As provas de Jet Sky de Mirandela, a contar para o Campeonato Europeu e Taça do Mundo da modalidade, constituem já uma tradição fortemente afirmada em todo o Nordeste Transmontano e no país. Trata-se de uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Jet Sky (FPJS) e da Câmara Municipal de Mirandela.

A menos de um mês do início deste grande acontecimento desportivo, Henrique Pedro, Vereador do Pelouro do Desporto e Cultura fala-nos da sua organização, da importância do mesmo no contexto regional e internacional e da sua afluência.

O Comércio do Porto - Estão já confirmadas as datas para a realização das provas de Jet Sky em Mirandela? Quais os países representados?

Henrique Pedro - Sim, este ano as provas de Jet Sky irão realizar-se de 16 a 24 de Julho. Tivemos a informação do presidente da FPJS, responsável pelos contactos exteriores, que este ano haverá uma participação estrangeira muito maior, tanto de equipas como nações. Estarão representados austríacos, marroquinos, israelitas, franceses, nórdicos, brasileiros e uma participação muito forte de americanos.

CP - Quais são os benefícios que esta realização trás a Mirandela?

HP - Mirandela já é considerada a Capital Europeia e Mundial do Jet Sky e, pela sua força, trás a Trás-os-Montes um número muito alargado de turistas de muito diversas proveniências. O decurso do campeonato é uma oportunidade excelente para a cidade se mostrar ao mundo. A prova, cuja natureza é essencialmente desportiva, constitui também um acontecimento comercial e cultural de grande destaque.

Uma vez mais vamos fazer uma mostra promocional dos produtos regionais e, naturalmente, esta terá uma vertente tradicional afirmada nos vários cantos do mundo. Como complemento, no ano passado realizámos uma ópera - Carmina Burana, à qual assistiram mais de 3000 pessoas e se saldou num êxito espectacular.

Resolvemos injectar neste grande acontecimento desportivo de índole internacional, espectáculos culturais de alto nível e que, à partida, nos trarão grande êxito junto das populações. Este ano manteremos a estrutura, uma vez que, para além de um evento desportivo, os campeonatos de Jet Sky constituem na realidade acontecimentos turísticos, comerciais e culturais de grande nível numa região desprotegida como é o interior transmontano.

CP - Quantas pessoas estão previstas durante essa semana em Mirandela?

HP - O Jet Sky trás à cidade cerca de 100 mil pessoas durante a semana das provas. Claro que os dias mais relevantes são de 22 a 24, porque têm lugar o Campeonato da Europa e a Taça do Mundo. Nestes dias haverá transmissão directa em 14 canais televisivos, nacionais e estrangeiros, que estarão cá a registar o acontecimento e a informar o mundo.

CP - A Câmara Municipal terá com certeza muitas despesas, apesar dos patrocínios. Qual é o investimento previsto da vossa parte para este evento?

HP - De facto. A Câmara assume determinados custos e tem em conta as contrapartidas inerentes à projecção da região e ao aumento das perspectivas comerciais que se faz sentir. Apesar de termos bastantes patrocínios, a Câmara gasta cerca de 100.000 euros, com proveitos directos para a comunidade em geral, pois direccionamos este orçamento para apoios ao comércio tradicional e para a promoção turística, dos produtos regionais e da nossa cultura. O programa está a ser ultimado e, como sempre, obedecerá às linhas tradicionais. As provas desportivas têm um calendário muito rigoroso, pois trata-se de um desporto com algum grau de perigosidade. Vamos ter medidas de segurança excepcionais e que obedecem aos regulamentos mais exigentes da Fundação Mundial de Jet Sky e dos desportos náuticos.

CP - Ao nível das estruturas hoteleiras e de alojamento, Mirandela tem capacidade para receber tantos visitantes?

HP - Lamentavelmente, Mirandela já não tem capacidade hoteleira para um acontecimento desta envergadura. Trata-se de um evento que granjeia popularidades e adesões em todo o mundo. E este défice de alojamento que agora se verifica, é também resultado do grande esforço que a Câmara Municipal faz com a promoção da terra, em realizações de grande nível. Temos algumas perspectivas para o aparecimento de novos empreendimentos hoteleiros no concelho, uma resposta da iniciativa privada atenta a esta realidade.



PARTILHAR:

informações sobre prazos

Azibo distinguido com Bandeira Azul