Foi assinado, no passado dia 30 de Agosto, na cidade de Tymbark, na Polónia, um protocolo de cooperação entre esta cidade e a vila de Murça.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Murça, João Luís Teixeira, \"existem condições para este protocolo vir a dar bons frutos\", mas o resultado, alerta, \"estará sempre dependente do apoio financeiro da União Europeia, pois as deslocações entre os dois países são bastante dispen-diosas\". No entanto, o autarca acredita que, após um intercâmbio de dois a três anos, se poderá passar à fase da geminação.

Para já, o protocolo prevê intercâmbios em diversas áreas. Em Fevereiro de 2003, um grupo de aproximadamente 20 estudantes murcenses irá deslocar-se a Tymbark, para, durante uma semana, poder conhecer a cultura daquele povo. Em Julho do mesmo ano, será a vez de jovens polacos virem a Portugal. Para além disso, em Maio, Murça irá receber uma comitiva do concelho polaco para participar nas comemorações do dia do município. E, dois meses depois, Murça retribui a visita com a deslocação de uma delegação de dez pessoas, representativa das principais forças vivas do concelho, para participar nas festas de Tymbark.

João Luís Teixeira não tem dúvidas que, para além dos intercâmbios entre jovens, o interesse dos polacos reside \"na angariação de apoios para uma futura adesão à União Europeia, e na recolha na região de Murça de elementos preciosos para o desenvolvimento daquelas terras, que bem precisam\". No entanto, o autarca não quer pensar nos \"benefícios materiais\", pois acredita haver \"outras formas de ajudar a comunidade de Tymbark\".

Apesar de Tymbark, cidade polaca situada na região da Cracóvia, ter cerca de oito mil habitantes, a sua realidade é \"bem diferente\" da de Murça. Segundo João Luís Teixeira, nessa localidade \"existem meia dúzia de hipermercados e pouco mais\". O autarca afirma ainda que lá \"não há cafés, restaurantes, residenciais ou hotéis\". A Câmara Municipal emprega \"apenas\" 23 funcionários, contra os 97 que a autarquia de Murça tem. As famílias vivem essencialmente da actividade agrícola e do trabalho numa fábrica de sumos de fruta, que emprega cerca de 500 pessoas. O ordenado médio de um operário ronda os 150 euros (30 contos) por mês e o de um funcionário de secretaria os 300 euros mensais. João Luís Teixeira explicou também que, em todas as actividades, os salários \"são bem mais baixos que os que se auferem em Portugal, mas os preços dos produtos postos à venda não diferem muito dos nossos\".

Aquando da sua visita a Tymbark, o autarca reteve \"a hospitalidade das suas gentes, espiritualmente ricas, e a beleza das paisagens, mas também a imagem de uma região pobre em termos económicos\". Comparando aquela região da Polónia com a autarquia que gere, João Luís Teixeira é peremptório ao afirmar que \"em Murça temos, sem dúvida alguma, riqueza e condições de vida muitíssimo melhores que eles\". O autarca admitiu mesmo que, \"sinceramente, esperava encontrar lá outro nível de vida\".



PARTILHAR:

Salamanca

Museu Vivo