Em 1987, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu comemorar anualmente, a 26 de Junho, o Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, como forma de reforçar a acção e a cooperação internacional no sentido de uma sociedade liberta do abuso de drogas. A Câmara Municipal de Alijó também decidiu comemorar este dia de luta contra as drogas.

Como \"é de pequenino é que se torce o pepino\", esta autarquia tem vindo a fazer um trabalho de prevenção nas escolas, ao longo do ano lectivo, junto dos mais novos. O resultado foi apresentado no passado dia 26, junto às piscinas municipais. Além de exposições feitas pelos próprios alunos, o parque esteve dividido em oito \"estações\", cada uma delas destinada a um determinado jogo ou actividade, como a canoagem, o hipismo, o insuflável ou a cama elástica. As 650 crianças do primeiro ciclo e as 400 do segundo, vindas de todo o concelho, tiveram oportunidade de, em conjunto, passarem uma tarde diferente e animada, com os seus professores.

Segundo o vereador da Câmara Municipal de Alijó, Luís Azevedo, em Alijó existe alguma preocupação quanto à toxicodependência, uma situação que, na sua opinião, terá a ver com as acessibilidades e a proximidade com Espanha.

A autarquia elaborou um Plano de Prevenção Primária, de forma a alertar os jovens para os malefícios da droga e a dar-lhes alternativas para ocupar os seus tempos livres, onde se incluem dança, teatro e desporto.

Neste momento, estão também a \"ressuscitar\" algumas associações que se encontravam \"moribundas\", explica Luís Azevedo. \"Estamos a apelar a todas as colectividades para que se congreguem num esforço solidário, de modo a que esses grupos de teatro, de dança, de música, de bandas amadoras e de bandas filarmónicas possam evoluir de forma a cativar os jovens e estes possam ocupar ali os seus tempos livres\", acrescenta o vereador.

\"Feita por jovens e para jovens\", a \"Alijovem\", que decorreu entre os dias 22 e 29 de Junho, é outra iniciativa que nasceu com o intuito de oferecer aos jovens momentos de diversão longe das drogas. Esta foi a quinta edição, mas, a julgar pelo seu \"sucesso\", terá continuidade nos próximos anos.



PARTILHAR:

Daqui a um ano

Feira da Vitela