O ex-presidente da Câmara de Lisboa e ex-ministro das Obras Públicas Carmona Rodrigues, de 65 anos, é o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Chaves pela coligação PSD/CDS-PP às eleições autárquicas, foi hoje anunciado.

A coligação ‘Chaves Primeiro’, que já tinha anunciado Francisco Tavares como candidato à Câmara de Chaves, no distrito de Vila Real, divulgou através de um comunicado o candidato à Assembleia Municipal de Chaves nas eleições autárquicas que se realizam em 26 de setembro.

Na nota de imprensa, a coligação PSD/CDS-PP desta que António Pedro Nobre Carmona Rodrigues, nascido a 23 de junho de 1956 é natural de Lisboa e é filho de António Óscar Carmona Rodrigues, natural de Chaves.

Licenciado em Engenharia Civil, em 1978, especializou-se em engenharia hidráulica em Delft, Países Baixos, em 1982.

No percurso político, Carmona Rodrigues foi assessor do secretário de Estado do Ambiente e dos Recursos Naturais, de 1993 a 1995, no terceiro governo de Aníbal Cavaco Silva.

Em 2003 foi indicado para Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação do XV Governo Constitucional, substituindo nesse cargo Luís Valente de Oliveira.

“Embora não sendo militante do Partido Social-Democrata, foi o nome escolhido pelo partido para substituir Pedro Santana Lopes como presidente da Câmara de Lisboa, após a indigitação de Santana como primeiro-ministro, em 2004. Nas eleições autárquicas de 2005, Carmona Rodrigues garantiu ao PSD o melhor resultado de sempre em Lisboa”, pode ler-se.

“Voltou a candidatar-se, como independente, na lista 'Lisboa com Carmona', obtendo o segundo lugar com a eleição de três vereadores, atrás do Partido Socialista, e permanecendo como vereador até 2009”, destaca ainda a coligação ‘Chaves Primeiro’.

Na nota, a coligação aponta ainda que Carmona Rodrigues recebeu a Grande Condecoração de Honra em Prata da Condecoração de Honra por Serviços à República da Áustria e a Primeira Classe da Ordem da Estrela Branca da Estónia.

Francisco Tavares, que presidiu à Câmara de Valpaços, também no distrito de Vila Real, durante 28 anos, entre 1985 e 2013, é o candidato coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Chaves.

Francisco Batista Tavares, de 65 anos, engenheiro civil e licenciado em Direito, foi presidente da Câmara de Valpaços entre 1985 e 2013.

A Câmara de Chaves é atualmente, e desde 2017, liderada pelo socialista Nuno Vaz, que conquistou a autarquia após 16 anos de governação social-democrata.



PARTILHAR:

Hotel de 9 ME e 80 postos de trabalho anunciado para aldeia de Bragança

Cuidados na Comunidade polivalentes testam, vigiam e vacinam no Douro