O Vitória de Guimarães venceu hoje em casa do Desportivo de Chaves, equipa que regressa ao primeiro escalão, por 1-0, em jogo da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol.

André Silva marcou, aos 45+3 minutos, o golo do triunfo dos vimaranenses, que terminaram a partida reduzidos a nove jogadores por expulsão de Alfa Semedo, aos 82, e de Matheus Índio, aos 90+5.

Depois de uma vitória e um empate com a Puskas Akademia e da derrota em casa do Hajduk Split, nas pré-eliminatórias da Liga Conferência Europa, o Vitória somou o segundo triunfo vitória da temporada, juntando-se a FC Porto, Benfica, Estoril Praia, Vizela e Boavista como equipas que somaram três pontos na primeira ronda.

 

Declarações dos treinadores do Desportivo de Chaves e do Vitória de Guimarães (0-1), no final do encontro da 1.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol:

 

- Vítor Campelos (treinador do Desportivo de Chaves): “Fizemos de tudo e preparámo-nos durante a semana para entrarmos fortes durante o jogo e vencermos o adversário, que é de valor.

Podia referir o cansaço do Vitória [de Guimarães], mas também que já tem ritmo com três jogos oficiais e trocaram algumas peças para refrescar a equipa.

Estivemos em alguns momentos por cima do jogo, fomos muito fortes na reação à perda. Sofremos o 1-0 já nos descontos, num lance em que devíamos ter sido mais agressivos e podíamos ter chegado mais perto da bola.

Retificámos algumas coisas ao intervalo que tínhamos de melhorar, principalmente para ligar o jogo entre os médios. Podíamos ter marcado pelo João Mendes, que teria catapultado o jogo para um resultado diferente. Com as mexidas, acabámos por cima, mas o Vitória também ficou em inferioridade numérica.

Tivemos vários jogadores que se estrearam na I Liga, esse fator de ser a primeira vez que jogavam pode ter trazido ansiedade, mas com o decorrer do jogo, viram que têm qualidade e valia para jogar a este nível. Tenho a certeza que muitos deles podem almejar jogar em outros patamares.

[Sobre o plantel] As equipas que subiram acabaram por manter um maior número de jogadores da época passada. Os que chegaram estão a adaptar-se ao modelo de jogo da equipa, outros chegaram mais tarde e precisam de se adaptar ao campeonato. A direção tem consciência que faltam chegar alguns jogadores para completar o plantel. Eu tento tirar o máximo proveito dos jogadores que tenho e é isso que faço no dia-a-dia.

 

- Moreno Teixeira (treinador do Vitória de Guimarães): “Bom jogo, para uma primeira jornada, com duas equipas com intenções positivas. Reconhecíamos antes do jogo, e reconhecemos hoje, que o Chaves tem realmente jogadores muito interessantes, que nos criaram alguns problemas.

Até ao minuto 80, em que o Alfa é expulso, pareceu-nos que o Vitória foi sempre mais equipa. Tivemos algumas dificuldades na primeira parte e a felicidade do golo do Chaves estar fora de jogo e termos marcado poucos minutos depois.

Faltou-nos eficácia ofensiva para fazer o segundo golo e não sofrermos como sofremos. Com as expulsões é normal a reação que a equipa teve, depois é o que gosto no grupo de trabalho, espírito de sacrifico fantástico, à imagem do Moreno. A vitória é justa frente a um adversário competente que não tenho dúvidas que vai fazer uma boa época.

É pena não que não possamos desfrutar da vitória durante a toda a semana pois temos já jogo na quarta-feira [para a Liga Conferência Europa]. Mas preparar os jogos em cima das vitórias ajuda e merecemos por tudo o que se tem passado. Devemos e merecemos desfrutar estes três pontos, mas temos que começar a pensar no Hajduk Split. Acredito que este grupo vai dar uma boa resposta na quarta-feira.

Preferia ter acabado o jogo com 11 e ter o grupo disponível para a próxima jornada, mas nunca olho para as ausências, porque permite que outros atletas apareçam. Vamos apresentar uma equipa competitiva com o Estoril”.

 

O Desportivo de Chaves perdeu por 1-0 frente ao Vitória de Guimarães, em jogo da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, realizado hoje em Chaves.

Jogo realizado no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves – Vitória de Guimarães, 0-1.

Ao intervalo, 0-1.

Marcadores:

0-1, André Silva, 45+3 minutos.

 

Equipas:

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Steven Vitória, Nélson Monte (Patrick, 90+1), Bruno Langa, Kevin Pina (Jonny Arriba, 69), Benny (Guima, 69), João Teixeira (Hélder Morim, 81), João Mendes, Batxi e Héctor Hernández (Jô Batista, 81).

(Suplentes: Ziga Frelih, Patrick, Sandro Cruz, Guima, Jonny Arriba, Queirós, Hélder Morim e Jô Batista).

Treinador: Vítor Campelos.

- Vitória de Guimarães: Bruno Varela, Miguel Maga, Amaro, Mikel, Hélder Sá, Tiago Silva (Matheus Índio, 86), Ibrahima Bamba (Alfa, 55), Lameiras, André Almeida (Dani Silva, 74), Jota (Nélson da Luz, 74) e André Silva (Anderson, 74).

(Suplentes: Celton Biai, Abdul Mumin, Nélson da Luz, Matheus Índio, Ryoya, Alfa, Anderson, Antoñin e Dani Silva).

Treinador: Moreno Teixeira.

 

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Mikel (16), Batxi (16), Miguel Maga (18), Ibrahima Bamba (23), Hélder Sá (46), Amaro (54), Nélson Monte (63), Tiago Silva (82), Bruno Varela (82) e Matheus Índio (90 e 90+5). Cartão vermelho direto a Alfa (82). Cartão vermelho por acumulação a Matheus Índio (90+5). 

Assistência: Cerca de 7.526 espetadores.



PARTILHAR:

População “quintuplica" em Ribeira de Pena e câmara reabastece depósitos

Câmara da Régua homenageia Bombeiros no dia da cidade