O Desportivo de Chaves venceu hoje o Moreirense por 2-0, no primeiro jogo do ‘play-off’, e está em boa posição para conseguir a última vaga na I Liga portuguesa de futebol da próxima época.

A jogar em casa, o Desportivo de Chaves, terceiro posicionado da II Liga, adiantou-se no marcador aos 15 minutos, com um golo de João Teixeira, e fez o segundo aos 68, por João Correia, com o Moreirense, 16.º da I Liga, a não conseguir responder.

No segundo jogo do ‘play-off’, marcado para o dia 29 de maio, em Moreira de Cónegos, vai decidir-se qual das equipas marca presença na I Liga na época 2022/23, com o Desportivo de Chaves em vantagem.

 

Chaves mais intenso e eficaz bate Moreirense e fica perto da I Liga

O Desportivo de Chaves anulou hoje o Moreirense e, com uma vitória por 2-0 assente na intensidade aplicada e eficácia, conquistou uma importante vantagem no ‘play-off’, ficando mais perto de regressar à I Liga.

O terceiro classificado do segundo escalão bateu em casa o conjunto que terminou no antepenúltimo lugar da I Liga e parte em vantagem para a segunda mão do ‘play-off’ de acesso ao principal escalão, que se joga em 29 de maio, em Moreira de Cónegos.

Na primeira parte, um golaço de João Teixeira aos 15 minutos, num livre direto, abriu o marcador. Já na segunda parte, aos 68, João Correia fez o 2-0 numa transição rápida.

O técnico dos ‘cónegos’, Ricardo Sá Pinto, ausente devido a castigo, repetiu em Chaves o onze que permitiu à sua equipa respirar de alívio na última jornada da I Liga, quando assegurou o antepenúltimo lugar e o acesso ao ‘play-off’, evitando a descida direta.

A equipa do escalão acima entrou melhor, mas não aproveitou o nervosismo da defesa flaviense, com uma importante alteração devido ao castigo do capitão Luís Rocha, substituído por João Queirós.

Com Franco e Jefferson a anularem o meio campo transmontano, no último terço o Moreirense foi ineficaz e a única situação de algum perigo surgiu já aos 27 minutos, com Sori Mané a rematar com perigo, mas para fora, num remate de meia distância.

Antes, já tinha surgido o momento do jogo. Inspirado pela camisola alternativa para a nova temporada da sua equipa, que integra desenhos do artista flaviense Nadir Afonso, o médio João Teixeira, regressado de lesão, fez uma ‘obra de arte’, na transformação de um livre direto, aos 15 minutos.

Para anular a superioridade dos visitantes, a formação às ordens de Vítor Campelos aplicou intensidade sobre o meio campo e defesa contrária, apoiados pelos mais de quatro mil adeptos no estádio. O jogo, no entanto, tornou-se confuso e mal jogado.

Antes do intervalo, seria mesmo a equipa da casa a estar perto de aumentar a vantagem, novamente de bola parada, com Platiny a cabecear por cima após um canto.

A formação de Moreira de Cónegos voltou a entrar forte, a empurrar o Chaves para a sua defensiva, mas apenas por Sori Mané podia ter empatado, aos 48 minutos, no seguimento de um canto.

O Desportivo de Chaves voltou a apostar na fórmula do primeiro tempo e novamente com intensidade no encontro obrigou o adversário a errar e a ter pouca bola.

Os espaços acabariam por ser aproveitados pelos transmontanos da melhor forma, quando, aos 68 minutos, João Correia galgou pela ala direita e já na área disparou forte para o 2-0.

O golo contra a corrente fez a equipa técnica do Moreirense procurar mexer no encontro, com Ibrahima, Galego e André Luís a darem outra frescura ao ataque, bem como mais unidades.

Mas mais uma vez faltou eficácia, além de discernimento, à formação da primeira divisão. O cabeceamento de Galego, com perigo, aos 79 minutos, foi anulado com uma boa defesa de Paulo Vítor.

Os transmontanos partem com uma boa vantagem para a segunda mão do ‘play-off’, para tentar regressar ao principal escalão após três épocas de ausência, com o Moreirense a ter como vantagem o fator casa para evitar a descida.

 

Declarações dos treinadores após o Desportivo de Chaves - Moreirense (2-0)

- Vítor Campelos (Treinador do Desportivo de Chaves):

“Consegui festejar dois ou três minutos no fim do jogo, mas já estou focado para saber o que temos de melhorar para ultrapassar o próximo jogo.

Temos que encarar o jogo como se estivesse 0-0 e encarar dessa forma o Moreirense que é muito valoroso e provou isso hoje. Demos uma boa resposta, mas temos ainda 90 minutos para jogar e discutir o nosso objetivo.

[Como recuperou o grupo da não subida direta] Quem está atento ao Chaves e viu a nossa caminhada, verificou que em determinada altura da época tivemos alguns jogos menos conseguidos por motivos de lesão e covid-19. Foi uma época extremamente difícil, com grupos de treino diferentes. Quando conseguimos trabalhar juntos, mais tarde, ficamos um grupo forte, todos unidos. Os jogadores sentiram isso e foi feito um trabalho de acreditar. Conquistámos 18 vitórias no campeonato e só uma equipa com qualidade pode fazer isso.

Hoje, tínhamos de realizar um jogo de superação, com enorme atitude competitiva e os jogadores deram uma boa resposta, acreditam neles mesmos e uns nos outros.

[Estratégia para a segunda mão] Devemos ser inteligentes e jogarmos da mesma forma. Sabemos e vimos que o Moreirense joga direto, procura bolas paradas e temos de ser uma equipa que pressione para não permitirmos isso. É um adversário de enorme valor.

Teremos de ser um Chaves no nosso melhor para fazermos um jogo muito sério, muito responsável. O que nos caracteriza é que procuramos ser a extensão do povo flaviense, de todos os transmontanos dentro de campo. É um povo de trabalho e que acredita muito nas capacidades que tem”.

 

- Rui Mota (Treinador-adjunto do Moreirense):

“Entrámos muito bem no jogo, estávamos por cima quando sofremos um golo num momento que não podíamos sofrer. Podíamos fazer melhor. Depois desse golo, a equipa tranquilizou-se um bocado, o Chaves tentou fechar as linhas e o jogo foi muito dividido.

Entrámos bem na segunda parte, tivemos oportunidades para fazer golo, mas não conseguimos fazer e acabámos por cometer outro erro. O jogo resume-se a isso.

Esta equipa, ao longo do ano, tem oscilado, mas não desiste. Desenganem-se que a eliminatória está resolvida, vamos dar uma grande resposta em casa. Vamos descansar, analisar e procurar a continuidade na Primeira Liga.

Esta equipa, quando consegue estar confiante, é capaz de mover montanhas. É com esse espírito que lá vamos. Não passa pela cabeça de ninguém que este jogo esteja resolvido.

O que foi determinante [neste jogo] foi a nossa falta de eficácia. Tivemos mais oportunidades de golo que o adversário e quando não marcámos, deixámos o adversário marcar.

Temos de ser mais eficazes e somos capazes de nos transfigurar e dar a volta aos jogos.

Agradeço o apoio dos nossos adeptos, têm sido fantásticos ao longo da época.

Não foi por falta de seriedade e de querer da equipa que as coisas não nos correram bem. A equipa entrou bem e forte no jogo, estávamos a conseguir mandar no jogo, mas sofremos um golo que não podemos sofrer”.

 

Jogo no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves – Moreirense, 2-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, João Teixeira, 15 minutos.

2-0, João Correia, 68.

 

Equipas:

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Alexsandro, João Queirós, Bruno Langa, Obiora (Adriano Castanheira, 90+2), Guima, Wellington (Juninho, 63), João Teixeira (Kevin Pina, 80), Batxi (Rúben Pereira, 90+2) e Platiny (Patrick, 63).

(Suplentes: Samu, Nuno Campos, Rúben Pereira, Kevin Pina, Patrick, João Mendes, Juninho, Adriano Castanheira e Jô).

Treinador: Vítor Campelos.

 

- Moreirense: Kewin Silva, Rodrigo Conceição (André Luís, 69), Artur Jorge, Pablo, Pedro Amador, Sori Mané (Ibrahima, 69), Jefferson Júnior, Franco (Fábio Pacheco, 88), Paulinho, Derik (Galego, 76) e Rafael Martins (Walterson, 88).

(Suplentes: Pasinato, Fábio Pacheco, Walterson, Ibrahima, André Luís, Matheus Silva, Steven Vitória, Jambor e Galego).

Treinador: Ricardo Sá Pinto.

 

Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para João Queirós (08), Rafael Martins (23) e Franco (70).

Assistência: 4.416 espetadores.



PARTILHAR:

Mirandelense entre os 10 finalistas do programa Ídolos

Arqueólogos descobrem gravura com 12 mil anos no Vale do Côa