Uma mega-operação desencadeada ontem pela BT da GNR no Porto, Braga, Viana, Vila Real e Bragança levou à detenção de 25 indivíduos por excesso de álcool e dois por posse de droga. A fiscalização permitiu ainda o levantamento de 138 autos de contra-ordenação.
Eduarda Vasconcelos

Os destacamentos da Brigada de Trânsito (BT) da GNR do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança realizaram durante a madrugada de ontem, entre as 2 e as 6 horas uma mega-operação coordenada de fiscalização. A iniciativa possibilitou detectar na totalidade 81 indivíduos com excesso de álcool, entre os quais 25 acabaram por ser detidos por apresentaram a taxa acima de 1,2 que constitui já crime. A GNR prendeu ainda um outro automobilista por falta de carta de condução, dois por posse de droga e outros dois por estarem a conduzir apesar da carta de condução ter sido apreendida numa outra situação. As operações realizadas nos cinco concelhos acima mencionados levaram ainda ao levantamento de 138 autos de contra-ordenação.

Fonte da BT do Porto da GNR adiantou a O PRIMEIRO DE JANEIRO que a mega-operação envolveu 127 elementos da BT acompanhados ainda por cinco homens e cinco cães especializados na detecção de estupefacientes.

Droga no Porto
No Porto a operação decorreu na A28 do IC1 nos sentidos Viana do Castelo-Porto e Porto-Viana do Castelo. A GNR cortou mesmo a estrada ao trânsito junto à Estação de Serviço de Mindelo/Vila do Conde, obrigando os automobilistas a entrarem para a área das gasolineiras. Nas inspecções levadas a cabo foram detectados 22 condutores com excesso de álcool e destes acabaram por ser detidos três. A fonte da GNR precisou ainda a OPJ que os únicos dois casos de droga verificados ocorreram na operação do Porto levando a detecção dos indivíduos que transportavam no conjunto dos dois 20 gramas de haxixe. O destacamento da BT do Porto fez ainda uma apreensão de carta e 34 autos de contra-ordenação. Na operação na A28 participaram 29 elementos da BT da GNR, um cão e um homem para a detecção de droga, um elemento do NIC e um outro da Brigada Fiscal.

Saliente-se ainda que em Braga a operação teve lugar na área de serviço da A3 sentido Braga-Porto e em Viana do Castelo decorreu nos arredores da cidade e ainda na saída da A3 em Valença. Em Vila Real, o destacamento da GNR inspeccionou os automobilistas nos arredores do concelho e ainda na Régua e em Chaves e em Bragança os condutores foram parados em Mirandela e em Moncorvo.
-------------------------------------------------

Actividade geral

A Brigada de Trânsito fiscalizou no país 1979 condutores, tendo registado 646 autos de contra ordenação. Foram elaborados 42 autos de contra ordenação a condutores e/ou passageiros que não faziam uso, ou por uso incorrecto, de cinto de segurança.

No âmbito do controlo de velocidade, foram detectados 390 excessos e foram levantados 15 autos de contra-ordenação por circulação de veículos sem
seguro.
Realizou-se, também, o controlo do álcool e dos 807 condutores testados, 59 apresentaram excesso, destes, 8 foram detidos por atingirem uma TAS igual ou superior a 1,20g/l. Foram ainda detidos 22 condutores por condução sem habilitação legal.



PARTILHAR:

Segunda condenação

Fenómeno estranho