A Movhera, a nova concessionária das seis bagagens transmontanas, renovou por quatro anos um protocolo com o "Grupo Nordeste", uma entidade que engloba três associações de defesa do meio ambiente do Planalto Mirandês, foi hoje divulgado. 

"Os três protocolos estabelecidos com as três associações irão monitorizar e assegurar as Medidas Ambientais implementadas para mitigar ou compensar o impacto das barragens do Baixo Sabor e Feiticeiro", disse à Lusa fonte oficial da Movhera. 

Os valores envolvidos nestes protocolos não foram divulgados mas a empresa pretende, desta forma, contribuir para "proteger o meio ambiente e a biodiversidade do território do Baixo Sabor que integra os concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança. 

Este protocolo assinado com Grupo Nordeste engloba a Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano (APFNT), Associação dos Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste (PLOMBAR), Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA). 

"Destas medidas descascam-se a manutenção de áreas florestais e a sua proteção contraincêndios, programas de proteção de espécies que habitam a zona de impacto dos reservatórios: aves de rapina, mamíferos aquáticos (lontra, e toupeira-de-água), morcegos, lobos", indicou a fonte. 

Através destas iniciativas, a Movhera "orgulha-se de contribuir para a proteção do meio ambiente e da biodiversidade da região onde estão instalados os seus ativos, bem como de desenvolver o emprego local". 

"Os trabalhos protocolados asseguram 16 postos de trabalho neta região do Planalto Mirandês (Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso) ", indica a nova concessionária das seis barragens situadas na bacia hidrográfica do Douro. 

Miguel Nóvoa, coordenador do Grupo Nordeste, disse que a preferência da Movhera pela escolha de entidades locais ligadas ao desenvolvimento sustentável só demonstra uma atitude positiva e construtiva para o desenvolvimento sustentável com base no potencial natural do território. 

"Este investimento reverte na sua maioria para a região, através de aquisição de consumíveis e materiais diversos é importante para a economia local e ao mesmo tempo ajuda a fomentar a fomentar a criação de emprego", garante o dirigente. 

Este protocolo com a nova entidade concessionária das seis barragens da bacia hidrográfica do Douro é, na opinião de Miguel Nóvoa, uma aposta no conhecimento deste território do interior profundo que por vezes é esquecido em detrimento de outras opções geográficas. 

O consórcio da Engie, Crédit Agricole Assurances e a Mirova, que comprou seisbarragens à EDP por 2,2 mil milhões de euros, criou a marca Movhera para atuarno negócio, em Portugal.

A Assembleia Geral da Movhera, a nova concessionária das seis barragens transmontanas validou a transferência definitiva da sede da empresa do Porto para Miranda do Douro em 31 de março de 2021. 

 



PARTILHAR:

Escritor e jornalista José Viale Moutinho vence Prémio D. Diniz

Ex-diretora da Escola de Saúde de Bragança acusada de se apropriar de 35 mil euros