Pelo oitavo ano consecutivo, a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) assinala, no dia 8 de Maio, o Dia Internacional do Burro (DIB), uma iniciativa que pretende promover a dignificação de todos os burros.

Na AEPGA destacamos o Burro de Miranda, uma raça autóctone portuguesa ameaçada de extinção, que contribuiu de forma determinante para a ruralidade, cultura e história Portuguesas

No ano passado, iniciámos a divulgação das 5 Liberdades do Bem-Estar Animal nos cartazes alusivos à celebração do DIB, sensibilizando o nosso público para esta questão, que nos é tão cara. Este ano iremos abordar a Liberdade para Expressar Comportamentos Normais.

Esta Liberdade enfatiza a necessidade de serem oferecidas condições básicas para que os animais se possam comportar de forma natural, de acordo com a sua própria espécie. Estas condições estão frequentemente associadas à companhia de outros animais e ao espaço onde vivem, que deverá ter as dimensões mínimas apropriadas, e a presença de estímulos que o enriqueçam.

Atendendo à Missão da nossa associação, que visa não só proteger, como também aportar uma imagem positiva dos burros para a sociedade, voltamos a utilizar a arte e a interatividade que os meios digitais permitem, convidando a comunidade a associar-se à nossa causa.

Todos os que quiserem juntar-se a nós na missão de disseminar a mensagem de que todos os animais merecem uma vida feliz, poderão fazê-lo enviando vídeos, desenhos, esculturas, performances ou músicas com o tema da Liberdade para Expressar Comportamentos Normais, através do email [email protected], durante o mês de Maio.

Todos os conteúdos recebidos serão publicado no site do Dia do Burro (www.diadoburro.pt). Poderá também publicar a sua criação nas redes sociais, usando o #diadoburro.

A participação da comunidade é fundamental para que consigamos chegar a cada vez mais pessoas. Participe na iniciativa e divulgue-a junto dos seus amigos e familiares.

Fotografia: António Pereira

 



PARTILHAR:

Empate complica contas da subida do Chaves

Intoxicações: Picada ou mordedura de animal