O diretor geral da Autoestradas XXI, Rodrigues de Castro, explicou hoje que, em outubro, se verificou efetivamente um abrandamento do ritmo dos trabalhos na Autoestrada Transmontana devido às condições atmosféricas, férias e um pequeno atraso de pagamentos.

No entanto, acrescentou que, neste momento, a \"situação está perfeitamente regularizada\" nesta autoestrada que vai ligar Bragança a Vila Real.

No início do mês, os deputados do PS eleitos pelo distrito de Vila Real alertaram para uma alegada paragem em alguns troços desta via. De acordo com os socialistas, os \"trabalhadores terão abandonado a obra e as máquinas foram retiradas\".

Rodrigues de Castro, diretor geral da concessionária Autoestradas XXI, afirmou à agência Lusa que, \"efetivamente, houve um abrandamento do ritmo dos trabalhos\" neste mês de outubro.

Para este abrandamento contribuiu, segundo o responsável, um conjunto de fatores.

Rodrigues de Castro referiu que alguns subempreiteiros concederam obras aos trabalhadores, que estiveram a trabalhar durante todo o verão.

Houve ainda, de acordo com o diretor geral, \"um pequeno atraso de pagamento\" às empresas devido às dificuldades de financiamento, o que se repercutiu em alguns dessas empresas que optaram por parar. Depois, as condições climatéricas também condicionaram os trabalhos.

Há também agora menos frentes de trabalho devido à entrada em serviço de alguns troços.

\"Neste momento estamos a tentar aproveitar o melhor possível as condições atmosféricas e esperamos que o verão de São Martinho nos proporcione duas a três semanas de bom tempo, para podermos trabalhar sobretudo na parte de pavimentação\", salientou.

Estão a ser feitas, segundo explicou, betonagens no viaduto do Corgo e em algumas passagens superiores que ainda estão em construção. Também, na zona de maior atraso na obra, entre Macedo de Cavaleiros e Bragança Poente, vai ser feita a aplicação de massas betuminosas para a execução da pavimentação.

O objetivo é tentar anular os desvios provisórios que ainda existem para a Estrada Nacional 15 (EN15).

Rodrigues de Castro prevê que ainda este ano, se as condições o permitirem, possam abrir os troços que ligam Bragança Nascente a Quintanilha, bem como o Pópulo (Alijó) a Murça

Os restantes sublanços deverão ficar concluídos no primeiro semestre de 2013.

A Autoestrada Transmontana vai ligar à Autoestrada do Marão (Amarante/Vila Real), cuja obra está parada desde junho de 2011.

A ligação por autoestrada entre Amarante e Bragança representa um investimento global superior a 850 milhões de euros.



PARTILHAR:

80 milhões de euros

147 novos postos de trabalho