A Câmara de Chaves anunciou hoje que quer criar uma rota literária para homenagear Luís de Camões e lançar o debate sobre as origens do escritor, que relatos locais reivindicam estarem relacionadas com este concelho transmontano.

Conjuntamente com o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, o município do distrito de Vila Real vai organizar o encontro temático “A obra, vida e mito: Camões por Chaves”, nos dias 06 e 07 de março, no Museu de Arte Contemporânea de Chaves.

A câmara disse hoje, em comunicado, que o objetivo é a “procura da verdade” sobre o poeta português.

Em algumas notas biográficas sobre o escritor é referido que terá nascido em Coimbra ou Lisboa, no ano de 1524, e que morreu em 1580.

De acordo com município, "Chaves faz parte da história e mitologia que acompanham Camões”, razão pela qual explicou que se “pretende aflorar a temática com os maiores especialistas nesta área”, que irão apresentar no encontro o “conhecimento já adquirido sobre as origens do poeta”.

Segundo a autarquia, a “’Família Flaviense de Luís Vaz de Camões’ tem sido o tema central de várias publicações, que apresentam indícios sobre as origens flavienses de Luís Vaz de Camões”.

“Da sua vida pouco se sabe, no entanto, nos testemunhos populares de tradição oral, encontramos fortes indícios de que o seu percurso de vida se cruzou com a localidade de residência da sua família”, salientou a autarquia.

A câmara destacou ainda que a cidade “preserva a memória do poeta, através de várias referências toponímicas, entre elas a maior Praça do Concelho”.

“Os Camões eram senhores de Vilar de Nantes, onde hoje um edifício em ruínas ainda é conhecido como ‘Casa de Camões’ podendo ter pertencido ao seu avô. Algumas versões da história local apontam como provável local de nascimento de Luís Vaz de Camões essa mesma casa”, referiu o município.

A Câmara de Chaves anunciou ainda que, "entre as várias ações de divulgação daquele que foi o maior escritor de língua portuguesa", pretende "também criar e dinamizar uma rota literária, que homenageará" Luís Vaz de Camões.

Fotografia de Fernando DC Ribeiro



PARTILHAR:

PS rejeita críticas de Rio sobre modelo económico seguido pelo Governo

Montalegre atrai espanhóis para ter casa cheia no mundial de Ralicrosse