O município de Chaves dispõe, agora, de uma plataforma – Instituições de Memória – que centraliza a informação que é produzida a nível local e a converte, de uma maneira rápida e eficiente, em informação acessível a todos em qualquer parte do mundo. As três instituições de memória flavienses – arquivo, biblioteca e museus – concentram a informação que geram nesta plataforma, que funciona através de uma pesquisa centralizada.
Instituições de Memória é, assim, um portal de pesquisa que representa um ponto de acesso único a todos os recursos de informação da sua instituição. O software é capaz de pesquisar o seu catálogo da biblioteca, repositório institucional, sítio Web, bem como qualquer outra fonte de informação ou base de dados remota.
Esta plataforma está disponível no novo site da autarquia, em www.chaves.pt, podendo igualmente ser consultada através de “pesquisa.chaves.pt” para arquivos, “museus.chaves.pt” para museus e “catalogo.biblioteca.chaves.pt” para bibliotecas.
Lançado no início do mês de novembro, o novo website da autarquia flaviense enquadra-se na estratégia do atual executivo de assegurar uma comunicação permanente com os munícipes. Com uma imagem renovada, mais funcionalidades e uma estrutura mais simplificada, o lançamento desta nova plataforma tem como objetivos principais aproximar “ainda mais” a edilidade dos seus munícipes, bem como chegar a um maior número de utilizadores. 
Com um design moderno, apelativo e funcional, e uma oferta de conteúdos reforçada, a nova página da internet privilegia a interação com as redes sociais e o recurso abundante a elementos multimédia (imagens e vídeos), destacando, em primeiro plano, a divulgação das principais iniciativas e projetos desenvolvidos pela instituição. Com traduções em nove línguas e através desta estrutura mais simplificada, torna-se mais fácil encontrar a informação de que precisa em qualquer dispositivo, uma vez que o conteúdo do novo site se adapta aos visores de smartphones e tablets.
Em suma, a nova ferramenta de divulgação aposta na facilidade de acesso à informação e numa dinâmica interativa com o munícipe/utilizador a poder partilhar facilmente sugestões, reclamações e pedidos de informação.
 



PARTILHAR:

O exemplo de Francisco

Comédia une mundo rural