O líder Benfica aumentou hoje para oito pontos a vantagem sobre o atual segundo classificado FC Porto, ao vencer em casa o Desportivo de Chaves, por 5-0, em jogo da 11.ª jornada da I Liga de futebol.

Horas depois de os 'dragões' terem empatado em casa do Santa Clara (1-1), o Benfica venceu os flavienses com golos de David Neres (02 minutos), Grimaldo (10), Gonçalo Ramos (37), Musa (81) e Rafa (90+3).

Os 'encarnados', ainda invictos esta temporada, passam a somar 31 pontos, mais oito do que o FC Porto e nove do que o Sporting de Braga, que tem menos um jogo, enquanto o Desportivo de Chaves, que vinha de duas vitórias seguidas e não perdia há três jogos no campeonato, é 10.º, com 15 pontos.

 

Futebol: I Liga / Benfica – Desportivo de Chaves (Ficha)

 

 O Benfica venceu hoje o Desportivo de Chaves, por 5-0, em jogo da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Lisboa.

  

Jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa.

Benfica – Desportivo de Chaves, 5-0.

Ao intervalo: 3-0.

Marcadores:

1-0, Neres, 02 minutos.

2-0, Grimaldo, 10.

3-0, Gonçalo Ramos, 37.

4-0, Musa, 81.

5-0, Rafa, 90+3.

 

Equipas:

- Benfica: Vlachodimos, Bah (Gilberto, 63), António Silva, Otamendi, Grimaldo, Aursnes (Chiquinho, 89), Enzo Fernández, David Neres (Diogo Gonçalves, 71), João Mário (Florentino, 63), Rafa e Gonçalo Ramos (Musa, 72).

(Suplentes: Helton Leite, Gilberto, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Ristic, Brooks, Musa, Florentino e João Victor).

Treinador: Roger Schmidt.

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Steven Vitória, Nelson Monte, Queirós, João Mendes (Benny, 76), Guima (Edu, 76), João Teixeira, Abass Issah (Euller, 46), Hector (Juninho, 46) e Jonny Arriba (Luther, 63).

(Suplentes: Rodrigo, Luther, Euller, Juninho, Edu, Ponck, Morim, Benny e Jô Batista).

Treinador: Vítor Campelos.

  

Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Aursnes (31), Otamendi (31), Guima (41) e Abass Issah (44).

Assistência: 54.990 espetadores.

 

COMENTÁRIO: Benfica goleia Desportivo de Chaves e alarga vantagem na liderança

 

 O Benfica elevou para 21 a série de jogos sem perder ao receber e vencer o Desportivo de Chaves, por 5-0, em jogo da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

David Neres inaugurou o marcador, aos 02 minutos, e Grimaldo ampliou a contagem, aos 10, Gonçalo Ramos, aos 37, fez o 3-0. Na segunda parte Musa, aos 81 minutos, e Rafa, aos 90+3, completaram a mão cheia de golos.

Com este triunfo o Benfica, que soma agora 31 pontos, capitaliza o empate desta tarde do FC Porto frente ao Santa Clara (1-1) e eleva para oito os pontos de vantagem para o segundo lugar, que está provisoriamente nas mãos dos campeões nacionais em título. Já os flavienses permanecem com os 15 com que entraram para esta jornada.

Em relação o triunfo frente à Juventus (4-3), da quinta jornada do grupo H da Liga dos Campeões, o treinador Roger Schmidt fez uma alteração. Colocou em campo David Neres, retirou Florentino e fez recuar Aursnes para fazer dupla com Enzo Fernández.

Os ‘encarnados’ entraram praticamente a ganhar, já que David Neres, que recebeu a bola de António Silva, viria a inaugurar o marcador logo aos 02 minutos. O brasileiro puxou a bola da direita para o meio, aproveitou o espaço deixado em aberto por Gonçalo Ramos, tirou Guima e João Teixeira da frente e rematou em arco, de pé esquerdo, para o fundo da baliza de Paulo Vítor.

O Desportivo de Chaves sentiu muitas dificuldades para ligar o jogo e sair do seu meio-campo e tudo se complicou quando Grimaldo, aos 10 minutos, fez o 2-0 de livre direto a castigar falta de João Teixeira sobre Rafa, a um metro da grande área, em posição frontal.

Com o passar dos minutos o Benfica baixou a intensidade e isso permitiu aos flavienses aparecerem no jogo até que, aos 34 minutos, Enzo Fernández errou o passe e ‘ofereceu’ a bola a Hector Hernández e este rematou de pé direito para defesa de Vlachodimos, dando assim o primeiro sinal de perigo.

O Benfica acusou o toque e voltou a carregar os comandados de Vítor Campelos e, aos 37 minutos, David Neres colocou a bola em Aursnes, este cruzou-a e o guarda-redes Paulo Vítor, com uma defesa incompleta, deixou Gonçalo Ramos à solta para o 3-0.

Ao intervalo, o Chaves deixou no balneário Abass Issah e Hector Hernández, chamando ao jogo Euller e Juninho, respetivamente, mas foi o Benfica a introduzir novamente a bola na baliza adversária, numa jogada magistral e um uma ‘bomba’ de Enzo Fernández, aos 55 minutos, contudo o golo acabaria anulado por posição irregular de Aursnes numa das triangulações.

Com uma postura mais contida, até porque estava a vencer por 3-0, o Benfica foi controlando o jogo.

Os flavienses, fruto das alterações apostaram num 3-5-2, em detrimento do 4-3-3 inicial, foram equilibrando as forças até que, aos 81, Musa viria a fazer o 4-0, após assistência de Diogo Gonçalves. Curiosamente dois jogadores que tinham entrado, aos 71, para os lugares de Gonçalo Ramos e David Neres.

Já na compensação, Rafa obrigou Paulo Vítor a aplicar-se impendido, contudo aos 90+3, o guardião foi incapaz de travar o cabeceamento do camisola 27 do Benfica, após um remate à barra de Gilberto.

 

Benfica – Desportivo de Chaves (declarações)

Declarações após o jogo Benfica – Desportivo de Chaves (5-0), da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol:

 

Roger Schmidt (Treinador do Benfica):

“Foi uma exibição incrível, muito importante depois do jogo da Liga dos Campeões, em que estivemos a um nível muito alto. Hoje voltamos a mostrar um bom futebol, com a mesma concentração e felicidade dentro de campo. Estivemos muito bem, grandes golos, muitas oportunidades e sem sofrer golos. Estou feliz, porque sei que depois da Liga dos Campeões não é fácil conseguir estas prestações.

O próximo objetivo é jogar com o Maccabi e queremos ganhar. Queremos ganhar cada jogo e o próximo é difícil, num estádio difícil e temos de nos focar nesse jogo e não pensar se temos ou não uma série de vitórias. Eu penso num jogo de cada vez.

Os adeptos sonham com o título e fazemos o nosso melhorar para eles. Queremos deixá-los felizes com bom futebol e estamos a trabalhar bastante para ter vitórias. Jogámos bem, como uma equipa, temos qualidade para ser campeões, mas há ainda 23 jogos para disputar e tudo pode acontecer. Se continuarmos assim temos mais hipóteses.

Estávamos muito motivados, estamos focados nos nossos jogos, cada jogo é difícil, e o empate do FC Porto não foi uma motivação extra”.

 

Vítor Campelos (Treinador do Desportivo de Chaves):

“Sabíamos que o Benfica ia entrar forte, que estava forte, que tínhamos de estar concentrados, mas acabámos por sofrer um golo muito cedo, o que nos condicionou e deu confiança ao Benfica. Tínhamos de ser um Chaves fantástico e um Benfica menos bom para levar daqui um bom resultado.

Num resultado destes temos de dar mérito ao adversário e saber reconhecer que foi mais forte. Não queríamos um resultado destes, muito menos com estes números, mas temos de olhar já para o próximo encontro, com o Santa Clara, pois esta derrota custou apenas três pontos.

Tenho de dar uma palavra aos nossos jogadores, que deram o que tinham, foram determinados e tiveram atitude. Tiveram algumas falhas de concentração, mas também é com estes jogos que podem ganhar mais experiência. Muitos jogadores vieram da II Liga e é também nestes cenários que podem crescer. Agora temos de nos focar no próximo jogo do campeonato, que é o mais importante”.



PARTILHAR:

Linha ferroviária de alta velocidade Porto-Vigo é tema incontornável

PSD reage sem surpresa a detenção de presidente e 'vice' da câmara de Montalegre