O campeão Benfica ascendeu hoje, provisoriamente, à liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves por 1-0, em encontro da 27.ª jornada.

João Neves, aos 68 minutos, selou a vitória dos ‘encarnados’, que falharam dois penáltis, primeiro por Di María, aos 26, e depois por Arthur Cabral, em dose dupla, aos 63 e 66, já que o primeiro foi repetido por invasão da área de um defesa.

A formação de Roger Schmidt, que vai a Alvalade na próxima ronda, conta 67 pontos, mais dois do que o Sporting, que tem menos dois jogos, um deles o que cumpre ainda hoje no reduto do Estrela da Amadora, enquanto o Desportivo de Chaves manteve-se com 19.


Três grandes penalidades desperdiçadas depois... João Neves virou herói do Benfica e Hugo Souza do Chaves 


I Liga/ Benfica – Desportivo de Chaves

(ficha)

O Benfica venceu hoje o Desportivo de Chaves por 1-0, em jogo da 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Lisboa.

Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.

Benfica – Desportivo de Chaves, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, João Neves, 68 minutos.

Equipas:

- Benfica: Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María (João Mário, 82), Rafa, David Neres (Kökçü, 82) e Arthur Cabral (Marcos Leonardo, 73).

(Suplentes: Samuel Soares, Álvaro Carreras, Morato, Kökçü, Juan Bernat, Tengstedt, João Mário, Rollheiser e Marcos Leonardo).

Treinador: Roger Schmidt.

- Desportivo de Chaves: Hugo Souza, Carraça, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Júnior Pius, Dário Essugo (Sanca, 72), Rúben Ribeiro (Pedro Pinho, 72), Guima (Jô Baptista, 81), Raphael Guzzo (Morim, 72), Benny (Paulo Victor, 81) e Héctor Hernández.

(Suplentes: Rodrigo Moura, Habib Sylla, Paulo Víctor, Sanca, Pedro Pinho, Steven Vitória, Kelechi, Morim e Jô Batista).

Treinador: Moreno.

Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Júnior Pius (25), Hugo Sousa (31), Héctor Hernández (45), Otamendi (45+3), Rúben Ribeiro (56), Guima (62), Benny (64), Raphael Guzzo (65) e Vasco Fernandes (90+3).

Assistência: 55.351 espetadores.


COMENTÁRIO:

João Neves salva Benfica depois de três penáltis desperdiçados

 O Benfica desperdiçou hoje três grandes penalidades, mas logrou o triunfo na receção ao Desportivo de Chaves, por 1-0, com um golo ‘salvador’ de João Neves, na 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O jovem médio apontou o único tento aos 68 minutos, depois de o guarda-redes Hugo Sousa parar os penáltis de Di María, aos 26, e Arthur Cabral, aos 63 e 66, o segundo em repetição, depois um jogador flaviense invadir a área antes do remate do brasileiro.

Com o triunfo, o Benfica segue provisoriamente na frente, com 67 pontos, contra 65 do Sporting, que tem menos dois jogos disputados, enquanto os flavienses são últimos, com 19.

Tomás Araújo, David Neres e Arthur Cabral foram as novidades no ‘onze’ do Benfica, para os lugares do castigado António Silva, João Mário e Marcos Leonardo, respetivamente, ao passo que o Desportivo de Chaves manteve a estrutura da derradeira jornada da I Liga.

Os ‘encarnados’ assumiram totalmente o controlo da partida desde o apito inicial, perante um Desportivo de Chaves em bloco baixo e que apenas ia permitindo ameaças em lances de bola parada, o primeiro num livre direto de Di María, aos cinco minutos.

O guarda-redes brasileiro Hugo Souza esticou-se para parar esse remate e, aos 12 e 39 minutos, viu Florentino cabecear com muito perigo, mas a falhar o alvo, após cantos apontados pela direita, em duas tentativas intercaladas por uma grande penalidade desperdiçada.

Nas alturas, Júnior Pius deu uma cotovelada a Bah no interior da grande área e, com o recurso ao videoárbitro, Hélder Malheiro atribuiu o penálti ao Benfica. No entanto, aos 26 minutos, Di María fez um autêntico passe para Hugo Souza, que só teve de adivinhar o lado.

Com vontade de se redimir de imediato ao penálti fraco e muito denunciado, Di María recebeu um passe longo, aos 30 minutos, tirou um defesa do caminho e, com um desvio, atirou à malha lateral, procurando na sequência um canto olímpico, quase com sucesso.

A turma flaviense apenas chegou uma vez com algum perigo à área benfiquista, mas o cabeceamento de Júnior Pius saiu por cima, com a segunda parte a ser de novo jogada na metade atacante do Benfica, que, num lance de insistência, viu Bah atirar por cima.

Perante várias oportunidades, as ‘águias’ pareciam enguiçadas, e prova disso foi o que sucedeu entre os 60 e 65 minutos: uma falta sobre Di María, em cima da linha da área, originou um novo castigo máximo para o Benfica, que desta vez Arthur Cabral assumiu.

Hugo Souza voltou a adivinhar o lado e a defender, mas os futebolistas transmontanos invadiram a área antes do remate, o que levou à repetição do penálti, mas, como diz o ditado, ‘não há duas sem três’ e, em réplica exata, Hugo Souza ‘agigantou-se’ de novo.

O desespero tomou conta das bancadas do Estádio da Luz, mas João Neves quebrou o enguiço na jogada posterior, aos 68 minutos, ao desviar de cabeça - e de costas para a baliza - o livre de Di María, no qual desta vez o guarda-redes nada pôde fazer graças à colocação.

Depois dos penáltis falhados, Arthur Cabral e Di María saíram aplaudidos, ao contrário de Kökçü, que entrou sob assobios, numa reta final em que Jô Batista quase ‘gelou’ a Luz, aos 82 minutos, e Marcos Leonardo, aos 84 e 90+6, ameaçou o 2-0.

Hugo Souza foi  o grande herói do Chaves


Declarações:




Moreno: "Têm existido decisões contra nós Chaves, e não só de hoje"

Moreno, treinador do Desp. Chaves, analisou a derrota da sua equipa no Estádio da Luz (1-0).

“Têm existido decisões contra nós Chaves, e não só de hoje, mas de vários jogos, que me têm deixado a sentir pequenino. Desculpem partilhar isto convosco", disse.

"Acho que não é justo, o Chaves é um clube sério, de gente boa, que vai lutar muito para ficar na I Liga, mas têm acontecido várias coisas ao longo de várias jornadas que não conseguimos controlar e que nos têm tirado força com o desenrolar do jogo. É um bocado este o desabafo, mas é o sentimento que tenho do jogo", finalizou.

Hugo Sousa, guardião do Chaves que parou três grandes penalidades na Luz, analisou o embate frente aos encarnados.

"Fizemos um grande jogo, é muito difícil jogar na Luz. Sabíamos que dificuldades encontraríamos diante do Benfica. Ganharam, por 1-0, mas fico feliz por defender os [três] penáltis. Há que continuar a trabalhar, para tentar sair desta situação. Para mim, esta noite foi de sonho. João Neves é um grande jogador, fez o golo da vitória, mas perder assim custa", disse.

As grandes penalidades defendidas: "Estudei os penáltis, fiz o meu melhor e deu certo."

Desportivo de Chaves no último lugar da tabela: "Vamos continuar a trabalhar, até à última jornada. Estes jogos mostram a qualidade da nossa equipa. Vamos trabalhar para conseguir os pontos necessários para deixar esta posição da tabela."


Roger Schmidt: "Foi precisa muita paciência, mas conseguimos a vitória"

Roger Schmidt, treinador do Benfica, após o triunfo sobre o Desp. Chaves (1-0), à flash interview da BTV.

"Foi um jogo bastante especial, mas também vencemos para dedicar o resultado ao presidente. Fizemos muito por vencer, mas falhamos os penáltis. Houve aspetos negativos, mas vencemos e conseguimos os três pontos. Foi precisa muita paciência, mas conseguimos a vitória."

"Apresentamos um bom onze, fizemos muitas coisas bem, mas falhamos nos últimos 20 metros, nas decisões e no posicionamento. Foi um jogo ímpar, com muitas oportunidades desperdiçadas."

"Estamos na parte final da época. Conseguimos mais uma partida sem sofrer golos. Defendemos muito bem. Temos de continuar a melhorar, mas é claro que podemos fazer mais golos em menos oportunidades."

João Neves analisou o triunfo frente ao Chaves no estádio da Luz. O médio foi o autor do único golo da partida.

"Foi uma vitória justa numa fase da época em que regressamos das seleções."

"Jogo de Paciência? É uma equipa muito compacta, tínhamos de ter paciência, criámos muitas oportunidades, mas só concretizámos uma. Vamos trabalhar mais nessa parte. O jogo foi muito bem conseguido pela equipa."

"Jogo de cabeça é um dos seus Tento ser um jogador completo. Podia ser eu a marcar ou qualquer outro. É para isso que estamos lá."

Benfica vence Desportivo de Chaves pela margem mínima


PARTILHAR:

Encontro pela Justiça Climática em Boticas para apoiar luta contra a mina

CTM Mirandela revalida Taça de Portugal feminina de ténis de mesa