O presidente da Câmara Municipal de Chaves afirmou na passada sexta-feira, dia 17 de novembro, que está disposto a investir até 50 mil euros em propostas resultantes do seminário nacional “Participa +”.

Tendo por base o debate e a partilha de ideias, a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) trouxe a Chaves, no passado fim-de-semana, duas centenas de jovens e decisores políticos de todo o país para discutir estratégias no âmbito da juventude no poder local.

Durante a sessão de abertura, Nuno Vaz Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Chaves, destacou a importância da participação dos jovens na sociedade e prometeu investir “numa ação concreta”, que saia do evento, “inserida no orçamento [municipal] de Chaves, até 50 mil euros”. “O futuro do interior joga-se através do papel ativo dos jovens que desenvolvem o seu projeto de vida”, sublinhou também o autarca.

A partilha de ideias, contactos e propostas entre os representantes de mais de 40 autarquias e 80 associações juvenis de todo o país foi uma constante ao longo do “Participa +”. Este debate foi canalizado para um momento de trabalho de grupo com vista à criação de soluções e respostas sólidas a problemas pelo quais passam os jovens, no âmbito de temas como: emprego e emprendedorismo, saúde e bem-estar, inclusão social, voluntariado, educação e formação e o papel das associações juvenis.

No final, o objetivo é que a FNAJ possa criar um documento - “Plano Estratégico de Políticas de Juventude no Poder Local - Medidas orientadoras” -, partindo da Estratégia Europeia 2020 e da Estratégia Europeia para a Juventude, e apresentá-lo na Assembleia da República.

Texto: Pedro Ferreirinha e Ana Regina Ramos
Foto: Pedro Ferreirinha



PARTILHAR:

Rota com 200 quilómetros vai ligar cinco concelhos da Peneda-Gerês

Espanhóis despejam para o Douro esgotos sem "tratamento"