A cidade espanhola de Salamanca recebeu no passado fim-de-semana uma embaixada cultural de oriunda do concelho de Mogadouro, a iniciativa partiu da Câmara Municipal daquela vila nordestina, com a intenção de dar a conhecer as potencialidades do concelho e criar algumas parcerias com os vizinhos espanhóis da área ribeirinha do Douro Internacional.
A Plaza Mayor da cidade castelhana, foi o palco escolhido para varias actuações ao nível musical, como foi excelente prestação da banda de música dos Bombeiros de Mogadouro, o som estridente da fanfarra de Urrós e as danças guerreiras dos pauliteiros.
Em declarações ao jornal Nordeste, Doris Galego, professora da Universidade de Salamanca que assistia ao espectáculo, referiu a importância vital que a cultura tem do desenvolvimento dos dois países, até porque há muitas semelhanças e as mesmas não podem estar apenas separada por questões meramente historias ou geográficas.
A delegação composta por vários autarcas foi igualmente recebida no Ajuntamento Salamanquino, de onde se notou a vontade de haver uma maior proximidade nas relações institucionais das duas autarquias.
Pilar Lavrador responsável pela cultura do município local, mostrou-se disposta em fomentar o intercâmbio não só cultural mas também cultural, após um repto lançado por Morais Machado, Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro.
O autarca mogadourense, considera a proximidade ibérica como um marco importante e de parceria estratégicas no desenvolvimento do concelho, atendendo à importância que de momento Salamanca tem, como Capital Europeia da Cultura 2002.
Para já há garantias de que este género de iniciativas vão continuar, não só com cidades espanholas mas também com congéneres Portuguesas.
O autarca reafirmou que este foi apenas o pontapé de abanque em iniciativas do género, prevista esta igualmente a criação de um aguentada cultural capaz de cativar os nossos vizinhos espanhóis.
Aproveitando a oportunidade foi ainda dado a conhecer o potencial da Feira dos Gorazes que se realiza em Mogadouro de 12 a 16 de Outubro e para a qual foram convidadas alguma entidades espanholas, á semelhança do que já aconteceu com alguns membros do governo português.
Durante a iniciativa muitos foram os conterrâneos de trindade coelho que se associaram fazendo-se deslocar á cidade espanhola, o veio a dar ainda mais colorido à festa cultural.
Apesar de tudo isto, a autarquia esta convencida que muito há ainda para fazer na promoção dos valores locais.



PARTILHAR:

SEC Cesário em Newark em angariação de fundos para candidato Dennis Cardoza

Depois do intercâmbio virá a geminação