Além de um terminal com acesso à Internet, e um serviço de certificação de fotocópias, agora a estação dos CTT de Chaves tem ao dispor dos seus clientes um novo pacote de serviços.
Desde a passada quarta-feira, ali podem ser pedidas certidões de nascimento, casamento ou óbito, por exemplo; podem fazer-se o pedidos de alteração ou renovação de cartas de condução; pode também marcar-se consultas no centro de saúde ou pode ainda fazer uma reclamação. Isto para citar apenas algumas das potencialidades do Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC). O nome do "guichet" instalado numa das alas do balcão dos correios e inaugurado na passada quarta-feira, pelo responsável da Direcção Comercial de Trás-os-Montes e Alto Douro dos CTT, Maurício Vaz, do Governador Civil de Vila Real, Artur Vaz, e o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Altamiro Claro.
Este serviço vai ser assegurado por três funcionários daquela instituição, que já receberam formação para o efeito. Perante o pedido do utente, através do preenchimento de um documento, as operadoras ficarão encarregues de transmitir aquela informação, via electrónica, para a instituição a que o pedido se refere. Se em causa estiver o pedido de renovação de uma carta de condução, por exemplo, a informação (pedido) irá ser encaminhada para a Direcção-Geral de Viação, que posteriormente entrará em contacto com o utente que requereu a renovação. O único processo em que o PAC não será mediador entre o requerente e a instituição em causa, ou seja, em que o serviço pretendido poderá ser conseguido no momento, é o chamado passaporte azul, um documento necessário aos cidadãos que se desloquem para o estrangeiro (Europa), no sentido de poderem beneficiar de assistência hospitalar, caso seja necessário.
Na região de Trás-os-Montes, além de Chaves, foi contemplada com um Posto de Atendimento ao Cidadão a cidade de Mirandela, inaugurado durante a manhã do mesmo dia. Ao todo, no país, existem onze estruturas desta natureza.
Para Maurício Vaz, os PAC vão facilitar a vida àqueles que moram longe dos grandes centros, permitindo-lhes resolver uma série de assuntos sem ter de andar de um lado para o outro. Altamiro Claro, satisfeito com a vinda de mais serviços para a cidade, referiu que "este é mais um passo no processo de descentralização de serviços".



PARTILHAR:

Grande Prémio Philips

Dezenas de pessoas