O Desportivo de Chaves, ainda sem triunfos caseiros, e o Estoril Praia empataram hoje a um golo, em encontro da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol.

A formação anfitriã adiantou-se aos 39 minutos, por intermédio de Héctor, mas os 'canarinhos', que tinham desperdiçado um penálti, por Francisco Geraldes, aos 25, restabeleceram a igualdade aos 76, por Rodrigo Martins.

Na classificação, o Estoril Praia segue, provisoriamente, no oitavo lugar, com 12 pontos, enquanto o Desportivo de Chaves juntou-se ao Gil Vicente no 10.º posto, com nove.

 

I Liga/ Desportivo de Chaves – Estoril Praia (ficha)

 O Desportivo de Chaves e o Estoril Praia empataram hoje 1-1, em encontro da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Chaves.

 

Jogo no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves – Estoril Praia, 1-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Héctor, 39 minutos.

1-1, Rodrigo Martins, 76.

 

Equipas:

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Nelson Monte, Bruno Langa, Carlos Ponck, João Mendes (Sarr, 69), Guima, Jonny Arriba (Abass, 69), João Teixeira, Juninho (Luther, 59) e Héctor.

(Suplentes: Rodrigo, Luther, Habib, Patrick, Sandro Cruz, Sarr, Abass, Queirós e Morim).

Treinador: Vítor Campelos.

- Estoril Praia: Dani Figueira, Joãozinho (Tiago Araújo, 53), Vital, Pedro Álvaro, Tiago Santos, Rosier, Francisco Geraldes, Rodrigo Martins (Delos, 85), João Carvalho (Lea Siliki, 65), Tiago Gouveia (Serginho, 85) e Erison Danilo (Marqués, 65)

(Suplentes: Pedro Silva, Lucas Áfrico, Serginho, Marqués, Delos, Benchimol, Tiago Araújo, Dele e Lea Siliki).

Treinador: Nélson Veríssimo.

 

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Carlos Ponck (23), Bruno Langa (28), Guima (36), João Carvalho (42), Rosier (79) e Tiago Gouveia (90+2).

Assistência: 3.345 espetadores.

 

COMENTÁRIO: Desportivo de Chaves volta a empatar em casa

 

O Desportivo de Chaves esteve hoje a vencer, com um golo de Héctor, mas só conseguiu empatar em casa com o Estoril Praia, que marcou aos 76, por Rodrigo Martins, na oitava jornada da I Liga de futebol.

A equipa da casa entrou em campo com duas alterações em relação ao ‘onze’ que defrontou o Portimonense (1-0), com Jonny Arriba e Carlos Ponck a ocuparem o lugar de Benny e de Steven Vitória, castigado devido a expulsão no último encontro oficial.

Do lado dos visitantes, Nélson Veríssimo colocou Rosier no lugar do castigado Ndiaye, expulso no encontro frente ao FC Porto (1-1), antes da paragem para as seleções.

O jogo começou com pressão alta do Estoril Praia, que, sobretudo nos primeiros 10 minutos, aproveitou a desorientação e os consequentes erros na defensiva transmontana para trilhar caminho até à baliza de Paulo Vítor.

Aos 12 minutos, o forasteiro Erison Danilo cabeceou para as mãos de Paulo Vítor, após livde de Francisco Geraldo e, aos 17, surgiu a primeira grande oportunidade para os locais, com um remate forte de João Mendes a ser deito por Dani Figueira.

Melhor oportunidade teve o Estoril Praia, depois, de, aos 23 minutos Carlos Ponck desviar com o braço, na área, um centro de Tiagou Gouveia. O árbitro marcou penálti, mas Francisco Geraldes, acertou em cheio no poste direito, aos 25.

O lance aqueceu a partida, dentro e fora das quatro linhas, servindo de aviso aos transmontanos que, a partir daqui, adotaram uma postura diferente, começando a subir em campo de forma mais organizada.

Por sua vez, o Estoril Praia reduziu a pressão e, aos 39 minutos, após o seu terceiro canto, o Desportivo de Chaves inaugurou o marcador, por Héctor, com um cabeceamento certeiro.

Já nos descontos, aos 45+1 minutos, Rodrigo Martins esteve perto de empatar a partida, mas, mais uma vez, Paulo Vítor estava atento e negou o golo ao estorilense.

No segundo tempo, os primeiros 25 minutos foram equilibrados, com Héctor a voltar a estar em destaque logo aos 52 minutos, num cabeceamento que saiu por cima da baliza de Dani Figueira.

Dois minutos depois, João Teixeira, rematou de trivela após combinação de João Correia e João Mendes na grande área, mas o guarda-redes do Estoril Praia defendeu, sucedendo-se

Bruno Langa, em jogada individual, aos 70 minutos, surpreendeu com remate forte de fora da grande área, mas a bola saiu por cima da baliza de Dani Figueira, tal como o de Ricardo Guima, aos 73.

Aos 76 minutos, após jogada coletiva do Estoril Praia, a bola chegou aos pés de Rodrigo Martins, que aproveitou o espaço criado pela defensiva transmontana e empatou a partida.

Nos últimos 10 minutos, os visitantes procuraram segurar o empate, conscientes da necessidade de atacar para não sofrer, ao mesmo tempo que os transmontanos procuravam marcar o segundo golo, ainda que sem finalizações felizes.

 

I Liga/ Desportivo de Chaves – Estoril Praia (declarações)

 

 Declarações após o jogo Desportivo de Chaves-Estoril Praia (1-1) da oitava jornada da I Liga de futebol:

- Vítor Campelos (Treinador do Desportivo de Chaves):

“Foi um jogo difícil, contra uma boa equipa. Já sabíamos que ia ser um jogo difícil. O Estoril tem uma equipa jovem, recheada de bons valores, com grande potencial. Sabíamos que ia ser um jogo equilibrado e teríamos de ser uma equipa paciente. Com a posse de bola, iríamos pôr os jogadores do Estoril a procurar os espaços. Teríamos de ser essa equipa.

Acabámos por chegar ao golo num canto, uma situação em que falámos que teríamos de ser uma equipa forte e somos, realmente, fortes nas bolas paradas. Ao intervalo, falámos que tínhamos de ser muito mais agressivos no nosso meio campo, muito mais rápidos a chegar perto da bola e, mais uma vez, acertar mais passes, ter mais bola, com mais confiança.

Creio que quando fizemos as alterações, ficámos com o Luther e com o Issah [Abass], jogadores rápidos, dando mais consistência ao meio, com a entrada do Sarr. Poderíamos, nessa altura, até porque o Estoril estava com a linha da defesa já bastante subida, numa ou outra situação, decidindo bem, ligando bem o jogo, explorar bem os corredores com entradas desses jogadores rápidos.

Acabámos por sofrer um golo num lance em que, se o passe entra bem, isolávamos o Issah [Abass], mas o passe saiu mal. Depois dessa situação, tivemos uma má decisão no atacar a bola. Devíamos ter feito contenção e pronto, sofremos o golo do empate.

Como é óbvio, queríamos muito ganhar, queríamos muito regressar às vitórias. Era o que queríamos. Acabámos por fazer um ponto. As falhas são coletivas. Era um jogo em que deveríamos ter feito mais ainda para ficar com os três pontos, mas é um ponto a somar a esta nossa caminhada”.

 

- Nélson Veríssimo (Treinador do Estoril Praia):

“Foi um jogo difícil, como perspetivávamos. Uma boa equipa, que tem um bom plantel, uma excelente equipa técnica. Sabíamos que ia ser um desafio difícil, mas, ao mesmo tempo, interessante porque, tal como eu disse na antevisão, o Chaves é uma equipa que tem uma ideia positiva relativamente àquilo que é a forma de jogar. Portanto, estávamos à espera de um jogo aberto, com duas equipas a querer procurar os golos, a vitória, a querer dominar o jogo.

A ideia que tenho é que a nossa equipa fez um bom jogo, em muitos momentos a ter o controlo daquilo que era a posse de bola, com muitas situações de chegada a zonas de finalização. Na nossa opinião, faltou-nos algum critério na forma como definimos esses mesmos lances no último terço, nessa zona de finalização.

A primeira grande oportunidade de golo é nossa, o penálti que não conseguimos concretizar, mas faz parte do jogo. A equipa, ainda assim, respondeu bem e acabámos por sofrer o golo num lance de bola parada, num canto defensivo.

Ao intervalo, passámos uma mensagem de confiança à equipa porque sentimos que estava bem naquilo que era o processo de construção do jogo. Tentámos ajustar um ou outro posicionamento defensivo e dar algum conforto naquilo que era a confiança para, no último terço, decidir melhor essas ações ofensivas que tivemos.

Julgo que o golo que conseguimos acontece com toda a justiça e acabámos por levar um ponto aqui de Chaves, num momento em que a equipa sentiu que podia chegar ao golo da vitória e isso acabou por se traduzir, em alguns momentos, em algum desequilíbrio da nossa equipa naquilo que é o nosso equilíbrio defensivo. Foi mais um ponto conquistado naquilo que é a nossa luta nesta Liga”.

 

 



PARTILHAR:

Peripécia estreia “HÚÚÚMUS!!!” e realça importância das minhocas no ecossistema

Começou em Mirandela a grande aventura de Lés-a-Lés