O presidente do Turismo do Porto e Norte fez hoje no Dubai um balanço positivo da presença dos Pauliteiros de Miranda e do barro de Bisalhães na Expo Dubai, devido ao elevado potencial crescimento turístico do Médio Oriente.

Em declarações à agência Lusa, Luís Pedro Martins disse que a presença destes dois embaixadores da sub-região turística de  Trás-os-Montes na Expo Dubai [Pauliteiros de Miranda e barro de Bisalhães] foram dois momentos muitos felizes para divulgação do Turismo do Porto e Norte.

“O estar neste palco, que é o maior evento mundial pós-pandemia, é de um enorme significado para uma região [Porto e Norte} que se quer continuar a promover no mundo. E quisemos fazê-lo, mostrando aquilo que de melhor temos, nomeadamente, ao nível do nosso património cultural, assente nos Patrimónios Mundiais da Humanidade”, justificou o responsável.

De acordo com Luís Pedro Martins, o barro de Bisalhães [Património Imaterial da Humanidade] fez a ponte entre a tradição e a modernidade juntando a esta experiência a gastronomia com o Chef Michelin Vítor Matos, em parceria com o município de Vila Real. Já no lado cultural em parceria com o município de Miranda do Douro vieram os tão "famosos” Pauliteiros de Miranda.

Desde 2018 que os Pauliteiros de Miranda iniciaram um processo para a sua classificação como Património Imaterial da Humanidade que ainda tem várias etapas pela frente para ser reconhecido.

“Quanto aos Pauliteiros de Miranda, pretendemos (...) que a sua participação na Expo Dubai fosse um forte contributo para o processo de candidatura a Património Imaterial da Humanidade que está a decorrer ”, frisou o presidente do Turismo do Porto e Norte.

A participação dos Pauliteiros na Expo Dubai foi testemunhada por diversas personalidades nacionais e internacionais como o secretário de Estado da Internacionalização, o presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte(CCDR-N), o embaixador de Portugal no Dubai, jornalistas portugueses e do médio oriente.

Luís Pedro Martins acredita que haverá “retorno turístico” não só a nível nacional como também internacional porque os turistas acreditam que o Porto e Norte é “uma região que está viva e que se conseguiu apresentar neste palco do mundo como é a Expo Dubai".

“Todos os estudos indicam que o mercado do médio oriente será o que mais vai crescer em termos turísticos nos próximos anos e que em 2030 se poderá apresentar como o maior mercado turístico a nível mundial”, afirmou.

O Turismo do Porto e Norte preparou um novo produto turístico para que em dezembro possa representar Portugal na Expo Dubai, como é o caso da filigrana de Gondomar, no distrito do Porto.

 Luís Pedro Martins afirmou que há um desafio enorme pela frente para que o Porto e Norte volte a captar o  número de turistas de 2019 que era de seis milhões de turistas e 11 milhões de dormidas.

“Acreditamos que é possível alcançar estes números. Mas só será possível se fizermos este trabalho articulado entre várias entidades como a CCDR-N, porque há o desafio de voltar a ter assegurada a conectividade aérea com o Porto que havia em 2019. É um fator crítico de sucesso. Se não conseguirmos voltar às ligações que tínhamos antes da pandemia, será difícil atingir os números apontados. Para isso acontecer, terá de se trabalhar em equipa ”, lembrou.

A Expo 2020 Dubai conta com a participação de 192 países e é a primeira a decorrer no Médio Oriente entre 01 de outubro e 31 de março e tida como “o grande evento à escala mundial depois da pandemia”.



PARTILHAR:

Aluna de Vila Real conquista medalha de bronze nas Olimpíadas de Matemática

Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro esteve na Fira d’Andorra la Vella