O Desportivo de Chaves, da I Liga portuguesa de futebol, perdeu hoje no terreno do Valadares Gaia, do quarto escalão, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, por 3-2 após prolongamento.

Pio Júnior, aos 112, na conversão de uma grande penalidade, marcou o golo da formação de Vila Nova de Gaia, sexta classificada da Série B do Campeonato de Portugal, que ainda não perdeu na presente temporada.

O Desportivo de Chaves, 11.º da I Liga, até marcou primeiro, por Steven Vitória, aos 34, mas Joseph e Assis Júnior, aos 86 e 90+2, concretizaram a reviravolta para o Valadares Gaia, enquanto Ricardo Guima levou o encontro para o prolongamento, ao chegar ao empate 2-2, aos 90+4.

 

Valadares Gaia afasta Desportivo de Chaves da Taça de Portugal no prolongamento

O Valadares Gaia, do Campeonato de Portugal, eliminou hoje o Desportivo de Chaves da Taça de Portugal, após bater, em casa, os transmontanos, por 3-2, no prolongamento.

O atacante Júnior Júnior Pio, que hoje completou 33 anos, marcou o golo com que a equipa de Vila Nova de Gaia, do Campeonato de Portugal, venceu o Desportivo de Chaves, da I Liga, na transformação de uma grande penalidade aos 112 minutos.

O central Steven Vitória pôs os visitantes aos 34 minutos, Joseph empatou aos 86, Assis fez o 2-1 para o Valadares já nos descontos (90+2) e o Chaves ainda foi a tempo de empatar e forçar prolongamento com um golo de Guima aos 90+4. Júnior Pio decidiu o jogo com um penálti cometido por Morim na segunda metade do prolongamento.

O Desportivo de Chaves nunca foi capaz de se impor ao seu opositor, como talvez fosse de esperar, e foi só de bola parada que se logrou marcar. João Teixeira bateu um canto para o poste mais distante, Arriba cabeceou para o miolo da pequena área e Steven Vitória, de cabeça também, fez o 0-1.

O Chaves tentou gerir o resultado, mas não foi capaz porque evidenciou alguma insegurança e medo, que o Valadares explorou até ser premiado pela sua coragem e determinação aos 86 minutos. Ponck perdeu a bola junto à sua área e Joseph isolou-se, ladeou Rodrigo Moura e atirou para baliza deserta.

O 2-1 para o Valadares chegou aos 90+2, depois de um livre na esquerda do seu ataque batido por Diogo Cunha e transformado em golo por Assis, mas dois minutos depois o Desportivo de Chaves evitou a eliminação com um golo de Guima de cabeça, em recarga a um cabeceamento à barra de Patrick.

O encontro foi, assim, para prolongamento e aí o Valadares continuou a bater-se de igual com os flavienses, com muito coração e a lucidez do capitão e médio organizador Diogo Cunha, ao passo que o Chaves continuou inseguro e incapaz de tomar conta do jogo e de criar lances de perigo.

O lance que decidiu este jogo ocorreu aos 112 minutos quando Morim deu com a mão na bola na área da sua equipa, cometendo uma grande penalidade tão indiscutível quanto surpreendente. Morim viu o amarelo e, talvez devido a protestos, viu novo amarelo e o consequente vermelho.

Júnior Pio recebeu autorização para bater o penálti e não falhou, fazendo 3-2 final, provocando uma explosão de alegria na sua equipa e nos adeptos locais, que se repetiu logo após o árbitro dar este jogo por terminado com um resultado que só poderá surpreender quem não o viu.

O Valadares fez muito mais do que o Chaves pelo triunfo e consequente apuramento para a fase seguinte da Taça de Portugal, tendo terminado o encontro com Júnior Pio a defesa central e reduzido a dez unidades porque Guilherme saiu do campo a sangrar da cabeça após chocar com um adversário e já não voltou mais ao jogo.

 

Jogo realizado no Complexo Desportivo de Valadares, em Vila Nova de Gaia.

 

Valadares Gaia – Desportivo de Chaves, 3-2 (após prolongamento)

Ao intervalo: 0-1.

No final do tempo regulamentar: 2-2

No final da primeira parte do prolongamento: 2-2.

 

Marcadores:

0-1, Steven Vitória, 34 minutos.

1-1, Joseph, 86

2-1, Assis, 90+2

2-2, Guima, 90+4

3-2, Júnior Pio, 112 (grande penalidade)

 

Equipas:

- Valadares: Pedro Carvalho, João Sérgio (Gonçalo, 46), Marlon Rangel, Gustavo (Rui Santos, 91), Guilherme, Vasco (Zé Gomes, 46), Diogo Cunha, Assis, Couto (João Pinto, 76), Rafa Fontes (Joseph, 76) e André Claro (Júnior Pio, 61).

(Suplentes: Matheus, Gonçalo, Joseph, Júnior Pio, Rui Santos, Zé Gomes, João Pinto, Francisco e Sani).

Treinador: António Oliveira.

Desportivo de Chaves: Rodrigo Moura, Habib Sylla (João Correia, 91), Steven Vitória, Ponck, Sando Cruz, Ricardo Guima, João Teixeira (Morim, 64), Edu (Jô Batista, 90+4), Jonny Arriba (Luther Singh, 46), Hector Hernandez (Patrick, 78) e Issah Abass (Benny, 78).

(Suplentes: Paulo Vítor, Luther Singh, João Mendes, Patrick, Queiróz, Morim, Benny, João Correia e Jô Batista).

 

Treinador: Vítor Campelos

 

Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Issah Abass (08) Vasco (10), João Sérgio (24), Gustavo (27), João Teixeira (31), Ponck (69), Diogo Cunha (70), Habib Sylla (89), Edu (90+2),Morik (110 e 110) e Marlon  Rangel (90+27). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Morim (110).

Assistência: cerca de 600 espetadores. 

 

Futebol: Taça de Portugal / Valadares Gaia – Desportivo de Chaves (Declarações)

 

Valadares, Vila Nova de Gaia, 16 out 2022 (Lusa) – Declarações após o jogo Valadares Gaia-Desportivo de Chaves (3-2, após prolongamento), da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, realizado hoje no Complexo Desportivo de Valadares:

 

- António Oliveira (Treinador do Valadares Gaia):

“É um feito que é um sinal do nosso trabalho. Temos feito um bom campeonato e uma boa Taça também. Temos uma equipa consistente e os jogadores a creditam na nossa ideia, que hoje tentamos colocar em campo sabendo que do outro estava uma equipa da primeira liga.

Tínhamos que demonstrar que no Campeonato de Portugal existem bons jogadores e com capacidade para jogar em divisões mais acima e este foi a demonstração de isso mesmo.

Tivemos durante o jogo vários momentos em que foi preciso sofrer, mas os jogadores entenderam bem isso e demonstraram-no.

Na fim de semana passado, empatámos em casa [0-0 com o Castro Daire] e falhámos um penálti, o que faz parte do jogo, e hoje o Pio marcou, mais ainda porque ele está de parabéns porque faz anos hoje. Foi muito bom para ele porque merece. É um jogador que este ano não tem jogado tanto na nossa equipa, mas sempre que precisámos ele está lá. Trabalha muito durante a semana e mereceu o golo [da vitória do Valadares Gaia].

Agora vou pensar no próximo jogo para o campeonato. Não tenho preferência por nenhum adversário. Tinha dito aos meus jogadores que não queria o Desportivo de Chaves como adversário, mas saiu. Sabíamos que ia ser difícil, mas também sabíamos que aqui em casa ia ser difícil para eles e foi isso que aconteceu”.

 

- Júnior Pio (Jogador do Valadares Gaia):

“Acho que não podia pedir mais [no dia o aniversário], na presença da minha família, da minha namorada, da minha mãe, dos meus sobrinhos, da minha irmã e com este público fantástico que assistiu ao jogo. Por ter feito também o golo da vitória, que podia ter sido feito por outro jogador qualquer da nossa equipa.

Calhou-me a mim bater o penálti. Temos vários elementos na equipa que batem bem, mas depende do momento e de quem se sente mais confiante e acredita mais. Temos batedores definidos, mas é uma questão do momento também.

Pedi a bola e o Diogo Cunha, o capitão, deu-ma e acreditou em mim. É uma coisa que treinamos em quase todos os treinos Não é só sorte, em muito trabalho também. Tive a felicidade de fazer golo.

Agora é desfrutar do momento, Jogámos contra uma equipa muito complicada que na semana passada fez um excelente resultado em Braga [onde o Desportivo de Chaves ganhou por 1-0]. Veio cá e respeitou-nos.

Apresentámos a melhor equipa e não nos limitámos a defender o jogo todo. Criámos várias oportunidades, até mais claras do que o Chaves, e batemo-nos olhos nos olhos com eles. Merecemos inteiramente o resultado final.

Temos capacidade de fazer coisas bonitas na Taça, independentemente do adversário que nos calhar. Agora, nesta fase, já não há adversários fáceis.

Temos um dia na semana, mais para relaxar, um exercício, o rachão, em que não há posições e eu costumo jogar a central, mas sempre na brincadeira. Costumo sair-me bem nessa brincadeira. Temos de ajudar a equipa de qualquer maneira”.

 

- Vítor Campelos (Treinador do Desportivo de Chaves):

“O Valadares teve mais vontade de querer ganhar e quando isso acontece as equipas inferiores agigantam-se. Deveríamos ter tido mais concentração, até porque pelo menos dois dos golos que sofremos foi devido a muito desconcentração e isso não pode acontecer numa equipa com a nossa e aconteceu Taça.

Tentamos reverter, mas não conseguimos. Parabéns ao Valadares. Estamos tristes porque gostaríamos de dar continuidade à nossa participação na Taça, apesar do nosso principal objetivo ser o campeonato.

Uma palavra para os nossos adeptos que estiveram neste jogo e nos aplaudiram no fim. Devíamos ter feito muto mais para que o resultado tivesse sido outro.

Os resultados quando são menos positivos não trazem confiança, mas muitas vezes estes resultados dão para abrir mais a pestana e perceber que o campeonato ainda está no início. É preciso muita entrega, muita luta e cada um fazer uma introspeção e ver aquilo que fez e pode fazer melhor nas situações que acontecerem e eram perfeitamente evitáveis”.

Este jogo, mais do que tudo, é um alerta e um abre olhos para que possamos a cada dia ser melhores e que merecemos ter oportunidades quando jogarmos".



PARTILHAR:

Comissão Administrativa da Casa do Douro coloca à venda 26 pipas de vinho

Homem de 50 anos morre em Vinhais ao manusear caçadeira