O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurocidade Chaves-Verín adquiriu, no passado dia 16, a condição de membro do Eixo Atlântico em substituição dos municípios de Chaves e de Verín. A decisão foi aprovada na XXIV Assembleia Geral do Eixo Atlântico celebrada no Europarque, em Santa Maria da Feira.

O Presidente do AECT e Presidente da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira, representou institucionalmente a Eurocidade Chaves-Verín - AECT na referida reunião, à qual assistiram os autarcas dos 38 municípios e entidades que compõem o Eixo Atlântico.

A inclusão do AECT no Eixo Atlântico fortalecerá a coordenação da gestão de atividades, projetos e apoios de carácter transfronteiriço que o Eixo coloca à disposição dos municípios anualmente, entre eles: a promoção do destino Visit Chaves-Verín na feira Expocidades, a Bienal de Pintura em Chaves-Verín, programada para os próximos meses de março e abril, os Jogos do Eixo ou os apoios ao planeamento para a gestão de resíduos de Chaves-Verín, trabalhos realizados pela Agência de Ecologia Urbana do Eixo.

Entretanto, o AECT, conjuntamente com o Eixo, apresentou recentemente vários projetos europeus à convocatória Interreg V Espanha-Portugal. Entre os projetos apresentados destacam-se os direcionados ao desenvolvimento do tecido económico tradicional de Chaves-Verín, através da criação de uma plataforma de comercialização de produtos ecológicos, assim como a definição de mecanismos que assegurem o desenvolvimento turístico da fronteira.

No âmbito da cooperação territorial europeia, o AECT Chaves-Verín reforça a sua posição como modelo de referência na cooperação de proximidade da UE dentro das redes das quais já faz parte: Eixo Atlântico e Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET). Está-se a avançar, também, com a criação de uma Rede de Eurocidades do Atlântico, que irá agrupar as eurocidades existentes desde a Irlanda do Norte ao sul da Península Ibérica.

Neste sentido, a Assembleia do Eixo Atlântico destacou a importância que a Comissária Europeia de Política Regional, Corina Crețu, tem vindo a dar ao desenvolvimento da cooperação transfronteiriça de proximidade, ao enviar a Diretora de Orçamentos e Assuntos Gerais da Direção Geral da Política Regional e Urbana, Verónica Gaffey, a visitar a Eurocidade Chaves-Verín, no passado mês de novembro, no âmbito do programa de avaliação da cooperação transfronteiriça na Europa, tendo sido esta visita promovida pelo Eixo Atlântico.

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça, aprovado no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).



PARTILHAR:

Bruxelas atribui indicação geográfica protegida

Extração em cenário "hostil"