O Canelas, da Liga 3, eliminou hoje o Desportivo de Chaves, da I Liga de futebol, da Taça de Portugal, ao vencer em casa a formação transmontana, por 5-3 no desempate nas grandes penalidades, após 0-0 após prolongamento.

A equipa de Vila Nova de Gaia converteu todas as cinco grandes penalidades enquanto o seu guarda-redes, João Matos, defendeu o castigo máximo apontado por Pedro Pinho.

O Desportivo de Chaves é a quarta equipa da I Liga a ser eliminada na terceira eliminatória da Taça de Portugal, depois de Farense, Moreirense e Rio Ave terem sido afastados por Länk Vilaverdense (II Liga), Paredes (Campeonato de Portugal) e Torreense (II Liga), respetivamente.

Canelas segura nulo e ‘despacha’ Desportivo de Chaves nos penáltis

O Canelas 2010, da Liga 3 de futebol, eliminou, hoje, da Taça de Portugal, o Desportivo de Chaves, vencendo, por 5-3, no desempate por grandes penalidades, depois de um nulo que prevaleceu até ao final do prolongamento.

Na partida da terceira eliminatória da competição, a formação de Vila de Nova de Gaia, que até teve as melhores chances na etapa inicial, fez da solidez defensiva o seu maior triunfo, perante um conjunto flaviense que teve pouca inspiração no ataque.

A equipa transmontana, da I Liga, foi, pela quarta época consecutiva, eliminada nesta fase inicial da Taça de Portugal, tendo, curiosamente, sido afastada da prova pelo segundo ano seguido por uma equipa de Vila Nova de Gaia, depois de ter sido superada, em 2022/23, pelo Valadares.

O primeiro tempo não refletiu a diferença de três escalões entre ambos conjuntos, numa partida globalmente equilibrada, em que os flavienses até forçaram o primeiro remate perigoso, por Benny, aos 3 minutos, mas que não assustou os locais.

A equipa de Vila Nova de Gaia revelou-se mais ameaçadora nas saídas para o contra-ataque, dispondo, aos 21 minutos, da melhor chance da etapa inicial, por Alex Tanque, num lance em que o brasileiro tentou um ‘chapéu’ ao guarda-redes Rodrigo Moura, mas falhou o alvo por pouco.

Os flavienses até tinham mais posse de bola, mas iam pecando na definição final, e só depois da meia hora voltaram a ter nova oportunidade digna de registo, num remate de Leandro Sanca, por cima.

O Canelas não se intimidou e até ao intervalo voltou a apostar nos contragolpes, com Alex Tanque em destaque num par de remates que Rodrigo Moura susteve, mantendo o nulo ao intervalo.

No segundo tempo, a qualidade do futebol praticado caiu abruptamente, com o Canelas a ser bem menos ousado nas saídas para contra-ataque, apostando na solidez defensiva que criou muitas dificuldades aos transmontanos.

A equipa de Chaves foi reforçando a frente de ataque, mas as dificuldades em articular jogadas perigosas eram evidentes, fazendo com que o adversário fosse controlando as investidas.

Já nos descontos, o avançado dos flavienses Hector Hernández ainda chegou a introduzir a bola na baliza do Canelas, mas o lance foi invalidado por domínio irregular do espanhol, fazendo o 0-0 prevalecer e forçar um prolongamento.

Nesse tempo extra, o conjunto da Liga 3 fechou-se bem, perante um Chaves que ainda ameaçou quebrar o nulo, com alguns remates, mas sem a melhor direção, que mandou todas decisões para as grandes penalidades.

Aí, o guarda-redes do Canelas, João Matos, esteve em destaque defendendo uma grande penalidade, cobrada por Pedro Pinho, numa intervenção decisiva para equipa conservar a vantagem, que culminou num 5-3.


Jogo no Estádio de Canelas, em Vila Nova de Gaia.

Canelas 2010 – Desportivo de Chaves, 0-0 após prolongamento, 5-3 no desempate por grandes penalidades.

Ao intervalo: 0-0.

No final do tempo regulamentar: 0-0.

No final da primeira parte do prolongamento: 0-0.

Marcadores no desempate por grandes penalidades:

1-0, Francisco Ribeiro

1-1, Steven Vitória.

2-1, Vítor Bastos.

2-1, Pedro Pinho (defesa do guarda-redes)

3-1, Doukouré.

3-2, João Correia.

4-2, Emanuel Oliveira.

4-3, Bruno Langa.

5-3, Agostinho Carvalho.

Equipas:

- Canelas:

João Matos, Vítor Basto, Agostinho Carvalho, Emanuel Oliveira, Luís Simão (Doukouré, 67), Samu (Lourenço, 90+1), Luan Sérgio (Jorge Silva, 105) Gonçalo Lixa (João Soares, 112), Gabriel Tigrão, Francisco Sousa (David Santos, 67) e Alex Tanque (Francisco Ribeiro, 90).

(Suplentes: Bruno Miguel, Doukouré, Francisco Ribeiro, Daniel, David Santos, Jorge Silva, João Soares, Rodrigo Leite e Lourenço).

Treinador: Pedro Lomba.

- Desportivo de Chaves:

Rodrigo Moura, Bruno Rodrigues (Bruno Langa, 60), Steven Vitória, João Queirós, Carraça (João Correia, 83), João Pedro (Guima, 83), Pedro Pinho, Sandro Cruz, Benny (Jó Batista, 72), Hector Hernández (Rodrigo Melro, 109) e Leandro Sanca (Paulo Vítor, 60).



Taça de Portugal / Canelas 2010 – Desportivo de Chaves (declarações)


Canelas, Vila Nova de Gaia, Porto, 22 out 2023 (Lusa) – Declarações dos treinadores do Canelas 2010, Pedro Lomba, e do Desportivo de Chaves, Moreno, Teixeira, no final do jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, que os gaienses venceram, por 5-3, no desempate por grandes penalidades:


- Pedro Lomba (Treinador do Canelas 2010):

“Conhecíamos bem a equipa que defrontámos e também as ideias do treinador e isso tornou a nossa estratégia menos complexa.

O Chaves tem uma equipa padrão que nos permitiu preparar o jogo para tentarmos 'fazer Taça', mas, sobretudo, desfrutar deste momento com muita união. Os grandes obreiros são os jogadores,

Na segunda parte tentámos manter boa toada que tivemos na etapa inicial, mas o Chaves complicou-nos ao alargar os médios, e nós quebrámos fisicamente.

Restou-nos estar estáveis e fomos trabalhando com solidariedade, porque não tínhamos nada a perder, a pressão estava do outro lado.

No prolongamento percebemos que ia ser difícil chegar ao último terço, mas restava-nos manter a coesão. Até essa fase nunca falámos nos penáltis e só quando chegou esse momento lhes disse para não terem medo.

Espero que esta vitória represente o acreditar da nossa ideia de jogo e solidariedade do grupo. Hoje fomos felizes, queremos desfrutar, mas o nosso foco é o campeonato.

Na próxima fase prefiro uma equipa acessível, do nosso nível para continuarmos na Taça, mas se vier um ‘grande’ também vamos desfrutar”.



- Moreno Teixeira (treinador Desportivo de Chaves):

“É um balanço negativo, porque queríamos muito passar esta eliminatória, mesmo sabendo das dificuldades de competir frente a equipas da Liga 3.

As condições do relvado não foram as melhores e também sentimos dificuldades com o registo de jogo do Canelas, que foi quebrando o ritmo.

Mas não nos podemos desculpar com isso, tínhamos obrigação de fazer mais e só nos resta dar os parabéns ao Canelas, não porque foram melhores do que nos, mas porque passaram a eliminatória.

Tivemos alguma superioridade, mas com pouco qualidade. Tínhamos obrigação de fazer mais e são derrotas destas que podem deixar marcas. Temos de trabalhar em cima dos erros e tirar algumas coisas positivas.

Responsabilidade total nossa, por não termos passado a eliminatória. Estou desiludido por termos sido afastados, mas não tenho nada a apontar ao comportamento dos atletas.

Precisamos de melhorar muitas coisas porque o que fizemos hoje foi curto, mas não quero criar ansiedade ou desconfiança com esta derrota".

(Suplentes: Hugo Sousa, Bruno Langa, Paulo Vítor, Guima, Kelechi, Hélder Amorim, João Correia, Rodrigo Melro e Jô Batista).

Treinador: Moreno Teixeira.

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Rodrigues (33), Leandro Sanca (37), Luís Simão (46), Francisco Ribeiro (90+2), Bruno Langa (90+2), Gabriel Tigrão (90+5), Agostinho Carvalho (90+7), Vítor Bastos (98) e Doukouré (105+1)

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.



PARTILHAR:

Homem ficou com 60% do corpo queimado após ter sido regado com gasolina

Montenegro fala em “grande confusão” sobre nova agência que substitui SEF