Cerca de quatro dezenas de inventores vão participar na Flávia Criativa, iniciativa que decorre a partir de sábado, em Chaves, com a apresentação de dezenas de inventos, que vão desde a casa ecológica feita com tijolos de papel a um motor de água solar.

A IV edição das jornadas Flávia Criativa - Salão de Inventores Júlio dos Santos Pereira, que decorre até 03 de Junho, pretende transformar Chaves num «centro de criatividade», reunindo cerca de 40 inventores portugueses e espanhóis.

Depois de um interregno de 13 anos, a Escola Profissional de Chaves, a Associação Portuguesa de Criatividade e a autarquia local juntaram-se em 2005 para prosseguir com este projecto que pretende promover e incentivar a criatividade e novas invenções.

Segundo Jorge Paulo, da organização do evento, «esta é uma oportunidade única não só para o público admirar in loco as engenhocas dos inventores, mas também para os próprios criativos poderem trocar experiências».

Das 54 invenções já inscritas pode encontrar-se uma casa ecológica desenvolvida por um estudante de arquitectura da Universidade Lusíada de Famalicão, Guy Arnaud da Cunha, utilizando «betão-leve» e tijolos à base de papel e com uma pequena percentagem de cimento.

Guy Arnaud da Cunha já explicou à Lusa que a casa está pensada para usar uma estrutura em monobloco e sem pontes térmicas, com um custo oito vezes mais reduzido do que os materiais convencionais.

Em Chaves vão ainda marcar presença um sistema de recolha e identificação de amostras, o «ET dançante», um carro telecomandado alimentado a hidrogénio ou um dirigível teleguiado multifunções, projectos apresentados pela Escola Profissional Gustave Eiffel.

Vão ser também apresentados um motor de água solar, flutuadores laterais para pequenas embarcações de pesca, ratos para deficientes, concentradores rotativos de vento, lancis/valetas contínuas e coberturas amovíveis de trabalhos em valas profundas.

Marcam presença na Flavia Criativa seis escolas profissionais, o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade do Minho.

A organização sustenta que a Flávia Criativa «é muito mais do que uma exposição de inventos e criações», pois permite também a «troca de ideias e o contacto entre inventores e criativos e alunos das escolas da região, suscitando um espírito de curiosidade».

O evento incluiu a realização de conferências, nomeadamente sobre «Um Sonho feito realidade», por Xulio César González Alvarez, presidente do Centro Científico-Tecnológico de Investigação Aplicada.

Vai ainda realizar-se uma «Demonstração robótica» pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade do Minho (UM) e Centro de Computação Gráfica da UM.

O programa da Flávia Criativa inclui uma missa em memória de Júlio dos Santos Pereira e dos inventores falecidos.

As I jornadas de criatividade foram organizadas em 1990, para comemorar o espírito inventivo do mais idoso dos inventores de Portugal, Júlio dos Santos Pereira, sendo então instituído um prémio com o seu nome.

«Incentivar o espírito inovador e criativo como impulsionador do progresso social, económico e cultural e valorizar as manifestações superiores, do espírito humano» era o objectivo da iniciativa, que reuniu cerca de quarenta inventores portugueses, alguns deles já premiados com medalhas de ouro e prata.

Conhecido como o «Malhadeiras», Júlio dos Santos Pereira, que nasceu em Valpaços em 1903 e morreu em Outubro de 2003, era o sócio numero 23 da Associação Portuguesa de Criatividade e, também, o inventor mais idoso de Portugal.

A sua criatividade começou a revelar-se muito cedo, pois já aos 11 anos, com um pedaço de madeira e um canivete, construiu uma tarara (máquina para limpar o cereal) igual à do pai, que chegou mesmo a ser utilizada.

Em 1926 deu um importante contributo para a mecanização da agricultura portuguesa, ao ter concedido novas funções à malhadeira, designadamente a capacidade de limpar, pesar e ensacar o cereal.

O «Malhadeiras», em 1990, tinha registado sete patentes de inventos, tantos quantos filhos teve, construído mais de duas dúzias de protótipos e participado em vários certames nacionais e internacionais.



PARTILHAR:

Entre Tourém e o Couto Misto

Miradouro de Santa Bárbara