A circulação estava hoje à noite normalizada no IP4 depois de durante mais de duas horas centenas de viaturas terem entupido o principal itinerário transmontano em protesto contra o encerramento da maternidade de Mirandela.

Segundo fonte autárquica ligada à organização da iniciativa, os mais de dois mil automóveis, camiões motos, ambulâncias e autocarros desmobilizaram por volta das 21:00, mais de duas horas depois do início do chamado \"passeio maternal\" que se transformou num bloqueio do IP4.

As viaturas fizeram uma espécie de círculo que entupiu a cidade e o IP4, entre os dois nós junto a Mirandela.

O protesto condicionou o tráfego nos dois sentidos da via rápida que liga o Porto à fronteira, em Bragança.

A iniciativa foi convocada pela assembleia municipal de Mirandela, que inicialmente pretendia realizar uma marcha lenta no IP4.

A GNR não autorizou o protesto por se tratar de uma estrada transnacional, por a iniciativa implicar condicionamento do trânsito e por não existirem vias alternativas para os automobilistas que se deslocam neste itinerário, sobretudo o tráfego internacional.

Os promotores contornaram o parecer da força de segurança, substituindo a marcha lenta por um \"passeio maternal\", que acabou por transformar-se num bloqueio do IP4, sem intervenção visível das forças policiais no sentido de impedirem o protesto.

O encerramento da maternidade de Mirandela está previsto para 11 de Setembro, mas será alvo de providências cautelares por parte de vários municípios da região no Tribunal Administrativo local.

A primeira providência cautelar deverá ser apresentada quinta- feira pela Câmara de Mirandela e terá efeitos suspensivos, pelo que a maternidade não deverá encerrar na data prevista.



PARTILHAR:

«Esperança que se faça justiça»

«Sem contrariar a Lei»