Reviravolta na Madeira! João Teixeira e Batxi marcaram os golos que ditaram o primeiro triunfo do Desportivo de Chaves da temporada.

O Desportivo de Chaves conquistou hoje a primeira vitória na I Liga portuguesa de futebol 2022/23, ao operar a reviravolta e vencer por 2-1 na visita ao Marítimo, em jogo da segunda jornada.

Os insulares adiantaram-se no marcador por intermédio de Joel Tagueu (39 minutos), mas os flavienses deram a volta no segundo tempo, com tentos de João Teixeira (70), que se redimiu de uma grande penalidade falhada em cima do intervalo, e de Batxi (75).

A formação transmontana, que se tinha estreado na I Liga com uma derrota caseira diante o Vitória de Guimarães (1-0), somou os primeiros três pontos na competição, enquanto os madeirenses continuam sem pontuar, depois de já terem sido goleados pelo FC Porto na ronda inaugural (5-1).

 

Futebol: I Liga/ Marítimo – Desportivo de Chaves (ficha)

O Desportivo de Chaves venceu hoje o Marítimo, por 2-1, em encontro da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol, que se realizou no Funchal.

 

Jogo no Estádio do Marítimo, no Funchal.

Marítimo – Desportivo de Chaves, 1-2.

Ao intervalo: 1-0. 

Marcadores:

1-0, Joel Tagueu, 39 minutos.

1-1, João Teixeira, 70.

1-2, Batxi, 75.

 

Equipas: 

- Marítimo: Miguel Silva, Cláudio Winck, Zainadine, Matheus Costa, China (Jesús Ramírez, 79), Diogo Mendes (André Teles, 48), Beltrame (Lucho Vega, 60), Miguel Sousa (Edgar Costa, 60), Bruno Xadas (António Zarzana, 60), André Vidigal e Joel Tagueu.

(Suplentes: Matous Trmal, Moisés Mosquera, Pablo Moreno, Jesús Ramírez, Edgar Costa, António Zarzana, Lucho Vega, André Teles e Leo Andrade).

Treinador: Vasco Seabra.

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, João Correia (Sylla, 89), Steven Vitória, Nélson Monte, Bruno Langa, Kevin Pina, João Teixeira (Hélder Morim, 80), João Mendes (Guima, 64), Batxi (Patrick, 80), Héctor Hernández e Benny (Jonny Arriba, 64).

(Suplentes: Ziga Frelih, Patrick, Sandro Cruz, Guima, Jonny Arriba, Queirós, Hélder Morim, Sylla e Jô Batista).

Treinador: Vítor Campelos.

 

Árbitro:  Ricardo Baixinho (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Benny (40) e André Vidigal (45+7).

Assistência: Cerca de 4.000 espetadores.

COMENTÁRIO:
Desportivo de Chaves protagoniza reviravolta e vence Marítimo

O Desportivo de Chaves venceu hoje o Marítimo, por 2-1, após ter estado em desvantagem na partida da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputada no Funchal.

A formação de Chaves, recém-promovida à I Liga, somou os primeiros pontos no principal escalão, com golos apontados por João Teixeira, aos 70 minutos, e Batxi, aos 75, dando a volta ao tento maritimista, da autoria de Joel Tagueu, aos 39.

Para o jogo de estreia no ‘caldeirão’, o Marítimo apresentou apenas uma alteração em relação à derrota (5-1) ante o FC Porto na jornada inaugural, entrando Fábio China para o lugar de Leo Andrade, adaptado a lateral esquerdo na jornada transata.

Para o encontro na Madeira, Vítor Campelos manteve a mesma equipa que recebeu na primeira ronda o Vitória de Guimarães (derrota por 1-0).

O embate da segunda jornada teve um arranque 'frenético' com os dois conjuntos na procura dos primeiros pontos no campeonato, após entradas com o 'pé esquerdo' na edição 2022/23.

Os protagonistas da primeira parte do encontro disputado no Funchal têm entre os postes o seu centro de ação, tendo Miguel Silva e Paulo Victor ‘segurado as pontas’ até, ao minuto 39, Joel Tagueu inaugurar o marcador quando o adversário era quem mais dominava o jogo.

O guardião ‘verde rubro’ foi o que mais intervenções assinou, com destaque para a ‘mancha’, aos 16, que impediu Hector Hernández, que com grande destreza tirou os dois centrais do caminho, e dois minutos depois conteve o remate à 'queima-roupa' de João Mendes.

Já Paulo Vítor foi o único a conseguir segurar o médio criativo Beltrame, que aos 20 driblou quatro atletas flavienses, e a tirar, destemidamente, a bola dos pés do isolado André Vidigal, minutos depois.

Numa altura em que o Desportivo de Chaves encostava o Marítimo às ‘cordas’, os insulares saíram em contra-ataque com Cláudio Winck a encabeçar o lance que contou ainda com a antecipação de Steven Vitória a Vidigal, mas com o esférico a sobrar para Joel, que não desperdiçou.

O emblema de Trás-os-Montes poderia ter chegado ao empate em cima do intervalo, só que João Teixeira falhou uma grande penalidade, mantendo os 'verde-rubros' em vantagem. Contudo, os transmontanos entraram na etapa complementar determinados em alterar o rumo do jogo e, na primeira tentativa, Miguel Silva voltou a ‘agigantar-se’ desviando o potente remate de Batxi com recurso a uma palmada, nas alturas.

Em vantagem, Vasco Seabra, refrescou o setor ofensivo, lançando, inclusive, o extremo espanhol António Zarzana, oficializado pelo emblema insular há cinco dias, mas o desfecho do jogo acabou por favorecer a equipa que mais produziu.

Ao minuto 70, Jonny Arriba 'saltou' do banco para servir João Teixeira que, num remate de meia distância, redimiu-se do penálti falhado e assinou o primeiro golo da equipa de Chaves na I Liga, e, cinco minutos volvidos, Batxi consumou a reviravolta no marcador, num cabeceamento.

Perante o resultado favorável, Vítor Campelos lançou nos últimos minutos o reforço Habib Sylla, que se estreou na I Liga portuguesa de futebol, com uma vitória, na Madeira.



PARTILHAR:

Autorizados 112 ME para as linhas do Norte e Douro incluindo eletrificação até à Régua

Desportivo de Chaves confiante em trazer pontos da Madeira