As altas temperaturas e os baixos valores de pluviosidade que caracterizaram este Verão atrasaram o aparecimento dos cogumelos selvagens que, por esta altura, já deveriam estar a despontar nos montes transmontanos.

Em Montalegre, o atraso no aparecimento desta espécie alimentar da família de certos grupos de fungos, também conhecidos por míscaros, obrigou ao adiamento das primeiras jornadas sobre o tema, que a Câmara Municipal de Montalegre e o clube local Papaventos estão a organizar conjuntamente. O evento deveria ter lugar este fim-de-semana. No entanto, se assim fosse, os participantes nas jornadas arriscavam-se a nem sequer ver a cor dos cogumelos, pois basta um pequeno passeio pelos campos para constatar que eles ainda não começaram a despontar.

O evento deveria ter lugar este fim-de-semana. No entanto, se assim fosse, os participantes nas jornadas arriscavam-se a nem sequer ver a cor dos cogumelos, pois basta um pequeno passeio pelos campos para constatar que eles ainda não começaram a despontar. A organização decidiu, por isso, adiar o encontro para o fim-de-semana de 8 e 9 de Novembro, na esperança que, até lá, chova bastante e os míscaros dêem o ar da sua graça. Além de palestras sobre o tema e uma exposição, as jornadas sobre cogumelos incluem idas ao campo para apanhar cogumelos. Para participar nesta actividade, os participantes (que poderão inscrever na Câmara Municipal) terão que vir munidos de uma faca e uma cesta de vime.



PARTILHAR:

Alfabetização em marcha

Face às explicações