O FC Porto, segundo classificado, venceu hoje em casa do Desportivo de Chaves, por 3-1, em jogo da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e manteve-se a oito pontos do líder Benfica.

A vitória permite ao FC Porto chegar aos 54 pontos e voltar a estar a oito pontos do líder Benfica. O GD Chaves mantém-se no 13.º posto.

Depois das derrotas com Inter de Milão, na Liga dos Campeões, e com Gil Vicente, no campeonato, os 'dragões' voltaram aos triunfos com golos de Namaso (15), Otávio (43) e Toni Martínez (90+6), com Steven Vitória (53) a reduzir na marcação de um penálti.

O FC Porto passa a somar 54 pontos, a oito do Benfica e com mais cinco do que o Sporting de Braga (menos um jogo) e sete do que o Sporting, enquanto o Desportivo de Chaves, que terminou reduzido a nove jogadores, por expulsões de Jô Batista (72) e João Mendes (87), é 13.º, com 26.


I Liga/ Desportivo de Chaves – FC Porto (ficha)

Chaves, Vila Real, 04 mar 2023 (Lusa) – O FC Porto venceu hoje o Desportivo de Chaves, por 3-1, em jogo da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Chaves.

Jogo no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves – FC Porto, 1-3

Ao intervalo: 0-2

Marcadores:

0-1, Namaso, 15 minutos

0-2, Otávio, 43 minutos

1-2, Steven Vitória, 53 minutos (grande penalidade)

1-3, Toni Martínez, 90+6 minutos

Equipas:

- Desportivo de Chaves: Rodrigo, Nélson Monte, Steven Vitória, Carlos Ponck, Euller (Abass Issah, 67), João Mendes, João Pedro (Luther, 78), Guima, Bruno Langa (Sandro Cruz, 86), Jô Batista, Juninho (Benny, 67)

(Suplentes: Gonçalo Pinto, Habib, Luther, Sandro Cruz, Abass Issah, Queirós, Guilherme Silva, Benny)

Treinador: Vítor Campelos

- FC Porto: Diogo Costa, Zaidu, Marcano, Pepe, Rodrigo Conceição (Manafá, 90), Otávio, Eustáquio (Pepê, 65), Grujic, André Franco (Taremi, 83), Toni Martínez, Namaso (Bernardo Folha, 83)

(Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Veron, Taremi, Pepê, Manafá, Wendell, Gonçalo Borges, Bernardo Folha)

Treinador: Sérgio Conceição

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Eustáquio (08), Marcano (27), João Pedro (28), Namaso (48), Bruno Langa (54), Jô Batista (57 e 71), Carlos Pock (83), Grujic (84), João Mendes (85 e 87), Guima (90+4), Zaidu (90+5), Luther (90+8). Cartão vermelho por acumulação para Jô Batista (71) e João Mendes (87).

Assistência: 5.568 espetadores.



SÍNTESE: FC Porto vence e retoma a diferença de oito pontos para o líder Benfica

O FC Porto regressou hoje aos triunfos em casa do Desportivo de Chaves (3-1), para a I Liga portuguesa de futebol, e recolocou em oito pontos a desvantagem para o líder Benfica, que sexta-feira venceu o Famalicão (2-0).

Após na última jornada ter sido surpreendido em casa pelo Gil Vicente (2-1), e do Benfica ter ficado na sexta-feira, à condição, a 11 pontos com o triunfo sobre o Famalicão, o FC Porto não vacilou e foi vencer a Trás-os-Montes.

O inglês Daniel Namaso desbloqueou o marcador a favor do FC Porto, aos 15 minutos, com um remate colocado a ‘fugir’ do guarda-redes flaviense Rodrigo Moura, e Otávio elevou a vantagem para 2-0, aos 43, após assistência do canadiano Stephen Estáquio.

No início da segunda parte, o Desportivo de Chaves reduziu para 2-1 por Steven Vitória, na conversão de um penálti, aos 53 minutos, e relançou o encontro e a incerteza no marcador.

A formação flaviense ficou, de seguida, reduzida a 10 unidades por expulsão do brasileiro Jô Batista, aos 73 minutos, e já perto do final do encontro, aos 87, ficou com nove, devido aos dois cartões amarelos mostrados em dois minutos a João Mendes.

Tirando partido do espaço criado na equipa do Desportivo de Chaves, a jogar com nove elementos, o FC Porto aumentou para 3-1 pelo espanhol Toni Martinez, aos 90+6 minutos, na sequência de uma solicitação do iraniano Mehdi Taremi.

O FC Porto passa a somar 54 pontos, a oito do Benfica e com mais cinco do que o Sporting de Braga (menos um jogo) e sete do que o Sporting, que hoje venceu em casa do Portimonense (1-0), enquanto o Desportivo de Chaves é 13.º, com 26.

Com este triunfo, o Sporting aproximou-se provisoriamente dos lugares de qualificação para a Liga dos Campeões.

Já depois de Pedro Gonçalves ter desperdiçado um penálti, aos 42 minutos, Paulinho deu, aos 77, o triunfo ao Sporting, quarto classificado, que, com a terceira vitória seguida, passou a somar 47 pontos, colocando-se provisoriamente a dois pontos do Sporting de Braga (terceiro).

O Portimonense, que não perdia em casa há três jogos, mantém-se com 26 pontos, na 12ª posição, 10 acima do 16.º posto, de acesso ao play-off de manutenção.

O Vizela regressou aos triunfos ao impor-se no reduto do Estoril Praia, por 3-0, em jogo que marcou a estreia de Ricardo Soares no comando dos estorilistas.

Osmajic, aos 15 minutos, Joãozinho, aos 41, na própria baliza, e Tomás Silva, aos 83, garantiram a vitória dos minhotos, que vinham de quatro partidas sem vencer e subiram ao nono lugar, com 29 pontos.

Já o Estoril averbou a quarta derrota seguida no campeonato – a 10.ª nos últimos 12 encontros – e segue na 15.ª posição, com 22 pontos, seis acima da posição de play-off de manutenção, ocupada pelo Marítimo, que no domingo visita o Gil Vicente.


COMENTÁRIO: FC Porto ‘cura feridas’ em Trás-os-Montes ao bater Chaves reduzido a nove

O FC Porto regressou hoje às vitórias, frente ao Desportivo de Chaves, por 3-1, em encontro da 23.ª jornada da I Liga de futebol, no qual os transmontanos ficaram reduzidos a nove jogadores.

Namaso (15), Otávio (43) e Toni Martínez (90+6) marcaram para os ‘dragões’, com o capitão Steven Vitória a reduzir a desvantagem dos flavienses, aos 53 minutos, de grande penalidade.

Os transmontanos entraram melhor na partida, demonstrando que acataram o alerta deixado por Vítor Campelos, o que acabou por se materializar num Desportivo de Chaves insistente e pressionante, a chegar várias vezes à área dos ‘azuis e brancos’ e a concretizar o primeiro remate da partida, por intermédio de Bruno Langa (03), foi defendido por Diogo Costa sem dificuldade.

Do lado dos ‘dragões’ a pontaria parecia pouco ‘afinada’, mas revelou ser ‘sol de pouca dura’. André Franco deu o primeiro aviso, aos 07, com a bola a sair por cima da baliza guardada por Rodrigo.

Aos 15, os ‘azuis e brancos’ passaram da teoria à prática com a estreia de Namaso a marcar na I Liga, assistido por Otávio. O avançado fintou a defensiva transmontana e atirou a contar à entrada da área, sem hipóteses para Rodrigo.

Os visitados souberam responder ao golo sofrido e, aos 17, no seguimento de jogada individual de Langa, que depois de ganhar a bola à esquerda, à entrada da área, cruzou para João Mendes, que rematou por cima.

Aos 23, Jô Batista esteve perto de marcar com um cabeceamento digno de registo, mas a exibição de Diogo Costa não ficou atrás e o internacional português negou o golo aos transmontanos. Logo depois, Euller tentou a recarga, mas Pepe operou um corte determinante.

O avançado voltou a dar trabalho à defensiva portista, aos 31, com mais um cabeceamento à entrada da pequena área, mas a bola saiu ao lado da baliza. Cinco minutos depois, Euller voltou a tentar igualar o marcador, mas Diogo Costa fez uma excelente defesa.

Mas o golo viria a surgir do lado dos visitantes, com Otávio a aumentar a vantagem no marcador (0-2), depois de ultrapassar Guima e combinar com Eustáquio.

Já na etapa complementar, o Desportivo de Chaves esteve muito perto de marcar depois de um mau corte de Pepe (50), aproveitado por João Pedro, que serviu Euller para uma finalização quase perfeita, já que a bola acabou por ser cortada em cima da linha de baliza por Marcano.

Mas o golo do empate não tardou, por Steven Vitória, numa grande penalidade assinalada após falta de Zaidu sobre João Mendes. O internacional canadiano não desperdiçou e atirou a contar, aos 53, somando cinco golos na competição.

Do lado dos visitantes, Namaso esteve perto de bisar, aos 65, depois de ganhar a bola na área dos transmontanos e arranjar espaço entre a defensiva transmontana, mas Rodrigo estava atento e negou o terceiro aos ‘portistas’.

Nos últimos 20 minutos, o jogo foi-se disputando, essencialmente, no meio-campo, numa altura em que os transmontanos ficaram reduzidos a dez após Jô Batista ter visto o segundo amarelo na partida, por ter travado Otávio em falta, num lance em que o videoárbitro trocou o autor da falta, com o brasileiro a ser admoestado, depois de inicialmente o árbitro ter dado o amarelo a Langa.

Aos 80 minutos, Toni Martínez, que cumpriu o jogo 100 com a camisola do FC Porto, chegou mesmo a aumentar a vantagem para os visitantes, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

Em cima dos 90, o Desportivo de Chaves perde mais uma ‘peça’: João Mendes foi expulso após ter visto o segundo amarelo no espaço de dois minutos.

Já em tempo de compensação, depois de um primeiro aviso de Mehdi Taremi (90+2), que cabeceou ao lado da baliza dos visitados, o iraniano assistiu Toni Martínez, que fez o terceiro para os ‘portistas’ (90+6) e fechou as contas da partida.

Com esta vitória, o FC Porto soma 54 pontos e mantém-se a oito do líder Benfica, no segundo lugar da tabela, enquanto o Desportivo de Chaves é, por agora, 13.º classificado, com 26 pontos.


 Liga/ Desportivo de Chaves – FC Porto (declarações)


Declarações após o jogo Desportivo de Chaves-FC Porto (1-3) da 23.ª jornada da I Liga de futebol, disputado, hoje, em Chaves:


- Vítor Campelos (Treinador do Desportivo de Chaves):

“Entrámos muito bem no jogo, acho que estava equilibrado. Acabámos por sofrer dois golos com muita passividade, então o golo do canto acho que foi com muita passividade. Ainda antes disso, tínhamos tido oportunidade para fazer golo. O Jô [Batista] teve duas excelentes oportunidades de cabeça, numa o Diogo Costa fez uma excelente defesa.

Creio que aquilo que tínhamos trabalhado estava a resultar em termos ofensivos. Tínhamos trabalhado, tínhamos de mudar o espaço de jogo e explorar a profundidade do lado contrário, quando recuperássemos bola. Acho que estávamos a fazer isso a preceito e chegámos ao intervalo com o FC Porto a vencer porque foi mais eficaz com alguma passividade nossa.

Falámos ao intervalo que teríamos de continuar a acreditar e que, se fizéssemos um golo, entrávamos no jogo novamente. Acho que entrámos bem na segunda parte, acabámos por fazer o tal golo. Já antes disso tínhamos tido uma excelente oportunidade com o Euller em que o Marcano atirou a bola já em cima da linha do golo. E depois, tivemos uma outra situação, [em] que o [João] Mendes fica isolado e o árbitro marca uma falta. Dois jogadores do FC Porto chocaram um contra o outro, o [João] Mendes ficava muito bem posicionado para poder fazer o empate já dentro de área e sofremos uma falta contra nós.

Depois, com a expulsão do Jô, ficou mais difícil, se bem que eu já vi a imagem e parece-me que, [na] expulsão do Jô, há um pisão do Grujic ao Jô e o Jô é que acaba por levar o cartão amarelo quando a falta devia ser a nosso favor.

Com isto não quero dizer que os nossos jogadores não tiveram mérito naquilo que fizeram. Fizeram uma boa partida, como de costume, nós, com todos os adversários, fazemos ou jogamos sempre para ganhar, independentemente de quem seja o adversário. Jogámos olhos nos olhos com o FC Porto, sabemos da valia do FC Porto e, depois, jogar [com] menos um e menos dois contra o FC Porto, já sabíamos que as dificuldades seriam redobradas.

No cômputo geral, parabéns aos meus jogadores pela atitude que tiveram. Acho que fizeram um bom jogo e interpretaram bem aquilo que nós tínhamos falado. Triste, apenas, pelo resultado.

O FC Porto tem o plantel que tem, se os jogadores estão no FC Porto é porque têm qualidade, independentemente de quem jogue. É certo que o Sérgio [Conceição] fez várias alterações, mas o FC Porto é sempre o FC Porto, é sempre uma equipa forte, independentemente de quem joga e nós nunca sabemos se tivessem jogado outros se o jogo seria diferente.

[Possibilidade de ter chegado ao segundo golo] Mesmo quando estávamos com menos um e com menos dois, e depois há sempre aquele ímpeto. O Steven quis ir para a frente e falou comigo e era um lance, mas nós temos de aprender com os erros.

Há uma falta a nosso favor perto da nossa área e nós estamos com menos dois jogadores, mandámos subir o Steven para uma possível ganha de uma primeira bola e, em vez de ser o Rodrigo a bater a bola, foi o Guima a bater na bola. Isso não pode acontecer. Sobe a equipa toda, estamos preparados para ganhar segunda bola ofensiva e defensiva, mas pronto. São pormenores que, com o calor do jogo, acabam por tirar algum discernimento, mas, sim, sentimos sempre que estávamos ligados ao jogo, mesmo quando estávamos com menos dois, sentimos que, a qualquer momento, poderíamos ter um rasgo individual e chegar ao empate.

Como eu digo, é apanágio da nossa equipa, independentemente de quem seja o adversário, jogamos sempre para ganhar. Sabemos das dificuldades que temos, como é óbvio, [porque] os nossos adversários são de grande valia mas, independentemente disso, os nossos jogadores jogam sempre todos os jogos, podendo variar um pouco a estratégia, como é óbvio, mas jogam sempre todos os jogos para ganhar e têm esse espírito competitivo e, mesmo em inferioridade numérica, mesmo sendo contra o FC Porto, tentámos, como é óbvio, chegar a um resultado que fosse diferente deste”.

[Baixas para a próxima jornada] Aquilo que nós já prometemos é, independentemente de serem três ou possa surgir mais alguma lesão, aqueles que entrarem sábado, tenho a certeza absoluta que vão dar tudo dentro do campo, contra o Portimonense e, mais uma vez, vou repetir, o apoio dos nossos adeptos será fundamental até ao final da época e eles hoje [sábado] estiveram aqui em bom número e, por isso, eu apelo já [para que] eles no próximo jogo estejam, também, connosco. Eles também sentem que, às vezes, os resultados podem não ser aquilo que nós esperamos, mas também têm a certeza que os jogadores dão tudo sempre dentro do campo e por isso eles também sabem valorizar isso”.

Não compareceu nenhum elemento do FC Porto na conferência de imprensa pós-jogo.



PARTILHAR:

Transportes urbanos de Bragança reforçados com mais dois autocarros

Um morto e um ferido ligeiro em despiste em Mondim de Basto