O presidente da câmara de Chaves anunciou a suspensão temporária da componente "de obra" do orçamento participativo devido ao "inaceitável grau de incumprimento", faltando executar quatro propostas num financiamento de 734 mil euros.

Nuno Vaz referiu, em comunicado, que esta suspensão manter-se-á até que todas as obras aprovadas e referentes aos anos 2014, 2015, 2016 e 2017 estejam executadas.

O autarca socialista, eleito em outubro, considerou "inaceitável o grau de incumprimento dos sucessivos orçamentos participativos, onde faltam executar quatro propostas no valor de 734 mil euros".

O presidente afirmou que quer "governar o concelho em proximidade com os flavienses" e, nesse sentido, quer "dar ainda mais credibilidade e mais visibilidade a este tipo de instrumentos, que contribuem para o restabelecimento da confiança entre eleitores e eleitos e para a implementação de melhores políticas públicas".

Em 2018, os cidadãos interessados em participar no orçamento participativo de Chaves poderão apenas apresentar as suas propostas na componente "promoção e dinamização - projetos de âmbito cultural e desportivo", com uma verba disponível de 30 mil euros.

Entre as obras que ganharam o orçamento participativo de anos anteriores estão a construção de um canil/gatil e uma ecopista termal, que tinha por finalidade proceder à revitalização do espaço da antiga linha férrea.

A componente de "requalificação urbanística e construção e/ou requalificação de equipamentos públicos", agora suspensa, atingia um financiamento de 250 mil euros.
Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Alfândega da Fé e Freixo de Espada à Cinta na mira do Conselho de Finanças Públicas

Viagem pelos 897 quilómetros de Douro dá origem a músicas e documentário