O Sporting de Braga isolou-se hoje no quarto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao empatar em casa a um golo com o Desportivo de Chaves, no jogo que encerrou a 19.ª jornada.

Quatro dias depois de ter conquistado a Taça da Liga, o Sporting de Braga adiantou-se no marcador por Zalazar, aos 52 minutos, mas Steven Vitória empatou para os transmontanos, aos 64.

Os bracarenses passam a ter 37 pontos, mais um do que o Vitória de Guimarães, quinto, ficando a sete pontos do FC Porto, terceiro posicionado, enquanto o Desportivo de Chaves interrompeu uma série de seis derrotas seguidas e deixou o 18.º e último lugar, por troca com o Vizela, que tem os mesmos 13 pontos.


I Liga / Sporting de Braga - Desportivo de Chaves (Ficha)

O Sporting de Braga e Desportivo de Chaves empataram hoje 1-1, em jogo da 19.ª jornada da I Liga de futebol, disputado em Braga.

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga – Desportivo de Chaves, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Zalazar, 52 minutos.

1-1, Steven Vitória, 64.

Equipas:

- Sporting de Braga: Matheus, Joe Mendes (Victor G´mez, 86), Paulo Oliveira (Cher Ndour, 86), Serdar, Borja, Al Musrati, Zalazar, Pizzi (Rony Lopes, 78), Álvaro Djaló, Ricardo Horta e Abel Ruiz.

(Suplentes: Lukas Hornicek, Victor Gómez, José Fonte, Chissumba, Djibril Soumaré, Nuno Matos, Cher Ndour, Roger e Rony Lopes).

Treinador: Artur Jorge.

- Desportivo de Chaves: Hugo Souza, Steven Vitória, Vasco Fernandes, Júnior Pius (Cafu Phete, 81), João Correia, Guima, Raphael Guzzo (Benny, 58), Sandro Cruz (Bruno Langa, 58), Kelechi, Rúben Ribeiro (Sanca, 74) e Héctor Hernández (Paulo Vítor, 74).

(Suplentes: Rodrigo, Bruno Langa, Carraça, Cafu Phete, Benny, Morim, Sanca, Jô Batista e Paulo Vítor).

Treinador: Moreno.

Árbitro: João Gonçalves (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Rúben Ribeiro (27), Raphael Guzzo (33), Steven Vitória (70 e 90+10), João Correia (90+7), Abel Ruiz (90+11). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Steven Vitória (90+10).

Assistência: 11.019 espetadores.


SÍNTESE:


Sporting de Braga empata com Chaves e vê pódio mais longe

 O Sporting de Braga empatou hoje na receção ao Desportivo de Chaves (1-1), no fecho da 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e atrasou-se na luta pelo pódio, enquanto os transmontanos deixaram o último lugar.

Na ‘ressaca’ da conquista da Taça da Liga, há quatro dias, a formação orientada por Artur Jorge sabia que só podia vencer para não ver fugir os três primeiros – Sporting, com 49, Benfica, com 48, e FC Porto, com 44 -, que venceram os seus jogos na jornada.

O quarto golo de Zalazar pelo clube, aos 52 minutos, adiantou os minhotos, mas Steven Vitória empatou, aos 64, e colocou a partida num impasse, com Artur Jorge a reforçar o ataque.

Rony Lopes, primeiro, e o ‘reforço’ Cher Ndour, que se estreou depois, aos 87, não conseguiram inverter a tendência, apesar do caudal ofensivo criado pelos minhotos, que iam desperdiçando as oportunidades criadas.

O resultado deixa o Braga nos 37 pontos, tendo ‘descolado’ do Vitória de Guimarães, que perdeu em casa do Gil Vicente (1-0) e segue em quinto, já a sete pontos dos ‘dragões’, terceiros.

O resultado sorri, antes, à equipa de Moreno, que ainda viu Steven Vitória ser expulso aos 90+10 de um jogo que parecia ‘interminável’, para lá dos 90+14 e com várias oportunidades do Braga.

Os flavienses puseram fim a uma série de seis derrotas seguidas e chegaram aos 13 pontos, os mesmos do Vizela, a quem entregam a lanterna-vermelha de 18.º e último.

No outro jogo do dia que encerrou a 19.ª ronda do campeonato, o finalista vencido da Taça da Liga, o Estoril Praia, foi a Vila do Conde ‘estragar’ a festa que o Rio Ave se preparava para fazer, depois do tento inaugural de Boateng, aos 56 minutos.

No dia da estreia de João Teixeira pelos vila-condenses, Heriberto impôs a igualdade, aos 85, e deu um ponto aos ‘canarinhos’, já sem Koindredi, vendido hoje ao Sporting, seguindo quase tão ‘aflitos’ como os nortenhos na tabela.

A equipa orientada por Vasco Seabra pôs fim a uma série seguida de três derrotas no campeonato, seguindo em 15.º lugar, um posto e um ponto acima dos ‘rioavistas’, que não ganham há três partidas e estão em lugar de play-off de manutenção.




COMENTÁRIO:

Sporting de Braga empata com último Desportivo de Chaves e vê trio afastar-se

Sporting de Braga e Desportivo de Chaves empataram hoje 1-1, na 19.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo com um final emotivo e em que os minhotos não deram sequência à conquista da Taça da Liga.

Zalazar marcou primeiro para os bracarenses (52), mas Steven Vitória empatou aos 64, resultado que penaliza a falta de eficácia dos minhotos, que, apesar do jogo menos conseguido, estiveram muito mais perto da vitória.

O Sporting de Braga vê o trio da frente afastar-se, estando agora a sete pontos do terceiro classificado (FC Porto), a 11 do segundo (Benfica) e a 12 do líder (Sporting), pelo que o objetivo deverá passar agora por garantir o quarto lugar, seguro por um ponto em relação ao Vitória de Guimarães.

O Desportivo de Chaves igualou o Vizela com 13 pontos, deixando para os minhotos a 18.ª e última posição da tabela, e já não vence há sete jornadas.

Artur Jorge disse na véspera que queria seguir o exemplo dos bons momentos de Sporting, Benfica e FC Porto, mas fez uma exibição ‘cinzenta’, sem ideias sobretudo no primeiro tempo, diante do último classificado, talvez a pagar o jogo de sábado, que lhe deu a terceira Taça da Liga do seu historial.

Os bracarenses apresentaram-se com várias ausências (os castigados João Moutinho e Vítor Carvalho, os lesionados Marín e Bruma e, a representarem as respetivas seleções na CAN2023, Niakaté e Banza).

Artur Jorge refrescou ainda a defesa com Joe Mendes na direita e Serdar no eixo, além das titularidades já esperadas de Al Musrati e Pizzi.

Os flavienses mudaram apenas uma peça em relação ao último jogo (nulo caseiro diante do Rio Ave), com Guima a entrar para o lugar de Jô Batista.

Numa primeira parte muito fraca de parte a parte, sobretudo a do Sporting de Braga, com maior responsabilidade de atacar, houve registo apenas para uma ocasião clara de golo para cada equipa.

Álvaro Djaló fugiu pela direita e Ricardo Horta surgiu sem marcação na zona frontal, quase à entrada da pequena área, mas Hugo Souza tapou a baliza flaviense com uma grande defesa e impediu o golo do internacional português (22).

Já o Desportivo de Chaves, mais preocupado em fechar os caminhos da sua baliza, o que fez quase sempre bem neste período, contando também com o desacerto dos minhotos, quase marcou aos 33 minutos, no que teria sido um golo caricato porque foi Serdar a chutar contra Héctor Hernández – a bola não passou longe da barra.

O Sporting de Braga entrou com outra velocidade na segunda parte e, aos 52 minutos, chegou ao golo, com Zalazar a fazer a recarga a defesa de Hugo Sousa a um primeiro remate de Abel Ruiz, após assistência de Borja.

O Desportivo de Chaves tinha muitas dificuldades em chegar com perigo ao último terço bracarense, mas de bola parada conseguiu o empate, com Steven Vitória a cabecear ao segundo poste após canto da esquerda (64).

Pouco depois, Abel Ruiz falhou de forma clamorosa o cabeceamento – tocou com o ombro – e o segundo dos da casa (68).

Quatro minutos volvidos, foi Álvaro Djaló a ficar muito perto do golo, mas a bola foi tirada praticamente sobre a linha de baliza por um defesa dos flavienses.

Logo a seguir, Hugo Souza tirou o golo a Al Musrati (73).

Já depois de ter lançado Bruno Langa e Benny (58), Moreno apostou em Sanca e Paulo Vítor (74), com Artur Jorge a responder pouco depois com Rony Lopes (78) e com Victor Gómez e o reforço Cher Ndour (86).

Já em alguma quebra física, o Sporting de Braga tentou mais com o ‘coração’ do que com a ‘cabeça’, mas podia ter marcado: Álvaro Djaló teve duas boas situações aos 90+8 e 90+10 e Al Musrati aos 90+13.


 

Liga / Sporting de Braga - Desportivo de Chaves (Declarações)

 Declarações após o jogo da 19.ª jornada da I Liga de futebol entre Sporting de Braga e Desportivo de Chaves (1-1), que decorreu hoje em Braga.

- Artur Jorge (treinador do Sporting de Braga):


“Há jogos assim, sabíamos das dificuldades do jogo e tivemos uma abordagem muito séria e competitiva, entrámos muito bem, mas nos últimos 15 minutos da primeira parte fomos muito previsíveis e lentos, foi o nosso pior momento no jogo.

Criámos ocasiões para marcar, o Chaves começou a jogar mais perto da sua área, com muitos homens atrás da linha da bola, começou a surgir alguma intranquilidade porque os adeptos querem sempre que a equipa jogue rápido e nem isso é possível, foi preciso serenar.

A segunda parte foi de sentido único, sempre à procura de ganhar, não foi possível, perdemos dois pontos. Mas deixou-me satisfeito a entrega dos jogadores.

Faltou a eficácia, tivemos oportunidades e claras, temos de saber lidar com este momento.

Tivemos que lutar contra o adversário e também contra o tempo. Hoje demos um passo atrás na valorização do futebol em termos de espetáculo, tivemos muito pouco tempo útil do jogo, demasiadas paragens consentidas. Foi um fator que foi marcante hoje, não servindo de desculpa porque a responsabilidade de não ganhar foi nossa.

[Final de sábado e várias ausências pesaram?] Estivemos sempre por cima do jogo, não estivemos desconfortáveis fisicamente, claro que há sempre um ou outro jogador com mais fadiga, mas não notei uma grande dificuldade. Quanto às ausências, são muitos jogadores, e importantes, estiveram estes com os quais tivemos um bom desempenho, mas que não conseguimos um bom resultado”.

- Moreno (treinador do Desportivo de Chaves):


“É um ponto muito importante conseguido em casa de uma equipa em que poucas equipas conseguem pontuar, diante de uma equipa muito boa, supermoralizada pelo que lhe aconteceu nos últimos dias, pelo que há que valorizar este ponto. Sem bola estivemos organizados e rigorosos, mas com bola podíamos ter feito melhor e sei que o podemos fazer.

Na primeira parte, lembro-me de uma grande defesa do Hugo, o Braga teve mais chegada ofensiva, mas nós não permitimos grandes oportunidades. Com bola, podíamos ter explorado mais os espaços, mas é compreensível pelo momento da equipa e a necessidade de pontos.

Na segunda parte, o Braga esteve melhor, porque é melhor equipa que nós, fez o golo, nós reagimos bem e já depois de estarmos em inferioridade numérica tivemos uma chegada com três homens em que podíamos ter decidido melhor e até chegar ao segundo golo. Se calhar não era justo, mas era futebol.

Não temos razões para festejar, temos jogo já no domingo e continuamos numa posição desconfortável, mas trabalhar em cima de resultados positivos é provável que a confiança aumente. Na semana passada, pontuámos mas fizemos um jogo melhor. Aconteceu que o Héctor falhou um penálti no último lance, podia deixar marcar, mas isso não aconteceu, porque o grupo é bom.

Espero que este resultado possa dar mais confiança.

Mercado? Pode haver novidades até ao fecho. Os jogadores que entraram quiseram muito vir para Chaves porque é um clube sério, que cumpre, quisemos que viessem jogadores para acrescentar e tenho a certeza que isso vai acontecer.

O que temos que mudar? O momento com bola, termos mais qualidade, acreditar mais em nós e ter mais discernimento na decisão. Sem bola, não tem nada a ver com o Chaves do início de época, sofremos três golos diante do melhor adversário do campeonato, o Sporting, mas concedemos muito menos ocasiões”.

Chaves empata em Braga e deixou o último lugar


PARTILHAR:

PJ detém homem em Macedo de Cavaleiros por incêndio urbano

Mais de 60 tratores vão percorrer EN221 até à fronteira da Bemposta