O Desportivo de Chaves ascendeu hoje ao 10.º lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-0 no reduto do Estoril Praia, que somou a sexta derrota consecutiva, em encontro da 25.ª jornada.

O canadiano Steve Vitória, aos 31 minutos, e João Teixeira, aos 71, ambos na transformação de grandes penalidades, selaram o segundo triunfo seguido dos transmontanos, face a uns anfitriões reduzidos a 10 aos 69, por expulsão de Joãozinho.

Na classificação, os flavienses passaram a somar 32 pontos, enquanto o Estoril Praia manteve-se com 22, no 15.º posto, seis acima de Marítimo, que só joga no domingo, e Paços de Ferreira e sete em relação o lanterna-vermelha Santa Clara.



I Liga/ Estoril Praia - Desportivo de Chaves (ficha)

 O Desportivo de Chaves venceu hoje o Estoril Praia por 2-0, em encontro da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estoril.

Jogo no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Estoril Praia – Desportivo de Chaves, 0-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Steven Vitória, 31 minutos (grande penalidade).

0-2, João Teixeira, 71 (grande penalidade).

Equipas:

- Estoril Praia: Dani Figueira, Tiago Santos, Edson Mexer, Pedro Álvaro, Joãozinho, João Gamboa (Mor Ndiaye, 62), João Carvalho, Rafik Guitane (Tiago Araújo, 72), Carlos Eduardo (James Léa-Siliki, 62), Tiago Gouveia (João Carlos, 82) e Cassiano Dias (Alejandro Marqués, 72).

(Suplentes: Pedro Silva, Bernardo Vital, Rodrigo Martins, Alejandro Marqués, Shaquil Delos, Mor Ndiaye, João Carlos, Tiago Araújo e James Léa-Siliki).

Treinador: Ricardo Soares.

-Vizela: Paulo Vítor, Nélson Monte, Steven Vitória, Carlos Ponck, Bruno Langa, Guima (Sidy Sarr, 78), João Mendes (Guilherme Silva, 90+1), João Teixeira, Benny (Luther Singh, 78), Euller Silva (Abass Issah, 67) e Juninho Vieira (Jô Batista, 67).

(Suplentes: Gonçalo Pinto, Habib Sylla, Luther Singh, Sandro Cruz, Sidy Sarr, Abass Issah, João Queirós, Guilherme Silva e Jô Batista).

Treinador: Vítor Campelos.

Árbitro: Rui Costa (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Joãozinho (60), Guima (66), Sidy Sarr (82), James Léa-Siliki (85) e João Carvalho (85). Cartão vermelho direto para Joãozinho (69).

Assistência: 2.178 espetadores.



Chaves acentua diferença para o Estoril Praia com dois penáltis

Com dois penáltis, um em cada parte, o Desportivo de Chaves derrotou hoje o Estoril Praia (2-0) e acentuou a diferença pontual entre os dois conjuntos na luta pela manutenção na I Liga de futebol.

O conjunto flaviense não desperdiçou as duas grandes penalidades de que dispôs, aos 31 minutos, por Steven Vitória, e aos 71, por João Teixeira, para confirmar mais um desaire caseiro para o Estoril Praia, que ainda não pontuou sob o comando do novo treinador, Ricardo Soares, e passou a ter mais distante o adversário de hoje, que soma mais 10 pontos que os ‘canarinhos’.

Com o triunfo alcançado na Amoreira, o Desportivo de Chaves passa a contabilizar 32 pontos, o que lhe permite alcançar, à condição, o 10.º lugar em igualdade pontual com o Vizela.

Por seu turno, o Estoril Praia somou a sexta derrota consecutiva e mantém os 22 pontos e o 15.º lugar, mas poderá ver o Marítimo aproximar-se e colocar-se a distância de três pontos, bastando para tal que leve de vencido o Casa Pia.

Face a um conjunto da Linha de Cascais que entrou em campo intranquilo, o Desportivo de Chaves quase marcou nos primeiros cinco minutos, em dois remates sem êxito.

O Estoril Praia conseguiu subir linhas e ter alguma posse de bola, mas não visar a baliza visitante. Em sentido contrário, o Desportivo de Chaves quase inaugurou o marcador aos 14 minutos, por Juninho, que se isolou, mas não conseguiu desfeitear Dani Figueira, que respondeu com grande defesa.

A equipa transmontana ameaçou o golo e acabou por concretizá-lo pouco após a meia hora através de uma grande penalidade cometida por Pedro Álvaro sobre Benny e posteriormente convertida por Steven Vitória, aos 31 minutos.

Até ao intervalo, o Estoril Praia não conseguiu aproximar-se da área contrária e, na segunda parte, ficou-se pelas intenções, num jogo de vontade, mas pouca clarividência e eficácia.

Tal como no primeiro tempo, o Desportivo de Chaves teve ao seu dispor uma grande penalidade, que puniu derrube de Joãozinho, que acabou expulso por protestos, sobre o recém-entrado Jô Batista.

Vítor Campelos mudou o marcador, mas a eficiência foi igual e João Teixeira converteu o castigo máximo, aos 71 minutos, criando uma distância de dois golos, que se tornaria inacessível para o Estoril Praia, limitado numericamente pela expulsão do seu capitão.

O emblema da Amoreira ainda tentou, em vão, chegar ao golo até final.



Estoril Praia – Desportivo de Chaves (declarações)

Declarações no final do encontro Estoril Praia–Desportivo de Chaves (0-2), da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol:

- Ricardo Soares (treinador do Estoril Praia):

“Logo na primeira ou na segunda jogada, perdemos uma bola que, em condições normais, não se perde, e fez com que a equipa ficasse demasiado intranquila.

A expulsão tornou tudo difícil, mas mesmo depois da expulsão, com 10 jogadores, nós conseguimos estar em jogo e tivemos duas oportunidades para fazer golo e o Desportivo de Chaves teve uma, portanto atendendo ao momento, se tivesse de eleger algo positivo, é que a equipa não perdeu o norte.

A nossa má entrada em jogo poderá justificar o mau jogo que fizemos aqui hoje. Tivemos uma excelente semana de trabalho, os jogadores tiveram um empenho e dedicação enormes, tivemos qualidade no trabalho, mas não se traduziu no jogo.

Senti no jogo contra o FC Porto que essa semana foi num crescendo bom, diria até que foi acima do que eu perspetivava, e esta semana senti a equipa novamente a crescer porque os jogadores têm trabalhado muito e têm estado focados”.

- Vítor Campelos (treinador do Desportivo de Chaves):

“Este era um jogo em que tínhamos mais uma oportunidade para fazermos três pontos e aproximarmo-nos do objetivo.

Nós tentamos olhar sempre para cima e, por isso, estávamos mais preocupados em fazer os 32 pontos e chegar perto dos adversários que estão perto dos lugares cimeiros. Acima de tudo, é nosso apanágio tentar sempre jogar bem.

É pelo todo [que a equipa aspira chegar aos 35 pontos], a nossa defesa é forte na medida em que o ataque também ajuda e é agressivo na primeira fase de construção do adversário e fizemos isso hoje. Acho que fomos uma equipa pressionante desde a primeira fase de construção do Estoril e recuperámos algumas bolas, que poderíamos ter concretizado e não o fizemos.

O Guilherme Silva é um jovem que tem potencial, trabalha sempre para merecer uma oportunidade e hoje demos-lhe um prémio de estrear-se na I Liga. Acho que ele estava muito feliz e nós também ficamos muito felizes quando podemos proporcionar felicidade aos outros”.

Desportivo de Chaves vence no Estoril e sobe ao 10.º lugar da I Liga


PARTILHAR:

Rui Rocha em Bragança na iniciativa Rota Liberal dedicada à ferrovia

Líder do PSD acusa PS de conviver mal com espírito crítico de Cavaco Silva