A velha ponte do Sabor, em Torre de Moncorvo, na EN 102, vai ter agora as obras de recuperação que há muito reclamava. Para funcionar, com segurança, durante mais cinco anos. Depois deverá ser submersa pela albufeira resultante do contra-embalse do feiticeiro, que será construído a jusante da futura barragem do Baixo Sabor.

A Estradas de Portugal (EP) vai investir 634 mil euros numa intervenção que privilegia os pilares, o tabuleiro e a pavimentação. A conclusão deverá ocorrer durante o Verão do próximo ano.

O autarca de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, entende que a obra \"já deveria estar feita há muito\", até porque a estrutura estava inscrita na lista nacional das \"pontes perigosas\". Nos últimos anos, foi mesmo proibida a passagem de veículos com mais de 30 toneladas e o tráfego processava-se num sentido de cada vez.

O investimento agora executado ficará submerso juntamente com a velha ponte, mas é \"inevitável\", na óptica do presidente da Câmara, pois será de grande préstimo para a passagem de veículos pesados, durante os cinco anos que vai demorar a construção do aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor.

A velha travessia da EN102 vai ser substituída por uma nova, que vai dar continuidade ao futuro IP2 pelo vale da Vilariça. Um projecto que está atrasado e que leva Aires Ferreira a acusar a EP por \"andar a inventar traçados novos\" entre Junqueira (Moncorvo) e Vila Nova de Foz CÎa. O edil não percebe porque não se aproveita a EN 102 e o troço já feito do IP2.

O problema parece prender-se com o facto do actual percurso se encontrar em leito de cheia milenar, ou seja, \"em cada mil anos poderá estar debaixo de água durante meia-dúzia de dias\". Aires Ferreira não partilha deste argumento.

Por outro lado, acredita que a capacidade que a barragem terá para diminuir o caudal do rio Douro em situação de cheias, evitará que o futuro IP2 possa ser invadido pela água. Assim, reivindica a rápida construção de um itinerário \"mais importante para Bragança\" do que a auto-estrada transmontana que substituirá o IP4.



PARTILHAR:

Vão ser rastreadas 930 pessoas

Um projecto inovador