A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes mostrou-se hoje apreensiva com a deterioração dos serviços de distribuição postal dos CTT no território do Nordeste Transmontano, após o anúncio do encerramento do centro de distribuição postal de Vimioso.

"A perda de serviços em todos os concelhos que integram CIM-TTM é sempre preocupante. A situação torna-se ainda mais preocupante, quando estas decisões são tomadas sem consulta prévia aos municípios", adiantou à Lusa o presidente da CIM-TTM, Artur Nunes.

Para este autarca, a reorganização de serviços, levada a cabo pelos CTT, tem conduzido a vários constrangimentos "num processo de decisão unilateral"que põe em causa os princípios do serviço público a que esta está obrigada.

"Com o encerramento deste tipo de serviço, é mais um passo em direção ao despovoamento do território, que já por si é acentuado. Se há uma política para o interior, todas estas decisões de encerramento de serviços deveriam ser equacionados, para que haja um futuro para o interior", vincou o também autarca de Miranda do Douro.

O último caso prende-se com o encerramento do Centro de Distribuição Postal de Vimioso, fechado desde 26 de fevereiro, passando a distribuição a fazer-se a partir de Miranda do Douro.

Este facto levou a autarquia de Vimioso a apresentar na última reunião do Conselho Intermunicipal uma moção, aprovada, por unanimidade, em Reunião de Câmara, onde questiona e condena este encerramento.

O documento demonstra também "o descontentamento" por não ter sido ouvida no processo, manifesta a sua preocupação pela diminuição do serviço prestado e expõe a sua apreensão relativamente ao futuro do balcão dos CTT de Vimioso.

Sobre isto, já o município de Vimioso se pronunciou, temendo que este encerramento propicie a degradação do serviço, "dando-se o primeiro passo para o encerramento do balcão de Vimioso, a curto ou médio prazo".

"A Câmara não foi informada pela empresa [CTT] da decisão de encerramento do centro de distribuição postal de Vimioso", vincou o presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo.

O município de Vimioso "exige a imediata reabertura do Centro de Distribuição Postal local, o reforço de carteiros e a melhoria da generalidade dos serviços."

Esta posição foi subscrita pelos nove membros do Conselho Intermunicipal, que demonstraram também o seu descontentamento com as outras questões relacionadas com os serviços de distribuição postal dos CTT no território.

Os representantes dos nove municípios que integram a CIM-TTM, consideram que a distribuição postal no território tem vindo a piorar tem vindo a piorar, colocando em causa um serviço público, considerado "essencial" para a população.

Os autarcas que entregam a CIM-TTM temem que se esteja perante um processo que conduza ao esvaziamento de serviços, com claro prejuízo para as populações e requerem a reposição do serviço encerrado e a intervenção das entidades competentes tendo em vista a melhoria dos serviços prestados.

A CIM-TTM anunciou ainda que vai fazer chegar esta posição à administração dos CTT, à entidade reguladora e Assembleia da República.

Também o Bloco Esquerda e o PCP protestaram contra o encerramento do centro de distribuição Postal de Vimioso.



PARTILHAR:

Projeto da Azimute foi um dos vencedores da Missão Continente 2017

Câmara de Vila Real anuncia apoio à esterilização para adoção de animais