Na passada segunda-feira, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Murça, Belmiro Vilela, viu um sonho de muitos anos começar a tornar-se realidade. Trata-se da recuperação do edifício do antigo hospital, que, quando as obras terminarem, no prazo de um ano, será um hospital de retaguarda, onde serão instaladas valências como radiologia, imagiologia, fisiatria, análises clínicas, laboratório de análises, e ainda consultórios médicos, cinco enfermarias com quatro camas e duas com duas camas (quartos particulares).

O edifício, localizado junto às instalações do Lar da Santa Casa, encontrava-se \"bastante degradado\". Para além de ter servido de hospital, albergou também o Serviço de Atendimento Permanente daquela localidade. Em tempos, pertenceu ao Marquês de Valle FlÎr, mas já está na posse da Santa Casa da Misericórdia de Murça há 90 anos.

Belmiro Vilela confessou que o início das obras é \"o culminar de muitos anos de trabalho e a concretização de um sonho de muitos anos\". Para que esse sonho seja uma realidade, são necessários um milhão e 500 mil euros, dos quais a Santa Casa espera receber 500 mil, cerca de um terço, do programa Saúde 21, promovido pelo Ministério da Saúde. Para conseguir a verba restante, a Santa Casa irá recorrer à banca, mas espera também receber uma contribuição da autarquia local.

Na opinião do presidente da Câmara de Murça, José Luís Teixeira, o novo edifício da Santa Casa da Misericórdia, cuja fachada será mantida, é \"um projecto para o desenvolvimento de Murça\". O autarca acrescentou ainda que esta é \"uma obra prioritária para a saúde, que vai permitir que os doentes tenham um espaço adequado para os seus tratamentos\".

No que toca à possibilidade da Câmara apoiar financeiramente a construção do edifício, José Luís Teixeira afirmou que \"terá que ser feita uma proposta à Câmara Municipal, e posteriormente à Assembleia. Caso ela seja aprovada, esse apoio será concedido\".



PARTILHAR:

Polis preocupa socialistas

Jovens dizem não à droga