O Desportivo de Chaves ganha ao líder Benfica por um zero com um golo de Abass (90+4) e aplica a terceira derrota seguida e sobe ao 10º lugar com 36 pontos.

O líder Benfica perdeu hoje em casa do Desportivo de Chaves, por 1-0, em jogo da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e pode ver o FC Porto aproximar-se ainda mais.

Após duas derrotas caseiras, com FC Porto, para o campeonato, e com o Inter de Milão, para a Liga dos Campeões, os 'encarnados' sofreram a terceiro desaire, com um golo de Abass (90+4).

O Benfica mantém-se na liderança, com 71 pontos, mas pode ver o FC Porto ficar a quatro, caso vença hoje o lanterna-vermelha Santa Clara, enquanto o Chaves subiu a 10.º, com 36.


Futebol: I Liga / Desportivo de Chaves – Benfica (ficha)

Chaves, Vila Real, 15 abr 2023 (Lusa) – O Desportivo de Chaves venceu hoje o Benfica por 1-0 em jogo da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Chaves.

Jogo no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves – Benfica, 1-0

Ao intervalo: 0-0

Marcadores:

1-0, Issah Abass, 90+4 minutos

Equipas:

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, Nélson Monte, Steven Vitória, Ponck, João Correia (Abass Issah, 71), João Teixeira (João Pedro, 78), Guima, João Mendes, Bruno Langa, Juninho (Héctor, 64), Benny (Euller, 64).

(Suplentes: Rodrigo, Luther, Sarr, Euller, Abass Issah, Héctor, Queirós, João Pedro, Jô Batista)

Treinador: Vítor Campelos.

- Benfica: Odysseas, Gilberto (Musa, 88), Otamendi, António Silva, Grimaldo, Chiquinho, Aursnes, Neres (Guedes, 69), Rafa, João Mário (João Neves, 80), Gonçalo Ramos (Tengstedt, 80).

(Suplentes: Samuel Soares, Lucas Veríssimo, Guedes, Tengstedt, Schjelderup, Musa, Cher Ndour, João Neves, Morato)

Treinador: Roger Schmidt.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Guima (28), Nélson Monte (70), Euller (86), João Pedro (90+1)

Assistência: 8.297 espetadores


Desportivo de Chaves vence Benfica ao cair do pano e complica contas do líder

O Desportivo de Chaves venceu hoje o Benfica, por 1-0, com golo de Issah Abass, em encontro da jornada 28 da I Liga de futebol, impondo a segunda derrota consecutiva no campeonato ao líder.

Depois do desaire em casa frente ao Sporting de Braga (1-2) e do nulo em Barcelos, frente ao Gil Vicente (0-0), o Desportivo de Chaves regressou hoje às vitórias ao bater o Benfica pela margem mínima, nos descontos, com um golo solitário de Issah Abass (90+4), que impôs a segunda derrota consecutiva ao líder da competição.

A partida começou intensa, mas com a bola longe das redes e sem ocasiões efetivas de golo até aos 11 minutos, altura em que um corte decisivo de Carlos Ponck, após receção perigosa de Neres ao segundo poste da baliza transmontana, impediu os ‘encarnados’ de se adiantarem no marcador.

Estatisticamente por cima do jogo, os visitantes procuraram jogar nas alas, mas desperdiçaram algumas oportunidades de golo pelo caminho, com Rafa (19 minutos) e António Silva (30) a falharem o objetivo e Steven Vitória (32) a negar o golo a David Neres.

Um minuto depois, o capitão dos ‘encarnados’ Otamendi pôs Paulo Vítor à prova com um cabeceamento ao segundo poste, mas o guarda-redes brasileiro estava atento.

Entretanto, os transmontanos foram revelando uma defesa sólida, organizada e dificultaram a criação de espaço para o remate ao adversário, à medida que conseguiam sair em contra-ataque e chegar ao último terço do relvado, com algum perigo tático, mas sem dar grande trabalho a Odysseas.

Por seu turno, os ‘encarnados’ foram pressionando a defensiva flaviense nos últimos minutos da primeira parte, a chegar várias vezes à área dos visitados, mas sem oportunidades efetivas de golo.

Já em tempo de compensação (45+3), o capitão dos transmontanos, João Teixeira, foi chamado a cobrar um livre, mas o remate direto, de longe, passou longe das redes guardadas por Odysseas.

A etapa complementar arrancou com o marcador a zero, mas com os visitantes a demonstrar rapidamente a vontade de o inaugurar. Logo aos 47 minutos, João Mário esteve muito perto de marcar, mas o corte de Bruno Langa em cima da linha de baliza impediu a bola de entrar nas redes transmontanas. Logo depois, o médio português ainda foi à recarga, mas Paulo Vítor não facilitou.

A resposta dos visitados surgiu pouco depois, aos 52, com uma jogada individual de Juninho Vieira que ‘despertou’ o municipal de Chaves. O avançado brasileiro recebeu a bola perto do meio-campo dos flavienses e conseguiu contornar a defensiva benfiquista até à área contrária, onde chegou isolado, mas o remato acabou por sair contra Vlachodimos.

Aos 59, Juninho voltou a falhar o objetivo após cruzamento de João Correia, enquanto a pressão dos visitantes ia subindo de tom, sobretudo por intermédio de João Mário (62 e 73 minutos), o que não deixava margem para falhas e distrações.

Vítor Campelos recebeu a mensagem e operou três substituições, com Euller, Héctor e Abass a entrar para o lugar de Benny, Juninho e João Correia, respetivamente, para renovarem esperança de alterar o marcador.

Mas foram os ‘encarnados’ os primeiros a tentar a sorte, com um remate forte de Aursnes (75), à entrada da área, que passou perto das redes guardadas por Paulo Vítor, que esteve em destaque pouco depois, aos 83, ao negar o golo aos lisboetas após ter sido surpreendido com um cruzamento de João Neves.

Aos 89, nova oportunidade para o Benfica, por intermédio de Gonçalo Guedes, mas, mais uma vez, Paulo Vítor estava atento e agarrou o esférico sem dificuldade.

Já em tempo de compensação, Héctor Hernández esteve perto de finalizar (90+1), mas o passe saiu mal ao ponta de lança espanhol.

Do lado dos ‘encarnados’, Otamendi (90+3) não conseguiu superar Paulo Vítor, que, mesmo em queda, negou o golo ao capitão do Benfica, que, logo depois, esteve em destaque no lance que viria a ser decisivo.

Após má receção do argentino, Abass recuperou o esférico, avançou em direção à baliza contrária e colocou o esférico no fundo das redes dos visitantes, fazendo o golo da vitória do Desportivo de Chaves (90+4).

Tempo houve, ainda, para um canto a favor das ‘águias’ após Otamendi ter cabeceado contra Nélson Monte, mas sem perigo para o guardião dos transmontanos.

Com esta vitória, o Desportivo de Chaves sobe ao 10.º lugar, com 36 pontos, enquanto o Benfica se mantém na liderança da tabela, com 71 pontos, a sete, por agora, do segundo classificado, o FC Porto.


Desportivo de Chaves – Benfica (declarações)


Declarações após o jogo Desportivo de Chaves-Benfica (1-0) da 28.ª jornada da I Liga de futebol, disputado, hoje, em Chaves:

- Vítor Campelos (Treinador do Desportivo de Chaves):


“Estamos satisfeitos com mais uma vitória no campeonato. Queríamos muito atingir, o mais rapidamente possível, os 35 pontos, foi aquilo a que nos propusemos desde o início da época e desde a primeira jornada trabalhámos para que isso acontecesse. Sabíamos que hoje, vencendo, alcançaríamos esse objetivo e, por isso, estamos felizes.
Vencer o líder é algo que não acontece todos os dias e, por isso, sabíamos que ia ser um jogo extremamente difícil, [com] uma equipa fortíssima como é o Benfica.
Tínhamos de ser muito organizados, tínhamos de ser muito solidários, que é algo que caracteriza muito a nossa equipa, a solidariedade, a entreajuda, o espírito de luta. Sempre disse, já quando aqui cheguei, que nós teríamos de ser uma extensão dos nossos adeptos dentro do campo e acho que os transmontanos, não só os flavienses, e os adeptos do [Desportivo de] Chaves têm orgulho na equipa porque [se reveem] na entrega e da determinação que os jogadores têm durante os jogos.
Sabemos que jogando com equipas com esta qualidade, como a do Benfica, temos de ter a humildade de perceber e dizer que, em determinados momentos do jogo, também temos que ter uma pontinha de sorte e isso aconteceu. Também tivemos excelentes oportunidades para marcar, como a do Juninho isolado, outra do Héctor que podia, também, ter rematado [além do lance do golo]. É uma vitória que eu acho que, pela organização, pela entrega, pela concentração, estamos muito felizes e acaba por nos assentar bem.
Nós sabíamos que o Benfica mete muitos jogadores na frente e muitos jogadores por dentro, [com] profundidade pelo Grimaldo e pelo Gilberto. Foi algo [em] que pensámos e que resultou, que foi por o João Correia a jogar a ala direito. Em termos defensivos, ele tinha o comprometimento defensivo e dava equilíbrio, em termos defensivos, porque o Benfica explora muito a largura, tenta construir atrás com os dois centrais, a baixar depois o Aursnes e o Chiquinho fica ali com um quadrado que é difícil de anular [para] uma equipa como [a nossa defende] em 4x4x2 fica difícil.
Tínhamos de anular a largura e conseguimos, de certa forma, fazer isso, se bem que o Benfica teve muitos cantos, muitos cantos mesmo. Falámos ao intervalo que teríamos de chegar mais perto para não deixar cruzar e evitar que saíssem cruzamentos, porque o Benfica estava a explorar muito isso.
É como eu disse: tivemos de ser muito solidários, muito concentrados, ter a humildade de dizer que em determinados momentos, uma ou outra situação, tivemos uma pontinha de sorte, mas acho que fizemos muito por isso e dizer que tivemos três excelentes oportunidades para marcar e acabámos por fazer um golo”.

- Roger Schmidt (Treinador do Benfica):


“A diferença foi o golo. Acho que todos nós sabemos que, neste tipo de jogo, em que se tem muita posse de bola à volta da área do adversário, acho que esta foi a tarefa que tivemos hoje e acho que já a tivemos muitas vezes esta época. Conseguimos, quase sempre, encontrar soluções, marcar golos no momento certo e decidir os jogos.
Hoje foi diferente. Acho que tivemos algumas grandes oportunidades, mas no final não aproveitamos esses momentos e, na verdade, já estávamos muito desapontados por empatar hoje e depois, como às vezes acontece no futebol [perdemos]. O adversário teve um erro de contra-ataque da nossa parte e depois marcou o golo. Claro que é muito dececionante para nós hoje, mas também faz parte do futebol e agora temos de mostrar uma boa reação.
Acho que a temporada, até agora, foi quase perfeita e agora tivemos alguns jogos onde não fomos capazes de ganhar e [acabámos] derrotados, mas isso também faz parte do futebol. Na minha opinião, a minha equipa tentou de tudo hoje e vamos mostrar uma boa reação.
(Confiança na vitória do campeonato) Como eu sempre digo quando me é perguntado sobre sermos quase campeões nesta temporada, temos que lutar até o último segundo, até que seja decidido, porque espero que este tipo de [resultados] pode acontecer. No futebol você nunca sabe, nesta competição todos os jogos são difíceis e, às vezes, também se pode perder jogos como fizemos hoje e na semana passada.
(Últimos resultados) Não é nada do que eu esperava, agora, claro, que [se] ganharmos tudo, no final somos campeões, mas agora perdemos e por isso agora é a situação, [que] temos de aceitar e temos de mostrar uma boa reação. Portanto, ainda estamos sete pontos [à frente do FC Porto] no momento, talvez depois do fim de semana, quatro pontos à frente.
Ainda está tudo nas nossas mãos. Somos a única equipa que pode fazer isso sozinha e acho que minha [formação] já mostrou no balneário uma boa reação. Permaneceremos juntos, o que nos torna mais fortes [neste] tipo de derrotas e vamos dar tudo para sermos campeões.
Cada jogo tem a sua própria história. [Quando] jogámos contra o FC Porto em casa, contra o Inter de Milão, duas boas equipas, equipas muito boas, jogos muito equilibrados, e eu acho que tudo foi possível para ganhar e empatar esses jogos. No final, perdemos e isso também faz parte do futebol, porque o adversário era mais eficiente.
Acho que o que sentimos falta neste momento é, talvez, [daquilo] que mostrámos quase toda a época, é sermos muito criativos no terço final para encontrar toda esta solução, para fazer as coisas em conjunto com leveza, para criar oportunidades e depois encontrar, também, o jogador certo no local certo.
(Exibição no jogo) Fizemos tudo, menos a última bola, a última ação clara para conseguir criar mais oportunidades, oportunidades claras. Acho que isso é algo de que sentimos falta no momento e é nisso que temos que trabalhar e fazer melhor.
(Classificação) São apenas números. Claro que na semana passada estávamos 10 pontos à frente, [o que era] melhor e, com uma vitória contra o FC Porto, poderíamos até aumentar a distância para eles. Mas esta é agora a nossa nova situação. O que temos de fazer agora é aceitar, olhar para frente, preparar a equipa novamente, para se recuperar, e depois mostrar uma boa reação. Para ser honesto, é também isso que os campeões têm de fazer”.

Chaves aplica terceira derrota seguida ao Benfica


PARTILHAR:

Pouca chuva condicionou aparecimento de pantorras no Nordeste Transmontano

CCDR-NORTE apresenta estratégia de especialização inteligente do NORTE no IPB