagrou sábado e entrou em resolução na manhã de quarta-feira.

Foto: Bruno Taveira



PARTILHAR:

Fernando Afonso é candidato do Chega à Câmara de Bragança

Marta Jesus é a candidata pelo Chega à Câmara de Ribeira de Pena