Um grupo de rádios dos distritos de Bragança e Vila Real anunciou hoje que vai repetir nas legislativas o boicote à campanha eleitoral que já tinha feito nas Europeias em protesto contra a exclusão dos tempos de antena.

O grupo produz de segunda a sexta-feira duas vezes por dia um noticiário em conjunto na denominada Cadeia de Informação Regional na qual não irão acompanhar ou divulgar a campanha eleitoral para as Legislativas de 06 de outubro.

O mesmo protesto ocorreu nas últimas eleições Europeias e, como as reivindicações não foram ouvidas, as emissoras decidiram avançar para novo boicote, como explicou o porta-voz, Fernando Sérgio.

“A Lei da rádio, que permite, por exemplo, a atribuição de Tempos de Antena, naturalmente pagos, a rádios temáticas musicais, que não tem qualquer custo na cobertura jornalística deste ou qualquer outro ato eleitoral, por simplesmente não fazerem esse trabalho, deixa de fora as rádios locais generalistas, estas sim obrigadas a empenhar os seus já débeis meios e recursos ao serviço da democracia, sem obterem para isso qualquer receita proveniente dos referidos Tempos de Antena”, justificou.

De acordo com o porta-voz, já fizeram chegar esta e outras questões e preocupações junto de “todas as forças políticas”, mas “nenhum dos pontos do caderno reivindicativo para o setor foi considerado”.

Além da exclusão dos tempos de antena pagos, estas rádios locais “continuam frontalmente contra as leis da cópia privada sobre os direitos de autor e conexos que querem impor (o pagamento de) um valor de cinco por cento da faturação” das emissoras.

“São leis da transparência, aparentemente feitas com o objetivo de regular grandes grupos económicos, mas onde são também incluídas as microempresas, com exigências burocráticas incomportáveis, que têm apenas o propósito, na nossa ótica, de esmagar as rádios locais”, considerou.



PARTILHAR:

Resultados já revelam efeitos das políticas em prol do interior

Bragança continua a perder população mantém três deputados