O PSD e o CDS-PP voltam a coligar-se em Vinhais e a apostar em Carlos Almendra para liderar a candidatura que há quatro anos ficou a 1% do PS, que lidera o município do distrito de Bragança.

O candidato da coligação “Voltar a Acreditar Vinhais” disse hoje à Lusa que encara esta repetição na corrida autárquica como “natural, até pelo contexto das últimas eleições e do resultado eleitoral de há quatro anos”.

A coligação teve, em 2017, menos 73 votos que o presidente eleito, Luís Fernandes, que já anunciou também a recandidatura ao ato eleitoral marcado para 26 de setembro, concorrendo pela segunda vez pelo PS que está no poder há 28 anos.

O Jornal Expresso aponta este município como possível mudança, onde o recandidato do PSD/CDS-PP poderá inverter os 73 votos, contando também com a perda de cerca de 1036 eleitores desde 2017, passando o abaixo dos 10.000 perde também vereadores e orçamento.

“O PS está numa posição de uma divisão muito forte, existe uma fratura que não é interna, é exposta, e incube-nos a nós ser essa alternativa”, afirmou à Lusa o candidato do PSD/CDS-PP.

Com 43 anos, Carlos Almendra é um dos mais jovens candidatos na região e aponta como desafios, comuns ao interior do país, mas que considera mais agudos em Vinhais, a desertificação e o envelhecimento.

Fruto do despovoamento, o município transmontano está em risco de reduzir o executivo municipal de sete para cinco vereadores e, consequentemente, confrontar-se também com um corte nas transferências financeiras da administração central e nas remunerações dos eleitos locais.

Para o inspetor do Ministério da Economia que encabeça a coligação de direita, estes indicadores são “consequência de políticas erradas” em que “as lógicas de poder sobrepõem-se às do desenvolvimento”.

Carlos Almendra defende a criação de incentivos à iniciativa privada, à natalidade, assistência médica 24 horas por dia na sede de concelho, a construção da ligação a Espanha e fazer dos recursos naturais um atrativo turístico adicional.

Além de Carlos Almendra, assumiram-se já também como candidatos à Câmara de Vinhais o atual presidente Luís Fernandes, pelo PS, e Amândio Pereira, pela CDU.

O atual executivo municipal conta com quatro eleitos do PS e três da coligação PSD/CDS-PP.



PARTILHAR:

Prémios Vinduero-Vindouro 2021

Jorge Fidalgo (PSD) candidato a terceiro mandato na Câmara de Vimioso