O AVS, do segundo escalão, qualificou-se hoje para a segunda fase da Taça da Liga de futebol, após vencer o Desportivo de Chaves, da I Liga, por 5-3 no desempate por grandes penalidades, após 1-1 no tempo regulamentar.

Pedro Trigueira foi decisivo no triunfo do AVS, ao defender a grande penalidade de Bruno Rodrigues, possibilitando, depois, que Anthony Correia garantisse a qualificação da formação da II Liga, que se adiantou no tempo regulamentar por Nenê, com um grande golo, aos 44 minutos, com os flavienses a empatarem por João Correia, aos 68.

Uma semana depois, as duas equipas voltaram a encontrar-se, agora em modo competição, num jogo de muita entrega, de parte a parte, com os locais a justificarem a vantagem ao intervalo, num golo do inevitável Nenê, com um ‘chapéu’ a meio do meio-campo adversário.

O AVS entrou ainda mais forte na segunda parte, dispôs de um par de situações para aumentar a vantagem, mas o Chaves reagiu a partir dos 60 minutos e viria a empatar aos 68, após um mau atraso de Fábio Pacheco (expulso aos 71), que João Correia aproveitou.

As duas equipas ainda dispuseram de situações para voltar a marcar, mas a decisão da eliminatória arrastou-se para as grandes penalidades, onde o AVS foi 100 por cento eficaz, enquanto o Chaves viu um remate esbarrar em Pedro Trigueira.

Jogo no estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.

AVS – Desportivo de Chaves, 1-1 (5-3 no desempate por grandes penalidades).

Ao intervalo: 1-0.

No final do tempo regulamentar: 1-1.

Marcadores:

1-0, Nenê, 44 minutos.

1-1, João Correia, 68.

Marcadores nos desempates por grandes penalidades:

1-0, Nenê.

1-1, Bruno Langa.

2-1, Edson Farias.

2-2, Pedro Pinho.

3-2, Luís Silva.

3-3, Jô Batista.

4-3, Dioh.

4-3, Bruno Rodrigues (defesa do guarda-redes).

5-3, Anthony Correia.

Equipas:

- AVS: Pedro Trigueira, Léo Alaba, Clayton, Anthony Correia, Fernando Fonseca, Fábio Pacheco, Luís Silva, Idrisa Sambú (Balla Sangaré, 46), Bernardo Martins (Dioh, 70), John Mercado (Edson Farias, 84) e Nenê.

(Suplentes: Lucas Moura, Edson Farias, Thiago Freitas, Ricardo Dias, Dioh, João Amorim, Balla Sangaré e Mucuana).

Treinador: Jorge Costa.

- Desportivo de Chaves: Hugo Souza, Bruno Rodrigues, João Queirós, Sandro Cruz, Habib Sylla (Picas, 87), Ktatau (João Correia, 62), Pedro Pinho, João Pedro (Kelechi, 62), Bruno Langa, Héctor Hernández (Ygor Nogueira, 90) e Melro (Jô Batista, 62).

(Suplentes: Gonçalo Pinto, Rodrigo Moura, Ygor Nogueira, Edu, Guilherme Ferreira, João Correia, Kelechi, Picas e Jô Batista).

Treinador: José Gomes.

Árbitro: José Bessa (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fábio Pacheco (64), Léo Alaba (72), Sandro Cruz (90+1) e Pedro Pinho (90+5). Cartão vermelho direto para Fábio Pacheco (71).

Assistência: Cerca de 500 espetadores.


Taça da Liga / AVS – Desportivo de Chaves (declarações)

Declarações após o jogo AVS – Desportivo de Chaves, que terminou com o triunfo do AVS nas grandes penalidades, por 5-3 (1-1 no tempo regulamentar), da primeira fase da Taça da Liga de futebol:

- Jorge Costa (treinador do AVS): “Hoje era importante darmos uma boa imagem, respeitamos muito esta competição e queríamos muito seguir em frente, até porque nesta fase não há uma única equipa preparada. Penso que estamos no caminho certo.

Hoje tivemos 25 minutos muito bons, sabíamos que não conseguiríamos manter essa forma de jogar, mas corremos esses riscos e o jogo acabou por cair para nós, como podia ter caído para o Chaves.

Este é um projeto que começa do zero, já com uma base que vem de trás, com pessoas sérias, em que a minha quota parte e a dos jogadores era começar bem. Estamos longe de ter plantel fechado, mas com a certeza de que as pessoas à frente do clube estão a dar o seu melhor”.

- José Gomes (treinador do Desportivo de Chaves): “Estamos num crescendo com as limitações conhecidas, temos treinado com muitos miúdos, mas acabamos por mostrar já coisas muito boas e só temos de continuar a trabalhar.

O jogo foi muito equilibrado, até nas grandes penalidades. A sorte dos penáltis saiu ao AVS. Parabéns ao AVS.

Compete-nos continuar a trabalhar e a preparar o início do campeonato com toda a força, mas saio muito satisfeito com muitas coisas que os jogadores fizeram hoje”.




PARTILHAR:

Lítio: Autarca de Montalegre dá um “não claro e inequívoco” à exploração

Solução tecnológica ajuda a prevenir, detetar doenças ou falta de água na vinha