Promover os produtos gastronómicos regionais, como o presunto, folar e pastel de Chaves é o principal objectivo da Confraria de Chaves recentemente criada.
Através deste projecto pretende-se, deste modo, promover e divulgar os produtos regionais, bem como a região flaviense no que diz respeito a actividades gastronómicas e culturais.

Apoiar a gestão de produtos e marcas comerciais e a realização de vários eventos gastronómicos e culturais é, também, outro dos objectivos da Confraria.
Assim, esta associação sem fins lucrativos visa, igualmente, defender e preservar a autenticidade e genuinidade dos produtos tradicionais, impulsionando a investigação no que diz respeito ao seu fabrico.

Recorde-se que, nas últimas duas décadas, o concelho de Chaves tem vindo a perder algum prestígio no que toca à produção artesanal de alguns dos produtos gastronómicos tradicionais mais emblemáticos, como o Presunto e o Fumeiro.

Assim, a obrigatoriedade de fabricar produtos deste género em instalações e equipamentos sofisticados, que acarretam elevados custos, levaram à desvalorização e desinteresse perante produtos que foram uma mais-valia para a economia local.

No início dos anos 90, Chaves perdeu a marca Presunto de Chaves a favor do Presunto do Barroso.

Desde 2003 que o executivo tem vindo a concretizar um conjunto de iniciativas com o objectivo de promover os produtos gastronómicos de reconhecida excelência em Chaves, seja através de candidaturas para a obtenção das marcas de Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou pela consolidação de uma rede de cozinhas regionais no território concelhio.



PARTILHAR:

Falta de promoção

Discussão sobre a regionalização