A Associação de Municípios de Baixo Sabor (AMBS) vai investir cerca de 380 mil euros na sinalização do Circuito Automóvel Panorâmico dos Lagos do Sabor, que tem uma extensão de 220 quilómetros e abrange quatro concelhos.

"Esta iniciativa tem como principal objetivo a criação de um circuito automóvel turístico que ajude a promover o território do Baixo Sabor e ao mesmo tempo dar a conhecer as potencialidades dos lagos do Sabor, bem como os produtos locais, cativando vários públicos a nível nacional e internacional", disse hoje à Lusa o secretário executivo da AMBS, Vitor Sobral.

Os novos “infopontos” serão colocados neste circuito automóvel que abrange os municípios de Torre de Moncorvo, Alfandega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança.

Estes “infopontos” pretendem oferecer as mais-valia do território abrangido pela albufeira da barragem do Baixo Sabor, tais como a cultura e o património edificado e natural, bem como o potencial aquático da região e a gastronomia.

"Tudo isto está alocado ao atrativo regional que são os lagos do Sabor e [visa] criar uma estratégia de comunicação com os visitantes", disse o responsável.

Ao longo do percurso começaram já a ser colocadas 34 estruturas feitas em madeiras, "que não criam impacto visual" na paisagem, onde serão colocados mapas, roteiros, sugestões gastronómicas ou monumentos a visitar nos quatro concelhos que integram o circuito.

"Os ‘infopontos’ vão igualmente contar histórias dos locais onde estão instalados ou descrever a sua biodiversidade", frisou à Lusa Vitor Sobral.

O projeto turístico "Lagos do Sabor" prevê ainda a criação de um "Eco-Resort" flutuante, com unidades de alojamento e capacidade de navegação nos lagos, pontos de ancoragem em forma de flor de amendoeira com pequenas piscinas centrais, praias fluviais e ancoradouros”, abrangendo os quatro municípios numa única gestão ao longo de 70 quilómetros de lagos.

Outras das iniciativas previstas passa pela criação de um sistema de visitação do território com uma embarcação de passeio, dotada de conteúdos interpretativos e realidade aumentada, e o reordenamento da rede de percursos pedonais preexistentes nos municípios promovendo a sua ligação através de um grande circuito panorâmico automóvel.

Em 2017, foi aprovada uma candidatura ao Portugal 2020 com o objetivo de promover a valorização turística do património natural da albufeira do Baixo Sabor e marca Lagos do Sabor.



PARTILHAR:

GNR detém dois homens por ameaças e coação

Geoparque promove gastronomia