Os municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega não vão autorizar qualquer licença para romarias, festas e eventos similares até 30 de setembro devido à pandemia de covid-19, anunciou o organismo.

Em comunicado, a CIM do Alto Tâmega, que junta seis municípios do distrito de Vila Real, explicou que a decisão se deve aos “graves riscos de saúde pública associados à propagação da pandemia”.

As autarquias de Chaves, Boticas, Montalegre, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena “não vão autorizar qualquer licença para romarias, festas e eventos similares que decorram até final do mês de setembro”.

A nota realça ainda que a decisão tem em consideração “as orientações do Governo relativas à proibição de festivais e situações análogas até 30 de setembro e da Conferência Episcopal relativas ao adiamento de festas, romarias e outras atividades similares também até 30 de setembro”.

Além do cancelamento de celebrações como feriados municipais, festas das localidades ou romarias nos seis concelhos, na cidade de Chaves foi cancelado o Festival N2 e a Festa dos Povos, que estavam previstos para agosto.

Em Valpaços não se irá realizar a Feira Franca, enquanto em Vila Pouca de Aguiar a Feira do Mel (agosto) e a Feira das Cebolas (setembro) irão ter um formato diferente, com espaços para os produtores locais escoarem a sua produção, explicou a autarquia.



PARTILHAR:

Ensino Superior vai ser “de certeza presencial” a partir de setembro

Retomadas as viagens de barco entre o cais da Congida e Villvestre em Espanha